Mais segurança, eficiência, redução de custos e produtividade. Como obter esses resultados na gestão de frota? A resposta pode estar na videotelemetria. Mas você sabe o que é videotelemetria?
Trata-se de uma tecnologia que permite obter diversos ganhos nas operações. Por funcionar como uma aliada na gestão de frota, melhora a segurança de ponta a ponta.
Neste artigo, confira o que é videotelemetria. Acompanhe!
O que é videotelemetria?
A videotelemetria combina imagens em vídeo com a coleta de dados de telemetria, permitindo o monitoramento e a análise de riscos e de desempenho em tempo real. Essa é uma tecnologia que funciona a partir da instalação de câmeras e de sensores nos veículos da frota.
Eles são responsáveis pela captura de imagens internas e externas e de dados diversos relativos ao percurso e à condução, como os de velocidade, localização, aceleração, etc. A partir deles, são emitidos alertas de situações e comportamentos de risco.
Tais informações ficam disponíveis em tempo real e são armazenadas na nuvem. Com isso, tem-se um quadro completo sobre as condições nas vias, o comportamento de condução dos motoristas e demais aspectos importantes para aumentar a segurança no trânsito e trazer melhorias na gestão e operação de frota.
Quais são as diferenças entre telemetria e videotelemetria?
Embora telemetria e videotelemetria sejam complementares, uma delas vai além e entrega um quadro geral mais para a gestão de frota.
A telemetria é uma tecnologia capaz de captar remotamente dados a partir de sensores e de GPS. Fazem parte desses dados a distância percorrida, a localização do veículo, o consumo médio de combustível, entre outros.
Por sua vez, a videotelemetria adiciona a captura de imagens em vídeo a esse conjunto de dados, sendo uma evolução da telemetria.
Quais são as vantagens da videotelemetria na gestão da frota?
1. Aumento da segurança no trânsito
O aumento da segurança no trânsito é um dos benefícios mais evidentes da videotelemetria. Por meio do monitoramento em tempo real, torna-se possível identificar e neutralizar comportamentos inadequados e de risco na condução dos veículos da frota, como:
- excesso de velocidade;
- frenagens bruscas;
- desvios de rota;
- fadiga e distrações do condutor;
- ultrapassagens perigosas.
Dessa forma, é possível evitar riscos e acidentes e adotar uma abordagem preventiva e preditiva a favor da segurança no trânsito.
2. Ganho na eficiência operacional
Ao saber o que é videotelemetria e suas potencialidades, é possível implementar a tecnologia e contar com dados atualizados e precisos para melhorar a eficiência operacional. Entre essas informações, estão:
- tráfego em tempo real;
- quilometragem percorrida;
- tempo de ociosidade do veículo;
- uso do combustível.
Assim, a partir da sua análise, torna-se viável identificar oportunidades de melhoria e de otimização da eficiência operacional da frota.
3. Redução de custos
A economia de custos pode ser atingida de forma multifatorial com o uso constante da tecnologia de videotelemetria, incluindo:
- ajuste de rotas para elevar a produtividade e controlar o uso do combustível;
- identificação de ineficiências nos padrões operacionais e nos próprios veículos;
- uso mais eficiente dos recursos;
- organização de mais entregas para múltiplos destinos em um mesmo trajeto;
- detecção de desperdícios;
- diminuição na demanda de manutenções corretivas de emergência;
- redução de gastos com multas e com envolvimento em acidentes.
4. Aumento de produtividade
Com as imagens e os dados completos obtidos com a videotelemetria, o gestor de frota consegue identificar padrões em termos de comportamento e performance dos condutores e no uso dos veículos.
A partir disso, é possível promover melhorias para melhorar o desempenho e a produtividade da equipe, incluindo a otimização de rotas, a ampliação da capacidade de atendimento a mais clientes no mesmo período e a diminuição de períodos de parada desnecessários na jornada do motorista.
5. Garantia de cumprimento de padrões e políticas de frota
Com os dados e recursos de monitoramento em tempo real, torna-se possível acompanhar se as normas, leis de trânsito, padrões operacionais e políticas de utilização de frota estão, de fato, sendo seguidos.
A partir dessas informações, o gestor consegue atuar de modo mais eficiente junto à equipe. Por exemplo, organizando o desenvolvenvimento de treinamentos específicos para as necessidades identificadas e fornecendo feedbacks para alcançar a conformidade nesses cumprimentos e mais segurança no trânsito para todos.
6. Proteção para os ativos da frota
Os dados e as imagens captados e armazenados com a tecnologia de videotelemetria proporcionam maior proteção para ativos da frota. Afinal, eles contribuem para:
- identificar e utilizar percursos mais seguros e confiáveis;
- evitar comportamentos de risco no trânsito;
- prevenir assaltos;
- garantir o melhor uso dos veículos, a sua conservação e a ampliação da sua vida útil;
- evitar o desgaste excessivo dos veículos;
- localizar em tempo real cada veículo da frota.
7. Ganho de assertividade nos processos de tomada de decisão
A videotelemetria gera um grande volume de dados. Quando analisados, eles fornecem uma base confiável para apoiar a tomada de decisões, reduzindo riscos e otimizando resultados.
Logo, trata-se de uma tecnologia aliada à gestão com base em dados, permitindo uma atuação ainda mais estratégica do gestor de frota.
O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e leia também como utilizar a telemetria a favor da sua frota!