As multas de frota estão entre os muitos fatores que precisam ser administrados, seja ela própria ou alugada. Dentre as infrações mais cometidas pelos condutores, estacionar em local indevido aparece no topo do ranking, seguido por avançar o sinal fechado e exceder os limites de velocidade estabelecidos pelos radares.
No caso da frota alugada, existe a facilidade de a locadora quitar a infração e somente depois repassar à contratante, evitando que os veículos deixem de rodar. No entanto, como todos os custos e demais responsabilidades com as multas serão transmitidos posteriormente à companhia, é importante manter o controle sobre elas para evitar gastos desnecessários.
Algumas medidas simples podem tornar esse processo mais fácil. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a controlar as multas de frota locada de forma eficiente e prática. Confira a seguir:
3 dicas para controlar as multas de frota locada
1. Conte com uma boa Política de Frotas
Estabelecer regras, métodos e responsabilidades sobre os processos do dia a dia de forma prévia facilita – e muito – a vida do gestor. Nesse sentido, a Política de Frotas funciona como um código de ética da empresa, e deve ser estruturada de forma a contemplar todos os detalhes que envolve a rotina da empresa, atribuindo responsabilidades, obrigações e possíveis punições aos colaboradores.
A Política de Frotas deve incluir tudo o que envolve o uso dos veículos, como abastecimento, manutenção, limites de horário, velocidade, regiões que devem ser trafegadas e todos os procedimentos internos que envolvem a jornada do motorista e da frota como um todo.
Caso a postura da empresa seja de descontar as infrações cometidas dos salários dos condutores, isso deve estar indicado de forma clara e explicativa na Política de Frotas. Além disso, é preciso garantir que todos os funcionários tenham acesso ao documento no momento em que ingressam na companhia, e que estejam de acordo com ele. Isso evita futuros problemas com responsabilizações e pontuações.
2. Realize treinamentos com a sua equipe
Embora os condutores conheçam as normas de trânsito e saibam que devem respeitá-las, a rotina na estrada tende a enfraquecer o senso de obediência por essas regras. Por conta disso, é importante que a empresa realize treinamentos e momentos de diálogo com os condutores, com o objetivo de reforçar a importância de cumprir as leis e otimizar a sua forma de controlar as multas de frota locada.
Além de abordar questões que envolvem o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), abordando a gravidade e os valores das multas, os treinamentos também podem incluir medidas e técnicas sobre direção defensiva. Motoristas prudentes e que se preocupam com a segurança do próximo na estrada tendem a cometer menos infrações. Esse tipo de treinamento também deve garantir a atualização dos condutores quanto à legislação vigente.
3. Monitore o desempenho dos motoristas
Tão importante quanto aplicar medidas de orientação e prevenção é monitorar o desempenho dos motoristas na estrada. Para isso, existem sistemas de gestão de frotas que auxiliam o gestor a observar a forma como os condutores se comportam no dia a dia.
Dessa forma, é possível identificar eventuais condutas inadequadas que estejam resultando em infrações, além de verificar outras questões fundamentais como o bom uso dos veículos e a otimização do uso de combustível.
Junto com esse acompanhamento, é importante monitorar os dados sobre as eventuais infrações, estando atento aos vencimentos e pontuações por condutor.
Para dispor de todas essas informações de forma eficiente, contar com uma locadora de excelência é primordial. Com a Maestro Frotas, todo o assessoramento e as tecnologias mais modernas de monitoramento e gestão de frotas estarão à disposição da sua empresa.