Como aplicar a roteirização de frotas ao seu favor?

Como aplicar a roteirização de frotas ao seu favor?

A roteirização de frotas é uma parte essencial da administração de um negócio de sucesso que utiliza um grande número de veículos. Hoje, o roteamento evoluiu para uma função sofisticada que abrange todos os aspectos, desde operação, segurança e atendimento ao cliente até o resultado final.

Em um cenário de aumento dos preços dos combustíveis, a roteirização de frotas provou ser uma das iniciativas mais importantes no gerenciamento de veículos. Ela pode aumentar significativamente a eficiência e a produtividade da frota, reduzindo simultaneamente os seus custos.

Para ajudá-lo nessa tarefa, a seguir artigo, apresentamos algumas razões pelas quais a roteirização de frotas é essencial para o sucesso do seu negócio, além de dicas de como aplicar essa prática na sua empresa. Acompanhe.

A roteirização de frotas como estratégia de negócios

Não faz muito tempo, os motoristas de frotas trabalhavam com mapas em papel, com instruções manuscritas, além de usar a própria memória, para encontrar a melhor rota possível dos destinos desejados.

No entanto, com a introdução de soluções avançadas de tecnologia e gerenciamento, as empresas com grandes frotas reconheceram a importância da otimização de rotas para melhorar a eficiência geral do negócio.

Com a integração do roteamento com os sistemas de gerenciamento de frota, os motoristas, agora, seguem rotas pré-programadas. No final do dia, os gerentes podem observar se o motorista seguiu a rota fornecida e usar isso como um indicador da produtividade individual.

Os benefícios do roteamento

Com os avanços da tecnologia, o roteamento se tornou mais tridimensional e dinâmico. Com os softwares de roteirização, gerentes podem ver onde há zonas escolares, construção de estradas e atrasos de tráfego ao longo de roteiros planejados e, em seguida, ajustar o trajeto para uma navegação mais rápida e tempo de viagem reduzido.

O avanço na otimização de rotas pode reduzir drasticamente o uso de combustível, o desgaste do veículo e o risco de exposição a acidentes, ou mesmo furtos e roubos. É possível, ainda, utilizar esses dados de roteamento com informações de abastecimento para obter a rota ideal e as opções de postos de combustível mais vantajosos.

Os sistemas de roteirização de frotas consideram os custos operacionais, as ordens de serviço, as configurações de trabalho, bem como os requisitos especiais do veículo e do motorista. Essas soluções informatizadas estão, agora, disponíveis para frotas de todos os tamanhos a um preço bastante acessível.

Implementando a roteirização de frotas

Muitas organizações desenvolveram seu próprio sistema de cálculo de rotas ao longo dos anos, com base em suas necessidades. Entretanto, criar milhares de rotas, uma por uma, é uma tarefa complexa, especialmente quando elas mudam ao longo do tempo.

Assim, para que os gerentes integrem seu cálculo de roteamento e façam bom uso de outros recursos de gerenciamento de frota, existem vários sistemas disponíveis no mercado.

Em uma solução típica, é possível administrar veículos, motoristas, zonas e rotas em apenas um sistema, que seleciona automaticamente a definição de caminho. O gestor da frota pode, então, visualizar as alternativas, despachar os roteiros e executar relatórios diferentes sobre essas rotas.

Isso significa que a movimentação de veículos, para diferentes destinos, pode ser combinada em rotas de distribuição eficientes para melhorar o desempenho de toda a sua frota.

Dessa forma, é possível economizar em despesas operacionais, como custos de equipamento, mão de obra e combustível, além de impulsionar a necessidade de otimizar operações para aumentar a eficiência, reduzindo o número de rotas, horas de trabalho e quilometragem por meio da tecnologia de roteirização de frotas.

E então, gostou de nossas dicas? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo para receber mais informações sobre gestão de frotas e até a próxima!

Fechar Menu