Frotas terceirizadas de carros para empresas em crescimento

Frotas terceirizadas de carros para empresas em crescimento

Tecnologias disruptivas, volatilidade econômica e hipercompetitividade são alguns dos fatores que estão fazendo com que as empresas precisem constantemente inovar e atualizar seus modelos de negócios. Afinal, nesse cenário em rápida evolução, os negócios que são mais eficientes e ágeis e que conseguem se adaptar rapidamente às novas condições do mercado serão mais capazes de se manter bem posicionados para o sucesso. E o que as frotas terceirizadas de carros têm a ver com isso? Muita coisa!

Terceirizar a frota tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum para empresas que buscam ter mais flexibilidade em sua operação e um modelo mais ajustável a um mercado em constante transição, cada vez mais complexo e menos previsível.

Isso acontece porque as frotas terceirizadas permitem que se tenha mais maleabilidade quanto a custos, investimentos, dimensionamento de frota e atendimento a novas oportunidades com o timing certo. Assim, quando conduzido da maneira certa, essa estratégia ajuda as empresas a se manterem em melhor posição para seguir crescendo.

E isso não é tudo. Continue a leitura para descobrir outros motivos pelos quais as frotas terceirizadas contribuem para um modelo de negócio flexível que apoia empresas em seu crescimento.

Combinação entre inovação e foco no core business

A flexibilidade no modelo de negócio representa a capacidade de uma empresa de fazer quaisquer mudanças internas necessárias para responder de forma eficaz ao ambiente externo em transição, o mais rápido possível.

Em outras palavras, com esse tipo de modelo, sua empresa prepara-se para estar pronta para o que acontecer no mercado e transformar isso em oportunidade, ajustando-se ao novo paradigma de maneira eficiente e acelerada.

Assim, ao fazer isso, a empresa tem uma grande abertura para a inovação. Entretanto, para manter suas bases fortes, é importante também exercitar esse olhar para fora sem descuidar do interno, da atividade central do negócio.

E esse é um dos maiores desafios para o sucesso empresarial em um ambiente VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo): saber como, mantendo o foco no core business, permanecer flexível o suficiente para se adaptar às mudanças necessárias.

Ao optar pelas frotas terceirizadas, fazer isso será mais simples. Você terá o apoio de um parceiro especializado e de veículos modernos e versáteis para diferentes objetivos de inovação, enquanto poderá dedicar-se e dar tração ao crescimento mantendo um olhar atento e estratégico em seu core business.

Eficiências mensuráveis e ampliadas

Frotas terceirizadas permitem que se reduza ou elimine o microgerenciamento, problema comum que faz com que existam diversos gargalos, ineficiências e dificuldades de agir proativamente para garantir o crescimento do negócio no longo prazo.

Ao buscar mais flexibilidade, adaptabilidade, ganho de tempo e posicionamento estratégico, esse modelo ajudará sua empresa a conquistar:

● Maior fluxo de caixa;

● Mais produtividade;

● Maior disponibilidade da frota;

● Maior controle e margem para efetuar melhorias continuamente.

Com as frotas terceirizadas, você terá mais tempo para encaminhar o crescimento da empresa

Ao administrar ou apoiar a gestão de um negócio, o tempo é um dos seus maiores ativos. E fazer o gerenciamento de uma frota completa internamente, especialmente considerando as inúmeras atividades burocráticas envolvidas, é algo que demanda uma grande quantidade desse ativo.

Assim, com o modelo de frota própria, não é incomum sobrar tarefas repetitivas e de menor valor para o negócio e faltar tempo para o que é realmente estratégico para manter o crescimento da empresa.

É por isso que uma das maiores razões para as organizações optarem por frotas terceirizadas é economizar tempo. Com essa abordagem mais flexível, o gestor não precisa utilizar boa parte da sua jornada de trabalho se envolvendo com questões menos estratégicas e que podem ser executadas com o apoio do parceiro de terceirização.

Com isso, a gestão ganha mais desse ativo tão valioso em sua “carteira”, e pode fazê-lo render os melhores dividendos para o sucesso do negócio e para, assim, gerar mais valor.

