Afinal, qual é o papel do gestor da frota em termos de segurança?

Afinal, qual é o papel do gestor da frota em termos de segurança?

O papel do gestor da frota é crucial para o desempenho de uma empresa com operações logísticas, de transporte, entrega ou que funcione com o apoio de veículos. E executar bem essa função começa por priorizar a segurança da frota.

Neste artigo, entenda o papel do gestor da frota em termos de segurança. Continue a leitura!

O que faz o gestor da frota?

As funções e responsabilidades de um gestor de frota podem variar de acordo com o setor e o tamanho da operação.

Entretanto, de modo geral, esse profissional é responsável por administrar os veículos (próprios e/ou terceirizados), os motoristas e os processos que envolvem a frota da empresa.

Assim, suas atividades envolvem todos os aspectos da frota de um negócio. Em outras palavras, elas incluem desde a contratação e gestão dos motoristas até o planejamento de rotas, a gestão do ciclo de vida dos seus veículos e o acompanhamento de KPIs (em português, Indicadores-Chave de Desempenho).

Logo, o papel do gestor de frota é gerir os ativos e as operações da frota do início ao fim.

O que é segurança da frota?

A segurança da frota é um dos pilares da gestão de frota, sendo uma prioridade para o gestor da área. Afinal, ela se refere aos programas e às ações que garantem a integridade dos condutores, das pessoas no trânsito, dos veículos e das cargas.

Ela também envolve as iniciativas preventivas cujos objetivos são:

  • reduzir e controlar os riscos da operação;
  • promover a direção defensiva e segura;
  • atender às regulamentações e à legislação vigente.

Qual é o papel do gestor da frota em termos de segurança?

Embora o papel do gestor de frota seja bastante abrangente, a sua base envolve o pilar da segurança. É sua função administrar e analisar as operações, a fim de melhorar os processos e a performance.

Assim, cabe a esse profissional estabelecer e aplicar métodos, políticas e tecnologias para aumentar a segurança, reduzir riscos e tornar a operação ais protegida. Para tanto, suas atribuições são:

  • escolher os veículos adequados para a frota da empresa;
  • preparar o cronograma de manutenção veicular e garantir seu cumprimento;
  • conduzir atividades relacionadas a registro, licenciamento e conformidade;
  • realizar a gestão de riscos da frota;
  • planejar e otimizar a roteirização;
  • gerenciar a contratação, o treinamento e o acompanhamento dos motoristas da frota;
  • criar políticas e programas de segurança de frota;
  • garantir que as melhores práticas de direção defensiva sejam aplicadas pela equipe;
  • estabelecer procedimentos situacionais para possíveis cenários que envolvam riscos de segurança.

Como o gestor da frota pode vencer os desafios de segurança da operação?

A gestão de frotas é um trabalho que exige muito. Isso porque há desafios de segurança relacionados aos veículos da frota e a práticas e comportamentos da equipe.

A boa notícia é que o gestor de frota pode contar com iniciativas e tecnologias capazes de ajudá-lo nisso. Veja, abaixo, como adotá-las.

Utilize um software de gestão de frota

O software de gerenciamento de frota maximiza a visibilidade da integridade e do uso dos ativos, permitindo monitorar a segurança de forma abrangente. Essa ferramenta ajuda também o gestor a perceber gargalos e pontos de melhoria para diferentes aspectos da segurança da frota.

Além disso, possibilita manter o controle das tarefas de manutenção, garantindo que os veículos estejam em condições de operar com eficiência e segurança.

Faça da segurança um valor da organização

Cabe ao gestor da frota estimular uma cultura de segurança. A melhor forma de fazer isso é colocar esse valor organizacional em prática mediante a tomada de decisões que tenham como base a segurança da frota.

Para tanto, tenha e aplique políticas de segurança no dia a dia. Compartilhe-as com as equipes e incentive um comportamento de condução mais seguro nas vias.

Utilize tecnologias de telemetria veicular

A telemetria veicular funciona como uma espécie de canivete suíço, já que oferece diferentes ferramentas e possibilidades para o gestor aperfeiçoar a segurança da frota.

Com essa tecnologia, é possível acessar dados em tempo real sobre o status do veículo, sua localização e o comportamento do condutor.

Dessa forma, a partir do monitoramento de comportamentos inseguros, como excesso de velocidade, uso constante de marcha lenta e frenagens bruscas, é possível evitar suas consequências e identificar os pontos que precisam ser tratados com atenção nos feedbacks e treinamentos da equipe.

Além disso, combinar a telemetria com o uso de câmeras veiculares permite que o trabalho do gestor da frota ganhe agilidade e eficiência em termos de segurança. Isso porque também é possível identificar riscos na condução em tempo real.

Avalie a terceirização parcial ou total da frota

Manter uma frota 100% própria gera custos altos e desafios adicionais para que o gestor da frota exerça seu papel com segurança e eficiência.

Afinal, questões como manter o dimensionamento ideal, renovar com regularidade a frota e contar com veículos e tecnologias modernas tornam-se mais complexas e até morosas nesse modelo.

Com a terceirização, ele ganha flexibilidade e agilidade nessas atividades. Assim, fica mais fácil, por exemplo, garantir que a empresa tenha o tipo e o número adequado de veículos para operar de forma segura.

Por fim, vale destacar o seu acesso à expertise do parceiro e às melhores práticas do mercado, incluindo o uso de novas tecnologias.

O conteúdo foi útil para você? Então, descubra se a terceirização exclui o gestor de frotas

Fechar Menu