O que é um veículo híbrido? Conheça suas vantagens e desvantagens!

O que é um veículo híbrido? Conheça suas vantagens e desvantagens!

Um gestor de frota está, constantemente, em busca de soluções mais eficientes e econômicas para suas operações. Assim, é fundamental acompanhar inovações e conhecer diferentes alternativas para compor a frota. Uma delas, por exemplo, é o veículo híbrido.

Neste artigo, entenda o que é veículo híbrido e quais são suas vantagens e desvantagens. Boa leitura!

O que é veículo híbrido?

O termo híbrido reflete uma combinação de dois elementos. Assim, o veículo híbrido é aquele que conta com duas fontes de energia diferentes, que funcionam em combinação ou de forma independente para alimentar o veículo, auxiliar o outro motor, melhorar a eficiência geral ou aumentar o seu desempenho.

Ele utiliza um motor elétrico e um motor de combustão interna (normalmente a gasolina) para propulsão.

Como funciona um veículo híbrido?

Embora diferentes tipos de carros híbridos funcionem de maneiras diferentes, em essência, a ideia é que exista um motor a gasolina (ou diesel) para alimentar o veículo em viagens mais longas, com uma bateria e um motor elétrico fornecendo energia para trechos mais curtos e cargas mais leves, especialmente em áreas urbanas.

Diferentemente dos veículos convencionais que dependem exclusivamente de um motor de combustão interna alimentado a gasolina ou diesel, o veículo híbrido integra um motor elétrico e uma bateria recarregável no seu trem de força. 

Essa combinação permite que o carro opere usando apenas uma ou as duas fontes de energia, resultando em maior eficiência de combustível e redução de emissões.

Por exemplo, o motor elétrico fornece torque instantâneo, permitindo uma aceleração suave e eficiente. Quando é necessária potência adicional, como durante acelerações fortes ou condução em mais alta velocidade, o motor de combustão interna entra em ação para fornecer o impulso necessário.

Assim, o sistema híbrido alterna entre as duas fontes de energia ou as combina para maximizar a eficiência e o desempenho de acordo, sobretudo, com a velocidade e as condições de carga.

Outro ponto importante a ser considerado é que esse tipo de veículo utiliza tecnologia de frenagem regenerativa, que converte a energia cinética produzida durante a frenagem em energia elétrica, que é armazenada na bateria.

Isso reduz o desgaste do sistema de frenagem tradicional e prolonga a vida útil dos seus componentes. Nos veículos do tipo plug-in, o recarregamento ocorre também por recarga pela rede elétrica, com o uso de cabos e carregadores.

Quais são os tipos de veículos híbridos?

É importante saber que o termo híbrido abrange uma gama de veículos e os requisitos de carregamento podem variar de acordo com sua diversidade de modelos.

Em geral, os veículos híbridos podem ser divididos em três tipos:

1. Veículo híbrido leve

O veículo híbrido leve é um modelo que conta com um motor elétrico pequeno, que é acionado apenas no momento da partida e na frenagem. Isso fornece economia e flexibilidade de combustível, além de energia utilizada no ar-condicionado, sistema de som e outras partes do veículo.

2. Veículo híbrido convencional

O veículo híbrido convencional é o mais comum no mercado. Ele apresenta um conjunto maior de baterias que auxiliam a impulsionar o veículo. Entretanto, o recarregamento é feito pelo motor de combustão.

Assim, é possível ter situações com condução feita 100% a partir do motor elétrico, sobretudo em curtas distâncias, ou por meio de uma combinação de fontes de energia.

3. Veículo híbrido plug-in

O veículo híbrido plug-in apresenta funcionamento semelhante ao veículo híbrido tradicional. A diferença é a sua capacidade de recarregar a bateria também com carregadores, como ocorre com os veículos elétricos. Além disso, comumente, seu motor é mais potente.

Ele conta com autonomia para percorrer maiores distâncias utilizando somente a bateria e o motor elétrico. Por tudo isso, tende a oferecer mais benefícios quanto a desempenho e economia de combustível.

Quais são as vantagens do veículo híbrido?

Economia de combustível

Graças aos motores eficientes e à opção de mudar para eletricidade, os híbridos podem gerar uma economia de combustível significativa.

Opção mais sustentável

O veículo híbrido consone menos combustível e, consequentemente, emite uma quantidade menor de gases de efeito estufa do que um veículo convencional com motor a gasolina ou diesel. Por isso, é uma alternativa mais sustentável.

Autonomia e tranquilidade para seguir viagem

O veículo híbrido traz diversos dos benefícios do veículo elétrico, mas sem alguns dos desafios associados ao seu recarregamento, como as poucas estações em muitas cidades do país.

Assim, não há preocupação de faltar energia ou de buscar um posto para seguir viagem. Afinal, Caso necessário, o motor de combustão está disponível.

Experiência de condução aprimorada

O carro híbrido é muito mais silencioso do que o veículo tradicional movido a gasolina, por conta de seu motor elétrico. Isso é particularmente benéfico em áreas urbanas, locais em que a poluição sonora é uma preocupação.

Além disso, a transição entre a energia elétrica e a gasolina é perfeita, resultando em acelerações e desacelerações suaves. Logo, proporciona uma experiência de condução tranquila e confortável, sem o barulho constante do motor.

Benefícios fiscais

Há benefícios concedidos pelo governo para a compra de um veículo híbrido. Isso varia conforme o estado, podendo incluir isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), redução ou eliminação do imposto de importação, entre outros.

Quais são as desvantagens do veículo híbrido?

Veja, abaixo, as desvantagens do veículo híbrido:

  • valor de aquisição pode ser mais elevado do que um veículo convencional;
  • limitação de uso do motor elétrico, já que, para viagens mais longas, é utilizado o motor convencional;
  • manutenção mais complexa em relação a um veículo tradicional, sendo necessário, muitas vezes, conhecimento e equipamento especializados;
  • dependendo do modelo, sua aceleração pode ser mais lenta e, além disso, sua velocidade máxima pode não corresponder à velocidade de um carro convencional com preço semelhante.

O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e confira qual é o preço do carro elétrico no Brasil!

Fechar Menu