Você sabe o que é DANFE? Confira aqui!

Você sabe o que é DANFE? Confira aqui!

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, mais conhecido como DANFE, tem um papel muito importante no universo das transações comerciais. Afinal, sua presença é indispensável para empresas e consumidores. Mas você sabe o que é o DANFE e para que ele serve?

Nesse artigo, tire suas dúvidas sobre o que é DANFE. Acompanhe!

O que é DANFE?

O DANFE é um documento muito importante no contexto das transações comerciais no Brasil. 

Isso porque ele é uma representação gráfica da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que é um documento digital emitido e armazenado eletronicamente para documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços.

Assim, sua principal função é facilitar a visualização e a conferência das informações presentes na NF-e. Entre seus dados, há o resumo da nota fiscal e a identificação do emitente e do destinatário, além do código de barras bidimensional (QR Code), que possibilita o acesso rápido à versão digital da nota fiscal.

Para que serve o DANFE?

O DANFE tem diferentes funções no contexto das transações comerciais. Confira, abaixo, quais são elas.

Comprovação da operação

O DANFE serve como comprovante físico da operação registrada na NF-e. Ele é utilizado para respaldar a transação comercial e pode ser exigido em situações de fiscalização ou auditoria.

Facilitação do transporte

No caso de mercadorias em trânsito, o DANFE acompanha a carga durante o transporte, permitindo a rápida identificação da mercadoria e a conferência das informações fiscais associadas.

Acesso à versão digital

O QR Code presente no DANFE possibilita o acesso direto à versão digital da NF-e. Essa praticidade agiliza processos como consultas, validações e arquivamento eletrônico.

Conferência de dados

Empresas e consumidores utilizam o DANFE para conferir se as informações presentes na versão impressa coincidem com os dados contidos na NF-e. Isso é válido para evitar erros e possíveis problemas fiscais.

Quem emite o DANFE?

O DANFE é emitido pelo próprio contribuinte que gerou a NF-e, que pode ser uma empresa prestadora de serviços ou uma empresa que realiza operações de venda de mercadorias.

Qual é a diferença entre DANFE e Nota Fiscal?

Embora o DANFE e a NF-e estejam intrinsecamente relacionados, cada um tem suas funções no processo fiscal. Veja abaixo.

Natureza e formato

A NF-e é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, que documenta operações de circulação de mercadorias ou prestação de serviços. 

DANFE, por outro lado, é a representação física da NF-e. Ele é uma versão impressa que contém informações resumidas da nota fiscal.

Emissor

A NF-e é emitida diretamente pelo contribuinte que realiza a operação, seja uma empresa prestadora de serviços ou uma empresa que realiza a venda de mercadorias. 

O DANFE, por sua vez, é emitido pelo mesmo contribuinte que gerou a NF-e. Ele serve como um documento auxiliar, possibilitando a visualização e a conferência das informações contidas na versão digital.

Finalidade

A NF-e tem como finalidade documentar eletronicamente as operações comerciais, sendo armazenada digitalmente pelos órgãos fiscais. 

Já o DANFE é utilizado para facilitar a circulação e a conferência das informações da NF-e. Ele é impresso e acompanha as mercadorias durante o transporte, sendo apresentado em situações de fiscalização.

Formato gráfico

A NF-e não possui uma representação gráfica física. Suas informações são exclusivamente digitais e armazenadas nos sistemas fiscais. 

O DANFE, porém, é a versão impressa que contém um resumo das informações presentes na NF-e, possibilitando a visualização rápida dos dados essenciais.

Como Emitir o DANFE?

A emissão do DANFE está diretamente ligada à emissão da NF-e. Confira, a seguir, o seu passo a passo.

1. Emita a NF-e

O primeiro passo é gerar a NF-e por meio de um software emissor de NF-e ou sistemas integrados de gestão empresarial (ERP). Durante esse processo, são inseridas todas as informações da transação comercial.

2. Confira a geração automática do DANFE

Após a emissão da NF-e, o sistema automaticamente gera o DANFE. Geralmente, isso é feito por meio do próprio software emissor, que disponibiliza a opção de imprimir o DANFE.

Vale frisar que isso deve ser feito em uma folha branca comum, tamanho padrão A4. É importante que a qualidade da impressão garanta a legibilidade das informações.

3. Coloque o DANFE num local visível

Como o DANFE impresso acompanha as mercadorias durante o transporte, ele deve ser afixado em local visível na embalagem, a fim de facilitar a fiscalização e a conferência das informações pela autoridade competente.

Por fim, tenha em mente que a emissão do DANFE está sujeita às normativas fiscais vigentes. Além disso, o contribuinte deve estar atento aos requisitos específicos do seu estado ou município.

Como consultar o DANFE online?

A consulta online do DANFE pode ser realizada de maneira simples e rápida: 

  1. Acesse o portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica ou o portal da Secretaria da Fazenda do seu estado. 
  2. Informe a chave de acesso da NF-e, código numérico que identifica o documento fiscal.
  3. O sistema disponibilizará as informações da NF-e, incluindo a opção de imprimir o DANFE em formato digital.

Como você pode ver, a consulta online do DANFE é uma forma prática de conferência de informações, de validação fiscal e de arquivamento digital. Dessa forma, ganha-se agilidade na hora de acessar os documentos fiscais.

O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e leia também como fazer a gestão de documentos da frota!

Fechar Menu