Transformação Digital e a terceirização de frotas agrícolas

Transformação Digital e a terceirização de frotas agrícolas

À medida que a tecnologia evolui, mais e mais indústrias a utilizam para transformar seus processos e melhorar suas operações. Isso não é diferente na indústria agrícola e com a gestão de suas frotas. Nessa área, a transformação digital pode melhorar significativamente os prazos de entrega, o controle de custos, a satisfação do cliente, a sustentabilidade e a segurança. Tudo isso é potencializado quando se tem ao lado um parceiro de terceirização de frotas agrícolas comprometido com metas de digitalização nas operações.

Continue a leitura para saber mais sobre como a implementação de tecnologias inovadoras para a transformação digital aliada à terceirização de frotas agrícolas permite esses e outros ganhos para o seu negócio.

Qual é a importância da transformação digital para as frotas agrícolas?

Uma revolução ampla e inevitável, a transformação digital é impulsionada pela confluência de várias tecnologias disruptivas, incluindo Big Data e análises de grandes volumes de dados; conectividade sem precedentes entre dispositivos, pessoas e equipamentos, automação; inteligência artificial e realidade aumentada.

Por meio dela, as empresas simplificam e aceleram tarefas manuais que podem ser automatizadas e digitalizadas e implementam novos processos, tecnologias e inovações para transformar as operações de negócios existentes ou criar novas. Assim, esse é um caminho para se acompanhar ou superar a concorrência e obter diferenciais de mercado.

Na gestão da terceirização de frotas agrícolas, essa transformação promete reduzir ineficiências e elevar a economia, ao mesmo tempo em que melhora a produtividade – ingredientes essenciais para aumentar a eficiência e a lucratividade de negócios desse setor.

Como a transformação digital combinada com a terceirização de frotas agrícolas pode ajudar com os desafios e oportunidades do setor?

Empresas de agronegócio lidam diariamente com desafios variados em um setor com exigências cada vez maiores, envolvendo desde a produção até o transporte de seus produtos.

Para vencer muitos desses desafios, cada vez mais essas empresas têm optado pela terceirização de frotas agrícolas. Adicionalmente, para ganhar ainda mais competitividade e potência, também atuam em colaboração com os parceiros de terceirização para modernizar e ampliar a digitalização de suas operações e processos.

A seguir, conheça alguns dos desafios que essa abordagem pode ajudar sua empresa a superar e, ainda, exemplos de oportunidades de melhoria que são alcançáveis ao aprimorar seu plano de transformação digital em uma operação com terceirização de frotas agrícolas:

Reduzir custos

A digitalização aliada à terceirização de frotas agrícolas pode desempenhar um papel de impacto na redução de custos — um dos maiores desafios desses negócios,

Isso é feito de diversas maneiras. Desde utilizar sistemas para uma roteirização mais eficiente, que contribua para economia de tempo e combustível, até diminuir gastos com manutenção e horas de condução da equipe.

A transformação digital também pode simplificar os processos de comunicação, ajudando as empresas a economizar tempo e dinheiro em necessidades administrativas.

Elevar a segurança

A terceirização de frotas agrícolas já é uma iniciativa importante para trazer mais segurança para a operação, ao fornecer maquinários sempre nas melhores condições, com a manutenção em dia.

E esse ganho pode ser ainda maior com uma aceleração do projeto de digitalização da empresa.

Por exemplo, com a implementação de tecnologias telemáticas e sensores, o gestor terá dados em tempo real para rastrear a localização dos veículos e evitar roubos de carga.

Com algumas dessas tecnologias, as empresas podem, inclusive, parar remotamente o motor de um caminhão roubado para reduzir perdas monetárias e riscos às suas mercadorias.

Essas soluções tecnológicas também acompanham e ajudam a detectar eventuais comportamentos de risco na direção, como frenagens bruscas e acelerações rápidas, fornecendo dados para que os gestores orientem e treinem suas equipes para atuar com mais segurança.

Diminuir as rotinas administrativas manuais e baseadas em papel

As rotinas de gestão de frotas agrícolas são compostas por uma série de atividades, processos, documentos e análises. Ainda hoje, muito desse trabalho nas empresas do setor é realizado manualmente e com um uso excessivo de papel.

