Como descartar o óleo do motor de maneira correta? Aprenda!

Como descartar o óleo do motor de maneira correta? Aprenda!

Na gestão de frotas, é um desafio tornar a sua operação mais sustentável. Uma das maneiras de fazer isso é aprender como descartar o óleo do motor corretamente. Afinal, se o descarte for feito de maneira incorreta, há riscos tanto para o meio ambiente como para a saúde das pessoas.

Neste artigo, veja como descartar o óleo do motor de maneira corretora. Acompanhe!

O que é o óleo do motor?

O óleo do motor é um elemento indispensável para garantir o bom funcionamento do motor dos veículos da frota. Tradicionalmente, ele é uma mistura de óleo base e alguns compostos aditivos que atendem a diferentes propósitos como:

  • lubrificar e resfriar peças do motor (como bielas, anéis, válvulas e pistões);
  • limpar e reprimir contaminantes de poeira no motor;
  • reduzir o atrito e proteger contra o desgaste excessivo do motor;
  • evitar o acúmulo de ácido e a corrosão do motor;
  • aprimorar o desempenho do motor e a economia de combustível.

Tais funcionalidades variam também conforme o tipo de óleo de motor utilizado. Há três tipos disponíveis:

  • óleo mineral;
  • óleo sintético;
  • óleo semissintético.

Outro ponto importante é que, para que o óleo do motor atenda a todos os propósitos, o nível do óleo deve ser verificado regularmente, a fim de que seja trocado no momento adequado. O óleo usado em excesso já não desempenha o seu papel, o que prejudica o estado geral do motor e das peças.

Quais são os perigos do descarte incorreto do óleo de motor?

É indispensável compreender como descartar o óleo do motor já que ele se torna um resíduo perigoso após ser usado.

Para entender o motivo, é útil lembrar, em primeiro lugar, para que ele é usado. Basicamente, utiliza-se esse produto para lubrificar o interior de um motor de combustão interna.

Assim, ele capta todos os tipos de contaminantes, incluindo chumbo, arsênico, benzeno e demais produtos químicos nocivos. Agora, imagine esses produtos químicos chegando às águas subterrâneas, ao solo e aos cursos de água.

Tenha em mente que o óleo usado é tóxico e pode envenenar plantas e solos, eliminar peixes e animais selvagens e poluir fontes de água. Além disso, também é prejudicial às pessoas, causando problemas como:

  • intoxicação crônica ou aguda;
  • diferentes tipos de câncer;
  • patologias pulmonares;
  • erupções cutâneas e outros problemas de pele;
  • dores de cabeça;
  • prejuízos ao sistema reprodutor e ao desenvolvimento fetal.

Há uma lei sobre como descartar o óleo do motor no Brasil?

Sim, há uma diretriz que orienta como descartar o óleo do motor de forma correta e segura no país. Trata-se da Resolução nº 362/2005, alterada pela Resolução nº 450/2012, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Essa resolução determina que o rerrefino deve ser o destino obrigatório para o óleo do motor usado ou contaminado.

As empresas especializadas nisso retiram os contaminantes do produto e recuperam a máxima quantidade possível do óleo base para destinar a outros usos, evitando o seu descarte na natureza e minimizando a demanda por importação de petróleo para a fabricação desse tipo de produto.

Logo, não cumprir as determinações dessa resolução pode gerar à sua empresa diversas sanções, previstas na Lei n° 9.605/1998 e no Decreto n° 6.514/2008, incluindo suspensão parcial ou total de atividades e pagamento de valor equivalente a até 360 salários mínimos.

Como descartar o óleo do motor corretamente?

1. Escolha um parceiro comprometido e responsável

O Conama indica que os estabelecimentos que comercializam e executam a troca do óleo são responsáveis pelo processo de coleta e destinação correta, incluindo a sua armazenagem antes da entrega, que deve ser feita em pontos de coleta autorizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Por isso, é essencial optar por parceiros confiáveis e responsáveis. Confira se o estabelecimento apresenta um tambor específico para a coleta do óleo do motor e verifique como é feita essa destinação.

2. Treine e oriente a sua equipe

Sem conhecimento e orientação sobre os perigos do descarte incorreto desse resíduo, é possível que, para agilizar alguma tarefa, algum membro da sua equipe busque coloque o óleo em recipientes e locais de descarte de outros resíduos ou jogue num ralo.

Lembre-se de que, além de todos os danos que esse tipo de ação pode gerar para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, essa prática infringe a lei. Por isso, inclua esse tema nos momentos de treinamento e de orientação da sua equipe e confira se as normas e políticas de sustentabilidade estão sendo seguidas.

3. Jamais misture o óleo do motor usado com outros produtos químicos

Outra prática que deve ser abolida na hora do descarte é misturar esse óleo com outros químicos, tais como solvente e combustível. Isso pode tornar a mistura ainda mais tóxica e nociva e, ainda, dificultar o seu manejo posterior no momento de rerrefino.

4. Busque alternativas para o descarte seguro

Além de criar parcerias com quem é da sua confiança, também há outras formas de fazer o descarte correto do óleo do motor.

Entre elas, podemos citar a busca por oficinas mecânicas, lojas de autopeças e postos de gasolina com locais específicos e adequados para a coleta do óleo usado.

Também existem empresas voltadas ao fornecimento desse tipo de serviço, ou seja, coleta o óleo em outros negócios e o encaminha do resíduo de modo seguro e em conformidade com a legislação.

O conteúdo foi útil para você? Então, confira também o que é uma ecofrota e por que investir numa frota ecológica!

Fechar Menu