Desperdícios de frota: custos que você não enxerga

Desperdícios de frota: custos que você não enxerga

Muitas vezes, em uma rotina laboral corrida, quando se pensa em desperdícios de frota, acaba-se identificando apenas os custos relacionados mais diretamente aos veículos. Mas você já parou para pensar nas despesas administradas em sua operação que vão além do caminhão ou carro em si? Na realidade, é possível que existam custos na gestão de frota que não estejam sendo percebendo e esses podem estar exercendo impactos abrangentes em seu orçamento.

Dessa forma, ter uma visão completa da gestão dos veículos da empresa envolve também saber enxergar esses desperdícios de frota e, principalmente, monitorá-los para minimizá-los ou eliminá-los. Assim, é possível avaliar gastos de forma mais profunda, o que permite ampliar as possibilidades de atuação e planejamento de seu empreendimento, especialmente nesses momentos de instabilidade.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre os desperdícios de frota que podem passar despercebidos sem um olhar mais atento e estruturado – também chamados de custos ocultos ou não mensurados. Você sabe quais são as soluções mais eficientes para evitar desperdícios não detectados em sua frota? Descubra mais a seguir.

1. Custos indiretos de manutenção

Há, basicamente, dois momentos em que a manutenção de veículos necessita ser realizada: antes e após um problema se apresentar. É a chamada manutenção preventiva e a corretiva ou pontual. Economicamente falando, a gestão de frota as beneficia em realizar manutenções programadas com antecedência, prevenindo que defeitos comprometam a operação ou ocasionem problemas mais sérios e mais onerosos.

Pouco se fala, porém, dos acréscimos progressivos de manutenção à medida em que a frota é gerenciada. Veículos com alto histórico de quilometragem podem, indiretamente, causar custos maiores mesmo a rotinas de manutenção preventivas. Por isso, é de grande importância ter o monitoramento do desempenho desses veículos, preferencialmente, em tempo real, bem como um plano para se lidar com a depreciação da forma menos dispendiosa e mais eficiente possível.

2. Desempenho técnico da equipe

O investimento na linha de frente responsável por conduzir e cuidar da frota, por vezes, não recebe a atenção necessária para um trabalho mais custo-eficiente. Desperdícios de frota estão tão associados ao veículo que podemos não nos dar conta de que o uso de cada recurso de forma eficiente e cuidadosa também parte de uma atenção redobrada com seus profissionais.

Rotinas de uma frota podem depender de um treinamento ou, mesmo, maior atenção que, em muitos casos, é negligenciada. Não basta buscar economia em combustível, rotas e recursos tangíveis. Motoristas e carregadores bem treinados, por exemplo, podem fazer uma grande diferença no impacto da operação como um todo adotando as melhores práticas no exercício de sua função e evitando situações como desgastes por uso indevido e outras.

3. Desperdícios de frota administrativos

Tributos e encargos são parte de qualquer administração. Porém, é importante saber considerar esses custos em relação ao serviço realizado. Um orçamento mal projetado em termos tributários pode gerar gargalos na rentabilidade da operação, incluindo multas e outros problemas legais. São, portanto, desperdícios de frota que partem do impacto tributário, muitas vezes, negligenciado.

Outro desperdício de frota, por vezes, não tão evidente, também está nos riscos e acidentes ainda não prevenidos. Contratar um seguro é um procedimento comum a uma gestão de frota. Porém, você já parou para pensar no valor que está associado às demandas de sua própria operação?

É importante que um seguro de frota possa oferecer vantagens e ter um custo-benefício que não supere a própria prevenção do risco em si. Quando se administra uma frota própria, esse tipo de situação pode ser bastante comum.

Considerações finais sobre desperdícios de frota

O investimento em veículos – próprios ou terceirizados – é somente o primeiro passo quando se trata de controlar os desperdícios de frota. Para a gestão, o grande desafio está justamente em monitorar e controlar os processos que podem gerar esses pontos cegos de despesa.

A terceirização de frota é uma solução que pode fazer com que esses desperdícios de frota sejam minimizados. Além disso, a própria gestão ganha um caráter mais estratégico, tudo sem comprometer o desempenho de logística, carregamento, viagens e demais serviços. Com isso, os custos passam a ser mais transparentes e eventuais focos de desperdícios podem ser mais ágil e facilmente prevenidos.

Você gostaria de saber mais sobre como controlar seus custos e evitar que desperdícios de frota limitem o crescimento de seu negócio? Então, acompanhe o blog da Maestro Frotas e mantenha-se atualizado.

Fechar Menu