4 problemas mais comuns em uma frota própria

4 problemas mais comuns em uma frota própria

Ao tratar do transporte dos produtos que sua empresa trabalha e do deslocamento de colaboradores e executivos é preciso levar em consideração os pontos favoráveis e os negativos de ter uma frota própria ou terceirizada. Após fazer esse balanço, é possível escolher a solução que será melhor para seu negócio.

Nesse sentido, muitos gestores e donos de negócios se perguntam se manter uma frota própria vale a pena. Esse questionamento é bastante coerente e importante, uma vez que podem existir diversas desvantagens nessa escolha.

Para ajudá-lo a lidar com essa questão, no post de hoje, vamos listar os cinco problemas mais comuns em manter uma frota própria. Acompanhe!

1. INCREMENTO DE BUROCRACIA E DIFICULDADE NO CONTROLE DE CUSTOS

Quando você mantém uma frota própria, precisa ter controle de todos os gastos. Hoje, o que mais causa despesa para quem trabalha com deslocamentos terrestres são os gastos com combustível.

A partir disso, surge a importância de manter dados sobre o consumo de combustível e a distância viajada. Para tanto, é necessário que o motorista esteja atento ao preenchimento de tabelas e preparado para identificar problemas com os veículos, ou seja, pronto para fazer projeções reais dos gastos com combustível.

Além disso, manter uma frota própria na estrada acaba tornando necessário estabelecer convênios com postos de gasolina ou criar um sistema de cartão-combustível. Isso evita que o preço a cada abastecimento varie muito da projeção realizada e que os motoristas acabem parando em postos de gasolina mais caros do que o definido no planejamento.

Todos esses fatores geram mais procedimentos burocráticos, dificuldade de realização assertiva de fluxo de caixa e podem fazer com que seus motoristas ou funcionários responsáveis pelos controles atrasem o trabalho realizando os procedimentos de controle e projeção.

2. AUMENTO DE TRABALHO E CUSTOS DA EMPRESA COM MANUTENÇÃO DA FROTA PRÓPRIA

Os veículos, no médio e longo prazo, acabam se deteriorando naturalmente pelo desgaste. Outro gasto fixo que você terá anualmente, ou mesmo semestralmente, será a organização para manter sua frota própria devidamente regularizada e com a manutenção em dia.

Grandes problemas são evitados pela simples manutenção dos veículos, e, caso não seja feita a preservação dos veículos, os reparos vão se tornar recorrentes, o que é um problema bola-de-neve.

3. FALTA DE DISPONIBILIDADE DE UM CARRO RESERVA

Sabemos que imprevistos sempre podem ocorrer, por isso é importante se precaver. Quando sua empresa possui um número limitado de carros em sua frota e todos estão na rua em operação, sua organização torna-se mais suscetível a sofrer com imprevistos.

Se um carro estraga, a entrega de suas cargas ou a chegada de um executivo na empresa para uma reunião importante poderão sofrer atraso e comprometer o sucesso de seu negócio. Com a terceirização, você contará com um carro reserva para garantir que a sua operação não seja pausada por problemas como esse.

4. GESTÃO INEFICIENTE DE MULTAS E DE DOCUMENTAÇÃO DOS VEÍCULOS

Cada vez mais a rotina das empresas torna-se complexa, com diversos procedimentos e atividades tendo de ser executados ao mesmo tempo e com rapidez. Em meio a isso, é comum que atividades vistas como mais burocráticas, como a gestão de multas e de documentação dos veículos seja deixada em segundo plano, o que, certamente, renderá dores de cabeça no futuro.

Isso não ocorre quando se opta pela terceirização. Nesse modelo, quando se contrata o terceirizado parceiro, ele se torna responsável por toda a documentação, emplacamento e licenciamento dos veículos, bem como da administração das multas recebidas. Com isso, você poderá se concentrar no core business de sua empresa sem ter de se preocupar com esses procedimentos, que estarão sendo bem cuidados por especialistas na questão.

Esses são alguns dos problemas que você vai enfrentar caso escolha manter uma frota própria.  Como alternativa, a terceirização de frotas pode apresentar benefícios, como a redução de até 30% de seus custos. Estude, portanto, qual é a melhor opção para sua empresa e avalie a logística e todos os vieses de realizar o transporte de cargas com veículos próprios.

Se você enfrenta problemas como esses na sua empresa, está na hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens que a terceirização de frotas pode trazer para o sua operação.

Continue acompanhando o blog, afinal ele é feito para você ! 

Fechar Menu