Como escolher um carro para frota ideal?

Como escolher um carro para frota ideal?

Uma boa análise de sua frota pode identificar possibilidades de redução de custos e eventuais oportunidades de melhoria na prestação de serviços.

Mas você sabe quais fatores são importantes ao escolher um carro para frota? Qual é o modelo mais adequado para as suas operações? Quantos anos os veículos durarão? Quais geram menos despesas com manutenção? O consumo por litro de cada modelo?

Apresentamos, a seguir, um guia completo com os principais critérios a considerar ao escolher o modelo ideal de carro para frota.

O modelo de carro para frota ideal 

Cada empresa deve escolher o tipo de veículo mais adequado para as suas operações e necessidades. O custo, claro, é um critério importante. No site da Fipe, é possível conhecer os valores praticados no mercado atualmente, mas lembre-se de incluir nos custos de aquisição as despesas com despachante, IPVA, Taxa de licenciamento e DPVAT.

Outro critério importante é verificar se o veículo é forte o bastante e oferecerá o melhor desempenho para realizar o serviço para o qual será utilizado – do contrário, logo apresentará problemas de manutenção.  Para avaliar o desempenho e a durabilidade de determinado modelo, é importante analisar o histórico de manutenções em atividade semelhante à qual os veículos serão usados. Note, ainda, que a padronização da frota facilita a gestão.

Uma escolha correta do veículo lhe possibilitará dimensionar mais facilmente qual será o tamanho que a frota deve ter – lembre-se de adicionar um percentual de carros reservas.

Atente para o ano do carro para frota

Muitas empresas acham que substituir os veículos usados de sua frota por outros novos implicaria num custo muito alto, porém, após dois ou três anos de uso, as taxas de depreciação e os custos de manutenção aumentam significativamente.

Por isso, muitas empresas decidem renovar sua frota após esse período, apesar dos prejuízos que tiveram com a depreciação dos veículos, e um critério importante na hora de escolher os modelos é atentar para essa taxa.

Verifique, também, o consumo por litro

Um veículo novo, normalmente, consome menos combustível, em função de possuir uma tecnologia mais avançada ou pelo fato de não ter peças desgastadas, com filtros sujos e pneus desalinhados, como os veículos usados. No site do Inmetro, você pode verificar o consumo dos veículos da mesma categoria e fazer uma comparação entre eles.

Confira se existe algum modelo de veículo da mesma categoria que você procura e que tenha um consumo menor e possibilite reduzir as despesas. Lembre-se, também, de que o ar condicionado é um dos fatores para o maior gasto de combustível, pois o aumenta em 10%, na média.

Cuidado com os custos de manutenção

Ao escolher um carro para frota, você deve atentar não apenas para o valor de compra, mas também para as despesas de manutenção. Procure saber quanto cada modelo gasta, em média, com despesas de manutenção (seja preventiva ou corretiva), seguros, impostos, documentos, etc. A maioria das montadoras divulga o custo das manutenções preventivas de seus veículos.

Mas lembre-se de que, após o terceiro ano de vida, os veículos começam a apresentar problemas de manutenção. Além dos custos envolvidos com os reparos, o veículo também terá que ficar mais tempo na oficina, atrapalhando, assim, a produtividade da empresa.

Verifique o que está incluso no seguro

Pesquise o valor do seguro antes de escolher o modelo de veículo e verifique atentamente quais benefícios estarão incluídos. É preciso entender claramente se sua frota estará totalmente coberta ou se será preciso arcar com custos adicionais em alguns casos, sob a alegação de mau uso do veículo, quilometragem maior que a acertada, entre outros critérios.

Atente para as vantagens da terceirização de frotas

A terceirização pode ser uma opção mais vantajosa do que a aquisição da frota. Segundo os especialistas do setor, a economia com a terceirização varia de 15% a 30%. As principais empresas locadoras disponibilizam aos clientes o veículo que eles querem, seja qual for seu modelo, tamanho ou cor.

Além disso, algumas empresas de terceirização se responsabilizam por cuidar de uma série de obrigações relacionadas aos veículos, como manutenção preventiva e corretiva, seguro, assistência 24 horas, dedução fiscal do PIS/COFINS no caso do leasing operacional, entre outros encargos.

Desse modo, além de fazer economia, o locatário da frota pode, assim, parar de gastar com um bem depreciável, investir em outros segmentos e focar apenas na administração de sua empresa.

Seguindo as recomendações acima, você estará preparado para escolher o carro para frota ideal com muito mais segurança, eficiência e economia.

Você precisa de ajuda para escolher o veículo ideal para sua frota? Confira mais informações no e-book “Quanto custa a sua frota”. Caso queira esclarecer alguma dúvida, entre em contato com nossos consultores e até a próxima.

 

Fechar Menu