6 dicas para melhorar a sua gestão de frotas em 2019

6 dicas para melhorar a sua gestão de frotas em 2019

O ano já começou e este é o momento de melhorar ainda mais sua gestão de frotas. As falhas cometidas no passado devem servir como direcionamento para as próximas ações, enquanto os acertos devem ser mantidos e aprimorados.

Ao elaborar um planejamento e adotar os métodos corretos, é possível alcançar os objetivos previstos, tornar a área mais eficiente, prever os gastos, facilitar o dia a dia das operações e focar em tarefas estratégicas, enquanto a frota terceirizada executa o serviço operacional.

Neste artigo, confira algumas boas práticas para otimizar os resultados de sua gestão de frotas em 2019. Acompanhe.

Dicas para melhorar a sua gestão de frotas

1. Atenção aos resultados do ano anterior

Estudar minuciosamente tudo o que aconteceu ao longo do ano passado vai ajudá-lo a tomar as atitudes certas com base em análise de dados e não em “achismos”. O fato é que cada negócio tem as suas particularidades, mas, de modo geral, avalie os gastos e ganhos, e considere fazer ajustes estratégicos que possam resultar em mais economia e agilidade no seu fluxo logístico.

Se você ainda não terceiriza esse serviço, coloque na ponta do lápis os gastos que tem, provavelmente sairá mais em conta e será muito menos burocrático repassá-lo. Se você já tem uma empresa que realiza esse serviço, considere os benefícios de manter esse parceiro e veja se a prestação atende suas expectativas.

2. Mapeie os processos

Estude as áreas, as informações e os recursos envolvidos em cada uma delas, do início ao fim. Assim, será mais fácil identificar quais são os gargalos na operação e onde exatamente eles ocorrem, além de enxergar com mais nitidez quais são suas possíveis causas. Dessa forma, é possível criar soluções mais eficazes e oportunidades de melhorias.

3. Indicadores de desempenho

Depois de mapear os processos, é hora de estudar os resultados e tomar decisões assertivas. Entre os indicadores mais comuns, é preciso se atentar a situações como: manutenção de veículos, custo com combustível, veículos ociosos, multas, percentual utilizado da capacidade dos veículos, etc.

4. Acompanhe os detalhes da operação

Monitorar a frota veicular é a melhor maneira de prevenir situações de risco e garantir a entrega correta dos produtos. Rever os materiais e as quantidades antes do despacho, acompanhar a entrega, se certificar sobre a conduta do motorista e outros detalhes podem fazer total diferença para um trabalho bem executado e bem avaliado por seus clientes.

5. Custo-benefício

Seja para um serviço terceirizado ou para uma frota própria, uma gestão de frotas eficiente deve se preocupar não apenas com o custo, mas também com a qualidade do serviço. Por isso, se essa tarefa é realizada pelos próprios colaboradores da empresa, considere terceirizá-la, o custo-benefício é bem atrativo. Mas, para tomar a melhor decisão, é importante comparar os prestadores, os veículos, os custos, o atendimento prestado, etc.

6. Automação de processos

Para que a gestão estratégica seja ainda mais produtiva, vale a pena investir em tecnologia, o que ajuda a manter o controle dos processos e, ainda, a garantir mais tempo para focar em tarefas estratégicas, visando o crescimento do setor.

Contratar um software especializado em gestão de frotas, por exemplo, permite a você acompanhar o trabalho das equipes externas, monitorar o status das entregas, elaborar rotas mais eficientes, identificar como os motoristas estão dirigindo, acompanhar as estatísticas de cada veículo, etc.

Se você quer mais dicas sobre gestão de frotas e ficar por dentro das informações e tendências desse mercado, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

Fechar Menu