Mindset aberto à mudança

O mundo dos negócios está se transformando e não vai parar de mudar. Os avanços tecnológicos e outras tendências de mercado estão acelerando em um ritmo exponencial e não vão esperar que as empresas se ajustem a ele.

Para as organizações que não têm um modelo de negócio flexível, as mudanças podem significar contratempos significativos. E pior ainda: para aquelas que realmente resistem à mudança, essa pode significar um desastre ao negócio.

Atuando com frotas próprias, que possuem alto custo de aquisição, manutenção, depreciação e renovação, ter essa abertura pode ser muito mais difícil e esbarrar no fator orçamentário. Isso pode fazer com que a empresa estagne seu crescimento.

Diferentemente disso, com as frotas terceirizadas, ganha-se margem para extrair os melhores benefícios das mudanças, aproveitando-se as oportunidades e o crescimento que podem vir com elas.

União para seu negócio manter o crescimento

Empresas que conseguem se manter em crescimento, com modelos de negócio flexíveis, são como um míssil guiado.

Para atingir o alvo, um míssil guiado às vezes precisa fazer diversos ajustes em seu caminho, com base nas mudanças de condições — como vento, velocidade ou a movimentação do alvo.

Isso vale como analogia para os negócios. Para manter seu sucesso e o alcance de seus objetivos, é preciso ser adaptável e estar pronto para fazer correções no meio do trajeto com base em mudanças importantes de circunstâncias que possa enfrentar.

Fazer isso com o suporte da empresa de frotas terceirizadas será menos desafiador. Afinal, ela terá conhecimento e experiência para fazer de tudo para oferecer uma prestação de serviço excepcional. Isso representa uma força extra, unindo toda a expertise interna com a do seu fornecedor para ajustar variáveis necessárias para manter a rota de crescimento da sua empresa.

Acesso a tecnologias atualizadas

A gestão de frotas está se tornando mais complexa, fazendo com que seja cada vez mais difícil para as equipes que executam trabalhos manualmente continuarem sendo eficientes e manterem sua operação bem-sucedida.

Ao mesmo passo, a tecnologia de gestão de frota está em constante evolução, e permite, entre outras coisas, que se rastreie tudo — desde o consumo de combustível até o comportamento de direção dos motoristas.

Ter acesso às melhores e mais atualizadas tecnologias, entretanto, pode ser algo caro. Com o modelo de terceirização, porém, não precisa ser assim.

Os melhores parceiros também oferecem acesso a diferentes tecnologias, permitindo um ganho significativo de inteligência para a empresa e em agilidade e eficiência em seus processos — algo essencial para manter seu crescimento.

Margem para escalar o negócio e diversificar portfólio

Vimos que, no cenário atual e futuro, a resistência à mudança e falta de flexibilidade e adaptabilidade podem ser inimigos do seu crescimento.

No entanto, quando se lida integralmente com a gestão da frota internamente e com as barreiras trazidas pela frota própria, manter esse posicionamento pode ser muito difícil.

Já ao aderir ao modelo de frotas terceirizadas e a uma gestão mais flexível e apoiada pelo parceiro de terceirização, será possível, entre outras coisas, abordar oportunidades e obstáculos de maneira semelhante: assim, em vez da mentalidade de \”isso não pode ser feito\”, será possível adotar a de “o que precisamos fazer para que isso aconteça?”.

Com isso, será mais fácil escalar seu negócio e manter seu crescimento acelerado e, ainda, diversificar seu portfólio de serviços.

Por exemplo, se sua empresa tem sua atividade-fim relacionada a ingredientes alimentícios ou algo relacionado, você poderá experimentar inovações como criar um novo braço de negócio com food trucks que servem pratos exclusivos utilizando seus produtos. Um bom parceiro de frota oferecerá diversas categorias de veículos, como esses, para apoiar o crescimento e a diversificação de oportunidades de seus clientes.

Há muitas formas pelas quais as frotas terceirizadas contribuem para modelos de negócios mais flexíveis e para manter o crescimento das empresas. Quer saber como a Maestro pode ajudar seu negócio nesses aspectos? Entre em contato hoje mesmo com um de nossos especialistas.

Fechar Menu