A gestão de frotas é uma área que demanda que se lide diariamente com diversas pessoas – entre elas, os motoristas da frota. Nesse contexto, uma boa comunicação com esse público é fundamental para que se garanta a viabilidade da operação do negócio e seus resultados.
De fato, conforme um estudo feito pela consultoria Tower Watson, as organizações com os melhores resultados financeiros são aquelas que utilizam a comunicação interna como uma das táticas para alcançarem seu sucesso.
Para ajudá-lo nisso, preparamos o artigo de hoje, com dicas para você aperfeiçoar a comunicação com os motoristas, esse parceiro central para seu negócio ser bem-sucedido. Acompanhe a seguir.
Por que uma comunicação eficaz com os motoristas é tão importante?
Você já ouviu a anedota dos três pedreiros? Ela ilustra bem o papel da comunicação para a motivação da equipe. Veja só: há três pedreiros trabalhando. Então, alguém se aproxima e questiona o que eles estão fazendo. O primeiro profissional responde que está só colocando um tijolo em cima do outro. O segundo afirma que está levantando uma parede. Já o terceiro responde que está construindo uma escola.
Essa pequena história exemplifica o poder da comunicação interna. A diferença entre o grau de engajamento dos profissionais é a informação que eles receberam e assimilaram e que proporcionou seu entendimento sobre sua contribuição para o sucesso da empresa.
Outros dos benefícios de uma comunicação qualificada com sua equipe de motoristas são:
- Se a equipe de motoristas se sente bem informada, são reduzidos os conflitos e os ruídos organizacionais, fatores tão prejudiciais para o clima e para a retenção de talentos.
- Falhas de comunicação, muitas vezes, representam custos extras, retrabalhos e atrasos em função de falta de alinhamento e compreensão sobre as atividades e os prazos a serem cumpridos.
- Problemas de comunicação entre gestores e motoristas podem levar à falta de motivação, engajamento e queda de produtividade.
- Quando se estabelece um bom fluxo comunicacional em duas vias, o motorista tem a iniciativa de dar sugestões de melhoria, ideias para redução de gastos e otimização de rotas, por exemplo. Ele sente-se mais valorizado e compreende seu papel estratégico dentro da empresa.
- Com um bom fluxo de comunicação com os motoristas da frota, consegue-se obter maior alinhamento entre metas e ações esperadas.
4 dicas para melhorar a comunicação com seus motoristas da frota
Para promover um bom fluxo de comunicação com os motoristas da frota, é importante:
1. Estabelecer canais internos de comunicação
Tanto no que diz respeito à comunicação com os motoristas da frota quanto com o restante da equipe, ter canais oficiais de comunicação é algo fundamental.
Como os motoristas estão constantemente em trânsito, além de canais como murais internos e jornais ou revistas, pense em outros que sejam facilmente acessíveis também fora do escritório – por exemplo, mensagens SMS, grupo no WhatsApp e intranet.
Utilize tais canais para compartilhar informações relevantes e úteis aos condutores, sem sobrecarregá-los ou tirar seu foco de modo constante.
2. Ser objetivo
Primeiramente, é importante ter em mente que ser objetivo não é faltar com informação ou simpatia. Para o gestor de frota ser objetivo em sua comunicação com os motoristas, é preciso ser claro (falar o que é necessário sem prolixidade), coeso (ter boa articulação, de modo que sua mensagem seja compreendida) e coerente (transmitir sua mensagem sem contradições e utilizando linguagem adequada ao seu interlocutor).
3. Utilizar recursos de um sistema de gestão aliado à telemetria
Entre os diversos recursos de automação e controle trazidos por sistemas de gestão, também estão facilidades que podem ser aplicadas para melhorar a comunicação com os motoristas da frota.
Por exemplo, recursos de acompanhamento das entregas são importantes instrumentos para que os condutores informem remotamente em tempo real quando determinada entrega foi feita ao invés de se ter de esperar seu retorno à empresa ou fazê-lo pausar seu trabalho para atendersuas ligações de modo constante.
E o potencial disso eleva-se quando se trabalha de modo integrado o sistema com a telemetria. Com isso, torna-se possível obter informações muito mais completas e detalhadas como tempo de condução, distância percorrida, falhas no veículo, problemas potenciais como temperatura elevada do motor, etc.
Assim, o gestor obtém as informações que necessita para tornar mais seguro e custo-eficiente o trabalho do motorista e consegue comunicar a ele com antecedência e de modo preventivo situações que possam apresentar perigo ou que dificultem seu trabalho.
4. Fazer reuniões periódicas
Quando bem planejadas e pautadas, as reuniões são recursos bastante benéficos para aproximar a gestão de seu público interno e facilitar a comunicação. Reunir toda a equipe periodicamente pode ser contraproducente para a operação do negócio. Então, realizar encontros em pequenos grupos conforme escala ou até mesmo individualmente pode ser algo mais viável.
Esses momentos podem ser utilizados para dar e receber feedback, fazer avaliações de desempenho, promover alinhamentos, tirar dúvidas, comunicar novidades ou mudanças importantes, entre outras coisas. Esses encontros face a face são fundamentais para o profissional se sentir valorizado, ouvido e reconhecido. Ainda, reduzem-se bastante as possibilidades de ruídos comunicacionais ou de que a mensagem não chegue até o motorista.
E então, pronto para implementar ações para melhorar a comunicação com os motoristas da frota? Quais outras iniciativas sua empresa adota para otimizar essa comunicação? Compartilhe sua mensagem nos comentários.