A transformação digital auxilia a vencer desafios associados a isso. Afinal, os processos de negócios dependentes de papel são lentos e propensos a atrasos e erros. Há, ainda, um grande risco de perda de documentos e informações críticas para a empresa agrícola.

E quando o gestor precisa de um histórico sobre o uso de um equipamento ou relatórios de abastecimento segmentados por períodos ou veículos? Se isso tudo for controlado sem o apoio da digitalização, o acesso será demorado e, por vezes, até impossibilitado.

Já em um modelo de terceirização de frotas agrícolas, que utiliza sistemas de rastreamento e gestão que integram dados, é possível acelerar as rotinas administrativas e reduzir problemas com erros, redundâncias, atrasos e outros.

Conectar a cadeia de suprimentos e fornecer ampla rastreabilidade

Este é, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade para negócios agrícolas.

A “logística inteligente”, com inovações como armazenamento automatizado, rastreamento de carga em tempo real e gerenciamento remoto de frota pode elevar a segurança e a eficiência enquanto amplia a conexão entre as partes dessa cadeia.

A transformação digital aplicada à terceirização de frotas agrícolas para conectar a cadeia de suprimentos permite que se tenha acompanhamento em tempo real da localização e das condições dos ativos, uma avaliação certeira da eficiência das rotas utilizadas, entre outras questões que dão mais visibilidade de ponta a ponta.

Essa transparência e capacidade de rastreabilidade em toda a cadeia é, ainda, um fator-chave para garantir a qualidade e a segurança do transporte e para proteger os alimentos perecíveis contra o desperdício.

Gerar relatórios e alertas para ação imediata

Seja por manter muitas rotinas ainda executadas manualmente ou seja por utilizar sistemas defasados, por vezes, o gestor de frotas agrícolas não tem acesso a informações para tomar as melhores decisões e ações no momento em que são mais necessários.

Esse é um tipo de desafio que a transformação digital com a terceirização de frotas agrícolas pode ajudar a resolver.

Por meio de tecnologias fornecidas pela parceira de terceirização, o gestor terá acesso a informações e relatórios para monitorar os principais indicadores de desempenho, como horas de uso de cada equipamento, área de campos arados, distância percorrida por tratores em um dia, combustível utilizado por rota e muito mais.

Essas soluções também podem ser configuradas para emitir alertas em situações de risco e que demandem atenção imediata para que seja possível reagir rapidamente para minimizar eventuais problemas em sua operação.

Garantir as rotinas de manutenção preditiva

Ainda hoje é comum que muitas empresas do setor agrícola mantenham seus cronogramas de manutenção baseados apenas no fator tempo.

Embora essas rotinas utilizem algum grau de análise estatística, elas são estáticas e reativas, o que pode levar a problemas como interrupções na colheita e em outras etapas vitais dos processos do negócio.

Para evitar esse tipo de cenário, a transformação digital oferece ferramentas para que as empresas que optam pela terceirização de frotas agrícolas garantam a realização de rotinas de manutenção preditiva, que utilizam ferramentas e técnicas de monitoramento baseado em condições dos equipamentos, não apenas no tempo recomendado para reparos.

Isso é possibilitado por um uso inteligente de dados que ajudam a prever o futuro eventual ponto de falha do ativo, permitindo que o maquinário seja consertado ou substituído pelo parceiro de terceirização antes de falhar e gerar prejuízos.

Elevar a satisfação do cliente

Este é outro exemplo de grande desafio e que também pode se tornar em uma oportunidade de crescimento e consolidação quando aprimorado com a terceirização de frotas agrícolas aliada a um impulsionamento de sua digitalização.

Afinal, quando as empresas combinam transformação digital com frotas mais eficientes e modernas, elas conseguem manter as condições de entrega acordadas com seus clientes e garantir que as mercadorias cheguem a eles com o prazo certo e nas melhores condições possíveis.

E as tecnologias de rastreamento, que permitem que os clientes tenham acesso ao monitoramento dos pedidos do início ao fim do processo de entrega, também influenciam em sua maior satisfação.

Vença os desafios de seu negócio e aproveite novas oportunidades fazendo a terceirização de frotas agrícolas com a Maestro. Descubra como nossos serviços também podem impulsionar a transformação digital na gestão de suas frotas. Entre em contato com nossa equipe.

Fechar Menu