Como ganhar produtividade com carro reserva em sua frota?

Como ganhar produtividade com carro reserva em sua frota?

A crise econômica afetou, também, as empresas com frotas de veículos. Acompanhada da redução das receitas, os custos imprevisíveis do combustível estão sendo um problema para os proprietários de frotas. Mesmo assim, o investimento em carro reserva provou ser um benefício para as empresas que objetivam aumentar a produtividade e suas margens de lucro.

Isso ocorre porque o mercado está passando por uma severa competição com relação aos setores da indústria. E toda ferramenta ou estratégia que pode ser aplicada para aumentar a produtividade, por meio da otimização adequada de sua cadeia de suprimentos, atua como uma tática de sobrevivência, apesar de estar em um ambiente crítico.

Existe uma infinidade de práticas recomendadas que podem ser implementadas para manter o controle de tudo. Neste artigo, você saberá como o carro reserva pode ser uma opção estratégica para isso. Acompanhe.

A maximização da produtividade da sua empresa

A produtividade é um elemento-chave em qualquer avaliação econômica de uma organização. Como os funcionários, os veículos da frota são “contratados” para fazer uma série de tarefas – fornecer transporte, entregar produtos e serviços e executar tarefas em um local de trabalho.

Eles têm custos associados à aquisição, manutenção e operação. Dessa forma, a produtividade do veículo pode, assim, ser definida como a relação entre o trabalho que um carro faz e os recursos necessários para fazê-lo.

Por isso, gerenciar uma frota de veículos é um exercício de produtividade. Em resumo, a tarefa consiste em atingir o máximo de produção possível dos veículos da empresa sem elevar excessivamente os custos para isso.

O problema da ociosidade da frota

Se uma frota não for gerida de forma eficaz, ela pode gerar impactos profundos e negativos no negócio. Utilizar os veículos de forma estratégica significa que a empresa está operando com eficiência, dentro do prazo e na qualidade esperada por seus clientes.

Por outro lado, veículos parados significam perda de oportunidades e atrasos nas entregas de produtos ou na prestação de serviços, gerando prejuízos financeiros e para a reputação da sua empresa.

Em períodos de alta demanda, um único veículo parado por problema mecânico, por exemplo, pode comprometer toda a logística do negócio, fazendo com que o gestor tenha que fazer remanejamentos às pressas, gerando custos, principalmente, com horas extras e combustíveis.

Ter um carro reserva é um antídoto para essas situações. Com ele, a empresa consegue diversificar a sua frota e atender seus clientes com diferentes demandas e nos prazos estipulados.

Os benefícios do carro reserva para a sua frota

O gerenciamento de frota envolve uma certa quantidade de risco, pois nem sempre há uma maneira fácil de controlar eventos externos.

Quando um veículo fica parado por manutenção, conserto ou algum incidente, os gestores tendem a ficar confusos sobre como devem proceder para manter a produtividade do negócio. Veículos parados, além de acumular gastos, reduzem a lucratividade. No entanto, contar com um carro reserva permite que a situação seja gerenciada de forma eficiente, evitando a paralisação das operações.

Assim, o tempo gasto no telefone, por exemplo, para remanejar os veículos da frota é minimizado, permitindo que o gestor possa estar mais ocupado com um gerenciamento estratégico e na tomada de decisões.

Um dos benefícios da terceirização da frota é a disponibilização de carro reserva em caso de incidentes. Por isso, não tenha medo de terceirizar sua frota. O gestor de frota não deve estar envolvido com atividades burocráticas, como as renovações de licença, o pagamento de multas de estacionamento ou buscando oficinas mecânicas – seu escopo de atuação deve estar além do operacional, a fim de melhorar os resultados e a lucratividade do negócio.

Com um carro reserva pronto para ser usado durante uma pane ou um sinistro, você mantém a produtividade do seu negócio, podendo aproveitar novas oportunidades, e elimina a ociosidade da frota.

E você, está interessado em contratar um carro reserva? Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios da terceirização da frota? Entre em contato conosco e até a próxima!

Fechar Menu