5 principais multas de frota e como evitá-las

5 principais multas de frota e como evitá-las

Na rotina de gestão, lidar com as multas de frota é algo que demanda tempo do gestor e dinheiro da empresa, recursos esses que poderiam ser empregados em algo que otimizasse resultados. Multas não agregam valor, o consomem, e constituem um desperdício que precisa ser evitado.

De fato, uma estimativa internacional projeta que, em média, entre 5% e 10% do orçamento anual da operação de frotas seja desperdiçado. E muito disso está relacionado às multas de frota. 

É importante lembrar que, além de, muitas vezes, a empresa ter de arcar com o custo da multa em si, não é esse apenas que impacta em seu orçamento. Há também o custo do tempo do gestor e da equipe responsável pela gestão de multa, que deixa de ser rentabilizado em uma atividade mais lucrativa para a empresa para se dedicarem a tarefas burocráticas relacionadas a multas.

E mais: multas estão comumente associadas a comportamentos de risco. E isso pode ligar sua empresa a comportamentos inseguros, prejudicando sua credibilidade.  E se as multas são muito recorrentes, pode-se estar lidando com condutores mais propensos a envolverem-se em acidentes e outras situações de risco para todos. 

Portanto, é fundamental buscar uma abordagem proativa em relação à gestão de multas de frota e adotar estratégias para evitá-las. É sobre isso que falaremos a seguir.

Quais são as multas mais comuns no Brasil?

As infrações geradoras de multas mais frequentes estão relacionadas à rotina de trabalho dos condutores e da operação de frota. De acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os casos mais comuns envolvem:

  1. Excesso de velocidade;
  2. Transitar em local ou horário não permitido;
  3. Avançar em semáforo vermelho ou diante de uma parada obrigatória;
  4. Não usar cinto de segurança;
  5. Estacionar em local proibido.

Além desses, também são frequentes as multas que dizem respeito ao uso de celular ao volante e a trafegar com excesso de peso ou com veículo em mau estado de conservação.

Estratégias para evitar as multas de frota

Por vezes, ao gerenciar multas de frota, o processo de vincular uma violação ao motorista responsável pode se tornar um verdadeiro desafio, especialmente para frotas que trabalham com muitos veículos ou têm motoristas que compartilham veículos diferentes.

Algumas frotas não possuem processo para isso ou não rastreiam o motorista e acabam absorvendo o custo. Ao fazê-lo, as frotas não têm conhecimento do registro de infração de um motorista, ou de seus motoristas em maior risco e, justamente por esses motivos, não podem educar mais efetivamente os funcionários sobre as consequências das multas, implementar ações disciplinares por multas excessivas ou estabelecer um procedimento adequado de política de multas.

Monitorar o comportamento do motorista usando tecnologia que é capaz de registrar a atividade do veículo 24 horas por dia, 7 dias por semana ou usando tecnologia de identificação do motorista (se você tiver diferentes motoristas usando diferentes veículos) são soluções que você pode considerar se quiser começar a configurar um processo que identifica estilos de direção que podem incorrer em multas e determinar rapidamente quem é responsável por elas; para não mencionar evitar perda de tempo em práticas de backoffice.

Saiba mais sobre essas estratégias a seguir:

1. Reforçar treinamentos e políticas de segurança e uso de frota

O melhor momento para controlar um desperdício é antes que ele ocorra e a maneira de fazer isso em relação a multas de frota é estabelecendo e compartilhando políticas e procedimentos que inibam comportamentos de risco. Embora os condutores já conheçam as diretrizes básicas, é sempre importante tornar as políticas da empresa claras e bem-compreendidas, especialmente as que dizem respeito à segurança. 

Como vimos, muitas práticas simples são negligenciadas no dia a dia, resultando em multas de frota. Dessa forma, é preciso criar mecanismos para estimular comportamentos seguros e alinhados às normas da empresa. Isso envolve não apenas a política de frota, como também treinamentos frequentes. Aplicar o Diálogo Diário de Segurança (DDS) com foco na redução de multas de frota e dos comportamentos que levam a elas também pode ser proveitoso. 

2. Utilizar um software de gestão

Um bom software de gestão de frota maximiza a visibilidade da integridade e do uso dos veículos, permitindo que o gestor monitore a segurança de forma abrangente. O software pode fornecer dados em tempo real sobre seus ativos e ajudar você a ficar conectado com seus motoristas, garantindo que eles estejam operando os veículos com segurança, antevendo casos que possam culminar em multas e fornecendo oportunidade para evitá-las.

Além disso, é possível aproveitar os dados para fazer conexões e predições relacionadas a quaisquer problemas recorrentes com determinados motoristas ou veículos.

Por exemplo, talvez alguns de seus veículos precisem de reparos de freio com mais frequência do que outros, e você perceba que um condutor está conectado a esses veículos. Assim, você poderá agir proativamente com orientações sobre técnicas de frenagem adequadas para evitar problemas futuros e melhorar hábitos de direção, evitando multas, acidentes e gastos excessivos com manutenção corretiva.

3. Combinar o software com telemática

Combinar a telemática com o software de gestão de frota permite que você acesse dados em tempo real sobre o status do veículo, localização e comportamento do motorista.

Você poderá configurar alertas para comportamentos inseguros e associados a multas de frota, como excesso de velocidade e frenagem brusca, para ajudá-lo a se manter informado e corrigir quaisquer problemas antecipadamente. Além disso, o monitoramento tende a incentivar os condutores a serem ainda mais cuidadosos em seus afazeres. 

4. Terceirizar frota

A terceirização de frota traz diversos benefícios diretos e indiretos para a empresa. No caso das multas, seu gerenciamento pode estar incluído no escopo de trabalho da terceirizada, tirando essa carga de trabalho moroso e burocrático da rotina do gestor, que pode se dedicar a outras atividades de maior valor agregado. 

Além disso, com a terceirização, você terá sempre veículos em boas condições e com a manutenção em dia, o que ajuda a evitar multas por mau funcionamento ou má conservação do veículo. 

Se você ficou interessado nesse serviço de gestão de multas de frota e quer saber mais sobre a terceirização, entre em contato com a Maestro Frotas.

Fechar Menu