Desafios da gestão de frotas pesadas internas e como a terceirização pode ajudar a superá-los

Desafios da gestão de frotas pesadas internas e como a terceirização pode ajudar a superá-los

A gestão de frotas pesadas internas enfrenta diversos tipos de desafios. Ela, também, pode lidar com maior complexidade, burocracia e limitações em relação ao modelo de terceirização dos veículos.

Por esse motivo, terceirizar frotas pesadas tem sido um caminho cada vez mais seguido por empresas que precisam superar desafios como ter melhor custo-eficiência, mais flexibilidade e melhor desempenho em suas operações.

Se você tem dúvidas ou está considerando alterar sua forma de gestão, continue a leitura. A seguir, você conhecerá como a decisão pela terceirização pode ajudá-lo a vencer diversos dos desafios mais frequentemente encontrados na gestão de frotas pesadas próprias.

1. Manter a gestão menos operacional e mais estratégica

Com a gestão de frotas pesadas internas, o gestor acaba envolvendo-se em diversas atividades operacionais que, muitas vezes, nem fazem parte do core business da empresa e, por isso, não têm caráter mais estratégico.

Uma solução para evitar esse cenário e permitir que o gestor contribua com todo o seu potencial para gerar valor ao negócio e ao cliente é terceirizar a frota.

Com isso, ele deixará de executar tarefas de pouco valor agregado, burocráticas e fora do escopo mais estratégico (como gerenciamento de multas e seguros) e poderá se concentrar naquelas que mais contribuem para os resultados financeiros e mercadológicos da empresa.

2. Ter frotas pesadas com melhor performance

Ao lidar com frotas pesadas internas, há pouca margem para mudanças e adaptações que contribuem diretamente em melhorar o desempenho dos veículos e de sua operação.

Diferentemente disso, com a terceirização, sua empresa terá acesso a uma frota atualizada e adequada para suprir os desafios que ainda impactam em sua performance.

3. Elevar a eficiência e a produtividade

Ao delegar certas tarefas da gestão de frotas pesadas para seu parceiro especializado, a empresa passa a contar com todo seu conhecimento, tecnologia e experiências para obter mais eficiência e produtividade em seu dia a dia.

Enquanto isso, sua equipe interna estará se dedicando às atividades mais centrais para o negócio, o que otimiza ainda mais o incremento em eficiência operacional e na produtividade dos profissionais e da empresa.

4. Reduzir custos

Com uma estrutura de custos mais fixos, característica do modelo de frota própria, há possibilidades mais escassas para fazer diminuições mais impactantes no orçamento, mas não no nível de qualidade dos serviços prestados.

Ao contrário disso, com a terceirização de frotas pesadas, há mais margem para que a empresa se beneficie das economias de escala promovidas por esse modelo de operação.

Algumas das frentes nas quais é possível registrar custos reduzidos são:

● Gastos associados à depreciação das frotas pesadas internas;

● Valores relativos à compra e à renovação dos veículos;

● Investimentos com licenciamento, emplacamento, seguros e impostos que serão absorvidos dentro do contrato com a empresa terceirizada;

● Gastos com contratação ou aquisição de novas tecnologias de gestão de frotas pesadas que serão fornecidas pelo novo parceiro;

● Entre outras.

5. Tornar a frota mais sustentável

A gestão ESG (Environmental, Social and Governance ou, traduzindo, que engloba os pilares ambientais, sociais e de governança corporativa) está cada vez mais no centro dos negócios, tanto por exigências governamentais e regulatórias quanto pelas forças do mercado, uma vez que fatores como a responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis são cada vez mais decisivos para os clientes.

Alinhar uma operação com frotas pesadas internas com essas demandas pode ser um desafio mais difícil de ser vencido. A boa notícia é que, com o modelo de terceirização, ganha-se mais praticidade, agilidade e controle de custos para tornar a frota mais sustentável.

Isso ocorre de diversas maneiras, incluindo:

● Contar com veículos modernos, com uso eficiente de combustível e menor emissão de resíduos;

● Ter a possibilidade de incluir veículos elétricos e híbridos em sua frota;

● Usufruir de inovações e práticas do fornecedor que reduzem a pegada de carbono da frota;

● Obter um correto dimensionamento de frotas pesadas, com a quantidade e o perfil de veículos adequados para as necessidades da sua operação, sem ineficiências e desperdícios característicos de frotas mais antigas.

6. Ter acesso a tecnologias de ponta

Diante dos custos mais robustos característicos das frotas pesadas internas, pode ser mais difícil para a empresa investir em novas tecnologias em sua gestão. Além dessa limitação orçamentária, há, também, o fato de que a gestão de frotas pode estar fora da atividade mais central do negócio, o que pode tornar esse tipo de investimento menos prioritário.

Entretanto, há muitos benefícios associados à utilização de tecnologias atualizadas e modernas — como ter mais controle sobre a operação, integração de dados e eficiência nos processos de gestão de frotas pesadas.

Tais benefícios poderão ser acessados ao se optar pela terceirização junto a um parceiro que forneça também esse tipo de solução.

7. Reduzir a ociosidade das frotas pesadas

Outro desafio comum das frotas pesadas internas é lidar com o problema da ociosidade. Afinal, independentemente das sazonalidades e demandas atuais, quando se adquire e se mantém os veículos próprios, esse tipo de situação torna-se, por vezes, comum.

No entanto, junto a ela, há outros resultados indesejados — como os custos gerados por essa ociosidade.

Isso não ocorre no modelo de terceirização, já que, com ele, é possível rever e ajustar o dimensionamento mais adequado para as frotas pesadas conforme as reais necessidades da empresa.

8. Ter a manutenção dos veículos sempre em dia

Na rotina atribulada de uma empresa que não tem na gestão de frotas pesadas seu negócio principal, é um desafio assegurar-se de que os cuidados com os veículos estão sempre em dia.

Isso não ocorre com a terceirização com parceiros que oferecem a manutenção entre seus serviços.

Sabemos que falhas e imprevistos com apenas um veículo já é o suficiente para levar a uma significativa perda de produtividade, atrasos nas entregas e outros custos associados. Mas sua empresa não precisa lidar com esse tipo de problema.

Ao terceirizar frotas pesadas, seu parceiro irá seguir as manutenções recomendadas pelos fabricantes e fazer as checagens necessárias para garantir a segurança e a eficiência dos veículos.

Conclusão

Há muitos desafios da gestão de frotas pesadas internas que a terceirização pode ajudar a superar.

Desde aqueles associados a custos excessivos até outros relacionados à maior eficiência, produtividade e melhor desempenho nas operações com frotas pesadas.

A chave para ter acesso a esses benefícios é estabelecer metas e objetivos claros e encontrar um parceiro de confiança que se comprometa com as necessidades específicas do seu negócio.

A Maestro é especialista na terceirização e gestão de frotas pesadas. Conte com nossa expertise e apoio para seu negócio crescer e se tornar ainda mais eficiente e lucrativo. Visite nosso site e faça contato com nossos especialistas.

Fechar Menu