GNV: Quais são as vantagens e desvantagens do carro a gás?

GNV: Quais são as vantagens e desvantagens do carro a gás?

O mercado automotivo tem passado por constantes transformações, buscando alternativas mais sustentáveis e econômicas para os veículos. Nesse contexto, o GNV (Gás Natural Veicular) tem ganhado destaque como uma opção viável para proprietários de frotas e motoristas em geral. É aí que surge a dúvida: quais são as vantagens e desvantagens do carro a gás?

Neste artigo, vamos responder essa pergunta e explicaremos como um carro a gás funciona e como é feita a sua integração em uma frota empresarial. Acompanhe!

O que é um carro a gás?

Um carro a gás, também conhecido como veículo movido a GNV, utiliza o Gás Natural Veicular como combustível principal. O GNV é uma mistura de hidrocarbonetos leves, principalmente metano (CH4), que é encontrado em reservatórios subterrâneos. Sua extração é realizada juntamente com o petróleo e outros gases associados.

Os carros a gás são adaptados ou fabricados de forma a comportar um kit GNV, que são cilindros especialmente projetados para armazenar o gás no veículo. O sistema de injeção do motor também é adaptado para permitir a queima eficiente do GNV.

Como funciona um carro a gás?

O funcionamento de um carro movido a GNV é semelhante ao de um veículo a gasolina ou a diesel. O gás armazenado nos cilindros é liberado para o motor por uma válvula reguladora, que controla a quantidade da substância que entra no sistema de admissão. Assim, o GNV é misturado ao ar e introduzido nas câmaras de combustão do motor.

A principal diferença do GNV em relação aos combustíveis líquidos é que o gás, por ser mais leve que o ar, se dispersa rapidamente em caso de vazamento. Isso reduz o risco de explosões e impactos ambientais.

Quais são as vantagens e desvantagens do carro a gás?

O Gás Natural Veicular apresenta vantagens e desvantagens como combustível automotivo. Entenda mais abaixo.

Vantagens do carro movido a GNV

Entre os benefícios, destacam-se a economia e a redução de emissões, o que proporciona uma opção mais sustentável e econômica para proprietários de frotas. Suas principais vantagens são:

Economia de combustível

O GNV é mais barato do que a gasolina ou o diesel, o que pode gerar economia de combustível para proprietários de frotas. Essa vantagem é mais evidente em frotas de grande porte, cujo consumo de GNV é mais expressivo.

Redução de emissões

O GNV é um combustível mais limpo em comparação à gasolina e ao diesel. A queima do GNV emite menos dióxido de carbono (CO2) e outros poluentes, assim, contribui para a melhoria da qualidade do ar e a redução da pegada de carbono da frota.

Menos desgaste do motor

O GNV possui uma queima mais suave e limpa, o que pode levar a um menor desgaste dos componentes internos do motor. Isso também aumenta sua vida útil e reduz os custos de manutenção ao longo do tempo.

Reserva de combustível

Os veículos a Gás Natural Veicular geralmente possuem um sistema dual-fuel. Isso significa que também podem ser abastecidos com gasolina ou diesel. Essa vantagem adicional pois permite que os motoristas se adaptem a situações em que não há postos de GNV.

Desvantagens do carro movido a GNV

Em contrapartida, o GNV também possui desvantagens, especialmente em localidades de menos estrutura social. Confira.

Custo inicial de conversão

A instalação do kit GNV no veículo exige um investimento inicial. Essa conversão pode ser mais dispendiosa em veículos modernos ou eletrônicos, porque requer uma adaptação mais complexa do sistema de injeção.

Perda de espaço no porta-malas

Os cilindros de armazenamento do GNV ocupam espaço no porta-malas ou em outra área do veículo. Isso acaba sendo uma desvantagem por conta da diminuição do espaço disponível para cargas.

Redução de potência

Em alguns casos, o GNV pode provocar uma leve redução na potência do motor. Isso é mais perceptível em veículos com motores menos robustos ou em situações que exijam acelerações intensas.

Infraestrutura limitada

Em determinadas regiões, a disponibilidade de postos de GNV pode ser limitada, dificultando o abastecimento em em caso de viagens mais longas.

Como faço para ter carros movidos a GNV na minha frota?

Para ter carros movidos a GNV em sua frota, é possível adquirir veículos já equipados com o sistema. Muitos fabricantes oferecem modelos com essa opção de fábrica, o que simplifica o processo de incorporação desses carros à empresa.

Contudo, caso já possua uma frota de veículos, uma opção é convertê-los para o uso de GNV. Afinal, existem oficinas especializadas que realizam a instalação dos kits de Gás Natural Veicular em automóveis compatíveis.

Uma outra alternativa é buscar uma empresa de terceirização de frotas que já ofereça veículos movidos a GNV em seu catálogo. Dessa forma, você aproveite os benefícios dessa tecnologia sem ter que se preocupar com a conversão ou manutenção dos veículos.

Essa decisão dependerá das necessidades específicas de sua empresa, da disponibilidade de recursos e das condições locais do mercado. Não se esqueça de considerar as vantagens e desvantagens mencionadas.

O conteúdo foi últil para você? Então, entre em contato com a Maestro Frotas e inclua carros a gás na sua frota! Também fornecemos um orçamento personalizado para atender as necessidades da sua empresa.

Fechar Menu