Tudo o que você precisa saber sobre segurança no trânsito!

Tudo o que você precisa saber sobre segurança no trânsito!

Uma cultura de segurança no trânsito é importante para criar um ambiente em que os condutores se sintam capacitados, valorizados e motivados a priorizar as melhores práticas.

Isso é benéfico tanto para a equipe como para a sociedade e a própria empresa. Afinal, ela tem sua operação protegida e se torna mais eficiente.

Neste artigo, confira tudo o que você precisa saber sobre segurança no trânsito. Continue a leitura!

O que é segurança no trânsito?

A segurança no trânsito abrange um conjunto de iniciativas estabelecidas e adotadas para diminuir os riscos de acidentes em vias públicas. Isso inclui desde ações educativas e esforços corporativos até aperfeiçoamentos na infraestrutura e na legislação.

Por isso, a segurança no trânsito é um dos pilares na gestão de frota. Ela tem o papel de contribuir para a promoção de um ambiente de trânsito seguro para todos os usuários das vias.

Por que é importante ter uma política de segurança no trânsito?

A segurança no trânsito deve ser uma prioridade em todas as frentes. Na gestão de frota, uma das maneiras de praticar isso é por meio da criação de uma política de segurança no trânsito. Em outras palavras, estabelecendo, padronizando, comunicando e acompanhando comportamentos e ações que, no dia a dia, contribuem para operações e um trânsito mais seguros.

Assim, é importante ter uma política de segurança no trânsito para assegurar uma base formal que busque garantir o entendimento e a prática das expectativas organizacionais sobre segurança por parte dos motoristas e demais colaboradores. 

Isso trará outros benefícios adicionais como melhorar a eficiência, proteger ativos, reduzir custos com sinistros e manter a equipe valorizada.

Quais ações podem garantir a segurança no trânsito?

Incluir medidas simples em sua política e cultura de segurança pode resultar em operações gerais melhoradas, custos reduzidos e desempenho otimizado, além da garantia de que sua gestão está contribuindo para a segurança no trânsito. Veja abaixo.

1. Estabeleça e cumpra um calendário de manutenções veiculares

A manutenção regular é essencial para evitar e corrigir problemas que possam comprometer a segurança.

Ao desenvolver um cronograma de manutenção, é possível também identificar antecipadamente possíveis riscos à segurança, como freios ou pneus desgastados, e evitar acidentes no trânsito.

O ideal é incluir no calendário manutenções preditivas e preventivas, além das tradicionais manutenções corretivas. Nessa etapa, é importante avaliar os veículos da frota para determinar suas necessidades individuais de manutenção. Para isso, considere fatores como idade, quilometragem, padrões de uso e recomendações do fabricante.

2. Garanta condições de condução ideais

Diante de situações inesperadas, é válido se preparar para minimizar suas ocorrências e consequências.

Faz parte disso garantir que as melhores práticas sejam aplicadas na condução dos veículos da frota e que ela esteja em suas melhores condições.

Algumas iniciativas para isso, incluem:

  • utilizar os veículos mais adequados para as suas cargas, tipos de viagem e estradas a serem percorridas;
  • verificar regularmente as condições de funcionamento dos veículos da frota;
  • registrar quaisquer problemas e agir para que sejam resolvidos o mais rapidamente possível;
  • adotar políticas claras sobre a proibição de comportamentos inseguros e as suas consequências, como dirigir utilizando o celular no trânsito.

3. Utilize ferramentas de rastreamento, monitoramento e telemetria veicular

Essa abordagem permite identificar práticas de condução inseguras, como excesso de velocidade, a fim de que os motoristas possam ser reeducados e treinados.

Além disso, ajuda o gestor a avaliar a eficácia das rotas, garantindo que os motoristas utilizem as mais eficientes para economizar combustível, tempo e evitar o desgaste do veículo.

Isso contribui para o aumento da segurança, já que reduz as horas na estrada e o cansaço do motorista. Ao mesmo tempo, também ajuda a diminuir os custos e melhorar os indicadores de desempenho de entregas finalizadas no prazo.

4. Quando necessário, faça a renovação da frota

Veículos antigos, desgastados e defasados, além de ineficientes, representam um maior risco de acidentes nas vias. Assim, mantenha controle sobre suas condições e o momento recomendado para substituí-los.

Uma das maneiras de conseguir isso é terceirizando parcial ou completamente a frota. Dessa form, o capital não fica imobilizado com os gastos relacionadas às aquisições dos veículos e é possível obter reduções globais na sua gestão.

5. Respeite a capacidade de carga

Especialmente nas operações com frotas pesadas, os cuidados em relação ao transporte e manuseio de cargas são importantes para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes.

Por isso, é importante respeitar os limites de carga estabelecidos, escalando veículos adequados a cada tipo de carga e treinando a equipe para os processos e a conferência desse aspecto na rotina de trabalho.

6. Treine e capacite a equipe continuamente

O tempo investido com educação nunca é desperdiçado, principalmente quando o assunto é segurança no trânsito.

Sendo assim, procure desenvolver um programa de educação continuada de segurança que contemple questões como técnicas de condução segura e defensiva, reconhecimento e prevenção de riscos e perigos, primeiros socorros e regras e sinais de trânsito.

Os dados captados e as informações geradas, sobretudo a partir de telemetria, também fornecerão insights sobre aspectos que precisam ser retomados nas capacitações.

O conteúdo foi útil para você? Então, entenda o que é direção defensiva e confira exemplos!

Fechar Menu