Entenda o papel das frotas terceirizadas na modernização do setor agrícola

Entenda o papel das frotas terceirizadas na modernização do setor agrícola

A agricultura atual é uma atividade cada vez mais complexa e tecnológica. Produtores utilizam cada vez mais tecnologias para a realização de muitos de seus processos. Consequentemente, ter uma frota moderna e mais eficiente é cada vez mais uma necessidade.

Porém, quanto mais tecnológicos são os maquinários agrícolas, maior é o valor de investimento, exigindo altos valores de aquisição e não são todas as empresas agrícolas e produtores rurais que possuem os recursos necessários para adquirir uma frota de máquinas agrícolas.

Para resolver este problema, a terceirização de maquinário agrícola é uma excelente opção para modernizar o setor agrícola como um todo, sem necessariamente ter a posse das máquinas.

A agricultura está mais moderna, tecnológica e produtiva

Com o advento da agricultura de precisão e da agricultura 4.0, o setor agrícola está cada vez mais eficiente. Consequentemente todo esse aporte tecnológico vem garantindo redução de custos e aumento da produtividade no campo.

A tendência é que a tecnologia agrícola esteja em constante avanço. Hoje temos máquinas dotadas de sistemas de telemetria que transmitem os dados em tempo real para uma central de controle.

Consequentemente, eles conseguem fazer o gerenciamento simultâneo da frota agrícola em campo, tomando decisões e corrigindo desvios rapidamente e de uma forma mais assertiva.

Dentro deste conceito tecnológico, cada etapa da produção é valiosa. A preparação da área, passando pela semeadura e chegando até a colheita são tratados com o máximo de atenção pelos agricultores, com cada maquinário tendo sua eficiência específica para sua etapa.

No entanto, essas etapas exigem maquinários e implementos específicos. O que ocorre, porém, é que é inviável (para não dizer impossível) que produtores rurais tenham capital de investimento para acompanhar toda essa evolução tecnológica e renovar a frota de uma forma mais regular.

A solução para ter máquinas sempre atualizadas tecnologicamente, sem ter que gastar mais com isso, é ter frotas terceirizadas operando na lavoura.

Frotas terceirizadas: mais agilidade e produtividade às operações agrícolas

Em um segmento bastante competitivo e com margens tão apertadas, produtores e empresas do agronegócio entendem que seus processos precisam ser ágeis, produtivos e respeitar prazos cada vez mais apertados.

Para alcançar isso, este setor depende de maquinários específicos, modernos e eficientes.

Mas conseguir tudo isso com capital próprio é, como já falamos, muito difícil no curto prazo. A contratação de uma empresa especializada em fornecer equipamentos agrícolas mais novos, com a manutenção em dia e modernos é a melhor solução.

Empresas especializadas na área de terceirização estão continuamente investindo na modernização de suas frotas. Elas entendem que frotas sem modernização, farão com que o produtor tenha perdas em produtividade, consequentemente não serão mais contratadas.

Assim, produtores rurais que optarem pelas frotas terceirizadas terão sempre acesso a equipamentos especializados, com menor tempo de trabalho a campo e com sistemas mais modernos.

Além disso, uma empresa especializada em fornecer maquinário agrícola através da terceirização terá uma ampla variedade de equipamentos para atender às necessidades específicas de cada operação.

Isso inclui equipamentos agrícolas de última geração que certamente contribuirão com o ganho de produtividade da lavoura.

Demais benefícios do uso de frotas terceirizadas

Em vez de adquirir e manter uma grande frota de maquinário que, com o tempo, vai ficando ultrapassada, a empresa que opta por contratar uma empresa especializada terá uma série de benefícios que vão além da modernização do sistema de produção.

O primeiro destes benefícios é a flexibilidade. Ao invés de estar preso a uma frota fixa, a empresa tem a possibilidade de contratar o maquinário necessário para cada projeto específico.

Ou seja, a empresa pode ajustar as necessidades de cada temporada ou projeto e definir a frota necessária para isso, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em equipamentos novos e que podem ficar inativos por muito tempo.

O ganho em eficiência é outro grande benefício do uso de frotas terceirizadas. Essas máquinas geralmente são de última geração e vão melhorar significativamente a eficiência da operação agrícola, principalmente pela economia do uso de combustível e ganho em produtividade.

Dessa forma, optar por frotas terceirizadas mais modernas é uma excelente estratégia para reduzir custos e aumentar a produtividade agrícola, sem ter que gastar muito mais com isso.

Acesse o site da Maestro Frotas e conheça todos os nossos diferenciais na oferta de máquinas agrícolas ao segmento agrícola via terceirização.

Fechar Menu