Como funciona a terceirização de frota?

Como funciona a terceirização de frota?

Os desafios na gestão de frotas estão mais complexos. Reduzir custos, aumentar a eficiência operacional, elevar a qualidade na prestação do serviço e conquistar maior competitividade são alguns exemplos disso. 

Nesse cenário, a terceirização de frota pode ser uma solução viável para vencê-los. Se, no início, essa prática era mais comum entre organizações de grande porte, atualmente, também está bastante difundida entre pequenas e médias operações.

Neste artigo, saiba o que é, quais as vantagens e como funciona a terceirização de frotas. Acompanhe!

O que é o processo de terceirização?

A terceirização é uma estratégia de negócios na qual uma empresa contrata parceiros externos para fornecer bens ou serviços específicos.

Nesse modelo, a empresa externa, conhecida como prestadora de serviços ou prestadora terceirizada, providencia a execução dos processos contratados ou a disponibilização dos ativos requisitados pela contratante.

As organizações costumam aderir à terceirização para reduzir custos, melhorar a eficiência e ganhar escalabilidade.

Tais benefícios estão entre as razões para se considerar terceirizar funções e serviços, sobretudo aqueles secundários ou que não fazem parte do seu core business

Assim, as empresas conseguem focar os esforços em sua atividade-fim, o que é importante para obter vantagens competitivas.

O que é terceirização de transporte?

É possível terceirizar diversas tarefas ou serviços, incluindo suporte técnico, atendimento, contabilidade e, também, transporte.

No modelo mais tradicional, a terceirização de transporte ocorre quando uma empresa contrata um provedor externo para fornecer serviços de transporte e/ou veículos terceirizados para a sua frota. 

Já em modelos mais completos e modernos, esse processo pode também incluir o fornecimento de novas tecnologias, serviços adicionais de gestão de frotas e outras soluções.

A terceirização de transporte é bastante vantajosa, especialmente em projetos de redução de custos. Isso porque as terceirizadas realizam parcerias comerciais com as principais montadoras, o que resulta em valores e condições diferenciados para disponibilização dos veículos.

Como funciona a terceirização de frota?

A terceirização de frota é um serviço no modelo B2B (business to business, ou seja, realizado entre empresas).

Veja, abaixo, o que seu funcionamento demanda:

  • empresa contratante;
  • empresa terceirizadora;
  • contrato de terceirização.

Assim, a terceirização de frota funciona por meio da contratação de uma parceira para fornecer veículos e auxiliar na gestão de frotas de uma empresa contratante.

Na prática, a terceirizadora adquire veículos junto às montadoras para disponibilizá-los às organizações, providenciando a preparação e as customizações solicitadas. Dessa forma, é possível renovar ou ampliar a frota sem ter de arcar com os custos envolvidos na compra dos veículos.

Confira, a seguir, outras razões que levam mais negócios a optarem pela terceirização de frota:

  • redução de custos;
  • escalabilidade facilitada;
  • aumento de produtividade;
  • acesso a novas tecnologias;
  • ganho de flexibilidade e eficiência operacional;
  • possibilidade de foco em seu core business;
  • garantia de frota moderna e operando em boas condições;
  • acesso ao know-how e inteligência de mercado da terceirizada;
  • redução na carga interna de trabalho do gestor de frotas.

Que tipos de veículos é possível terceirizar?

É possível terceirizar uma ampla variedade de tipos de veículos. Além disso, há flexibilidade em termos de quantidade.

Existem empresas que terceirizam toda a sua frota e aquelas que optam apenas por alguns automóveis. Por esse motivo, esse é um modelo acessível independentemente do porte do seu negócio.

Conheça, abaixo, os tipos de veículos disponíveis:

  • veículos para frotas leves (veículos executivos ou de passeio, vans compactas, carros comerciais, entre outros);
  • veículos para frotas pesadas (caminhão-tanque, caminhão-baú, caminhão-trator, carretas, entre outros);
  • veículos agrícolas (tratores, colheitadeiras e diversos tipos de equipamentos agrícolas);
  • veículos híbridos/elétricos.

Quanto tempo dura um contrato de locação de frota?

Normalmente, o contrato para esse tipo de serviço é mais longo, com duração a partir de 12 meses — comumente, entre 24 e 36 meses.

Quanto custa uma frota terceirizada?

O valor total dependerá do escopo específico do projeto. Ele vai variar conforme o tipo e a quantidade de veículos contratados.

É importante saber que, conforme estimativas da Maestro Frotas, a locação de frota pode resultar em 25% de redução de custos para a empresa.

Afinal, com esse modelo, é possível economizar com a aquisição e renovação da frota, com o uso de combustível e manutenção, seguros, contratação de pessoal de apoio, entre outras frentes.

Como aliar a terceirização à frota própria?

Além da opção de terceirizar completamente a frota ou de atuar com o modelo de frota própria (quando a empresa compra e administra os seus veículos), há uma terceira possibilidade: ter uma frota mista, combinando ativos próprios com outros terceirizados.

Há diversos casos em que aliar a terceirização à frota própria pode ser uma ótima solução para as seguintes necessidades

  • dimensionar melhor a frota a novas necessidades da operação;
  • atender a demandas específicas;
  • escalar a operação e aproveitar novas oportunidades de mercado;
  • começar a atuar em novos nichos ou com novos serviços;
  • tornar a frota mais sustentável.

Quanto ao último ponto, se a sua empresa quer ter uma operação mais verde, saiba que, além da contratação de veículos elétricos, híbridos ou com menor emissão de poluentes, é possível ir além.

Ao contratar um parceiro comprometido, como a Maestro Frotas, é possível neutralizar as emissões de carbono de sua frota terceirizada por meio do Programa Carbon Free.

Quer saber mais? Então, conheça o nosso Programa Carbon Free em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN)!

Fechar Menu