As principais tendências de gestão de frota de 2022

As principais tendências de gestão de frota de 2022

Os últimos dois anos trouxeram um novo conjunto de desafios e tendências de gestão de frota. O setor evoluiu ainda mais à medida que as organizações estão adotando novas transformações digitais para melhorar a eficiência e controlar seus custos.

Será que a sua empresa está pronta para as tendências de gestão de frota que podem ajudá-la a obter diferenciais de mercado e maior competitividade?

Para descobrir, continue a leitura. A seguir, abordaremos algumas das principais tendências que estarão em foco em 2022 para a gestão de frota.

6 tendências de gestão de frota de 2022 para ficar de olho em 2022

A gestão de frota deve se tornar ainda mais digitalizada neste ano. Além disso, mudanças nas demandas das empresas, para quem atua no modelo B2B, e no comportamento do consumidor também deverão nortear a implementação de novas soluções no setor.

O desafio constante de reduzir custos e elevar a produtividade e a eficiência da operação também contribuirá para que as empresas se adaptem e incorporem algumas tendências que despontam agora, tais como:

1. Expansão dos veículos elétricos (VEs)

O compromisso com a sustentabilidade assumido nas práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e as exigências governamentais e da sociedade deverão fazer com que mais empresas incorporem veículos elétricos em sua frota — seja adquirindo esses automóveis ou optando por eles dentro de um contrato de terceirização de frota.

2. Rastreamento telemático

Os gestores de frota deverão aproveitar ainda mais a telemática e as tecnologias de rastreamento de frota por GPS para atividades como:

  • Determinar os níveis de diagnóstico em tempo real;
  • Checar rapidamente a localização dos veículos;
  • Acompanhar o status dos carros;
  • Certificar-se de que os condutores estão seguindo as práticas de segurança estabelecidas.

3. Gerenciamento remoto de frota

O trabalho remoto é uma realidade que ascendeu a partir da pandemia e o setor de frotas não está isento disso.

À medida que os sistemas de gestão e de telemática se tornam mais avançados, os gestores de frota poderão realizar atividades como as de comunicação em tempo real com os motoristas e administrar diversas etapas da operação de onde estiverem.

4. Manutenção das medidas de segurança e saneamento

Durante a pandemia, a conformidade e os protocolos de segurança tornaram-se ainda mais prioritários para as empresas.

Mesmo em um período de mais estabilidade agora, as exigências em relação a esses fatores não devem voltar a um patamar anterior, fazendo com que as organizações que demonstram a continuidade de tais cuidados destaquem-se em um mercado formado por clientes cada vez mais críticos e criteriosos.

5. Gestão data-based

Em 2022, as soluções de Internet das Coisas (IoT) deverão se tornar mais comuns na gestão de frota. Por isso, uma das tendências para este ano é que os gestores adotem uma abordagem ainda mais orientada a dados, especialmente para ter mais transparência, controle e inteligência de dados para embasar a sua tomada de decisões e otimizar a operação de frota.

Ainda, para obter insights quanto a desafios como reduzir o consumo de combustível, evitar desgaste desnecessário dos veículos, elevar a eficiência, entre outros.

6. Tecnologia 5G na gestão de frota

Este deve ser o ano em que a nova geração de internet móvel começará a impactar a rotina das empresas.

Quando falamos de 5G, muitas vezes pensamos apenas em tecnologia de smartphone. No entanto, os negócios e as empresas serão, de fato, os que mais podem se beneficiar dessa próxima geração de rede.

Afinal, o 5G oferecerá velocidades de rede significativamente mais rápidas e capacidade reforçada e latência extremamente baixa em comparação com o 4G.

Em um nível de gestão de frota, esses recursos podem se traduzir em comunicação mais facilitada com a equipe na estrada, análise preditiva aprimorada e em rastreamento de veículos e coleta de dados mais inteligentes.

O 5G também poderá abrir as portas para maiores inovações, como aplicativos de frota com realidade aumentada e tecnologia avançada de carregamento para veículos.

Ainda, com a transmissão dos dados ocorrendo em uma fração de segundo, a comunicação acontecerá muito mais rapidamente. Assim, o gestor de frota poderá enviar novas instruções aos motoristas em tempo real com respostas mais rápidas, aumentando a produtividade operacional geral.

Para descobrir mais sobre as tendências de gestão de frota, continue acompanhando o blog da Maestro Frotas!

Fechar Menu