Há uma ampla variedade de tipos de caminhão disponíveis para compor uma frota pesada. Diante disso, é fundamental que o gestor de frota conheça as características e funções distintivas desses veículos para identificar aqueles que melhor atendem às necessidades logísticas da sua empresa.
Com isso, evitam-se problemas como os perigos das sobrecargas dos caminhões, desperdícios, falta de segurança e produtividade na operação.
A seguir, conheça mais sobre os diferentes tipos de caminhão e suas principais especificidades. Assim, você pode tomar decisões mais informadas e estratégicas na composição da sua frota.
Quantos tipos de caminhão existem?
Há em torno de 3,5 milhões de caminhões circulando pelo país, de acordo com dados da Senatran. Esse número expressivo ajuda a demonstrar a importância desses veículos para o transporte terrestre no Brasil.
E, compondo esse montante, há diversos tipos de caminhão, variando em termos de função, tamanho, capacidade de carga, entre outros fatores.
Conheça os 14 principais tipos de caminhão existentes no mercado e suas características mais relevantes.
1. Caminhão 3/4 ou VUC
Este tipo é voltado a cargas consideradas leves, com limite de até três toneladas. Por isso, ele é indicado para circular em vias urbanas — por isso, a denominação de VUCs, Veículos Urbanos de Carga.
Outra característica deste veículo é que ele tem dois eixos simples que apresentam largura de até 2,20 metros e comprimento menor do que 7,20 metros.
Ele pode ter uma carroceria, sendo, neste caso, também classificado como caminhão-baú. Este tipo de caminhão é indicado, sobretudo, para o transporte de cargas secas.
2. Caminhão toco
Conhecido também como caminhão semipesado, este tipo de veículo conta com maior capacidade de carga, chegando a até seis toneladas.
Ele pode ter até 14 metros de comprimento, sendo recomendado para uso predominantemente urbano. Seu peso bruto total (soma do peso do caminhão e da carga transportada) tem o limite de 16 mil quilos.
A sua tração traseira normalmente é composta por dois eixos. Isso permite que esses tipos de caminhão possa ser utilizado, entre outras finalidades, como baú para mudança e para transportar carga seca.
3. Caminhão truck/pesado
Este veículo de até 14 metros de comprimento apresenta eixo duplo, tração traseira e capacidade de carga de até 14 toneladas.
Tratam-se de tipos de caminhão comuns no Brasil, destacando-se pela eficiência tanto para pequenos transportes locais quanto nas rodovias do país.
Sendo assim, ele é bastante utilizado para cargas variadas, incluindo aço, mercadorias a granel e carga seca. Entretanto, é preciso estar atento para eventuais restrições em áreas urbanas em relação ao seu peso.
4. Cavalo mecânico simples
Também conhecido como extra peso, este tipo de caminhão tem carretas com duas estruturas, a primeira, chamada de cavalo mecânico. Contempla cabine, rodas de tração e motor.
De comprimento de até 18 metros e com duas rodas de tração e eixo simples, esses veículos apresentam capacidade de carga de 33 toneladas, podendo ser engatados em semirreboques e em variados tipos de carretas.
5. Cavalo mecânico trucado
Variação do modelo anterior. Apresenta eixo duplo com peso distribuído por mais rodas e maior capacidade de carga. Essa varia de acordo com o semirreboque utilizado. Estes tipos de caminhão são considerados de carga pesada.
6. Carreta 2 eixos
Por sua vez, a carreta com dois eixos conta com um cavalo mecânico, além de um semirreboque, cada qual com dois eixos. Sua capacidade de carga é de 33 toneladas.
7. Carreta 3 eixos
Bastante semelhante ao tipo de caminhão anterior. Entretanto, apresenta dois eixos na carreta e três eixos no semirreboque. Além disso, tem capacidade de carga mais robusta, chegando a até 41,5 toneladas.
8. Bitrem ou treminhão
Tipo de caminhão comum em áreas portuárias. Isso acontece devido à grande capacidade de carga desses veículos.
Na configuração bitrem articulado com sete eixos, por exemplo, pode transportar até 57 toneladas. Quando utilizado um terceiro eixo no semirreboque, essa capacidade pode ser ainda maior, chegando a até 74 toneladas.
9. Rodotrem
Composto por três articulações, estes tipos de caminhão utilizam um equipamento interligado à sua quinta roda – conhecido como Dolly.
Com comprimento de 30 metros, tem capacidade máxima de transportar até 74 toneladas. No entanto, é fundamental consultar as restrições de circulação desse tipo de veículo que demanda uma Autorização Especial de Trânsito (AET).
10. Caminhão comboio
Apresenta capacidade de carga de até 6 mil litros. Esse tipo de caminhão é indicado para realizar o transporte de cargas líquidas inflamáveis e, também, para o abastecimento de maquinários.
Para operar com esse tipo de veículo pesado na sua frota, é necessário seguir as normas estabelecidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Além disso, será preciso que o condutor faça o curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP) e tenha o comprovante de conclusão, conforme exigido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
11. Caminhão basculante
Trata-se de um tipo de caminhão que apresenta caçamba articulada, sendo bastante utilizado em regiões urbanas, sobretudo para transporte de materiais para a construção civil.
12. Caminhão-tanque
Com capacidade para até 50 mil litros de combustível, este tipo de caminhão apresenta um reservatório bastante amplo para o transporte de líquidos inflamáveis. Pode contar com até três compartimentos, sendo eles para diesel, gasolina e álcool.
Há regras e exigências do Contran que devem ser seguidas para que se possa circular com esse tipo de veículo. Essas incluem, por exemplo, ter um tanque revestido de aço e ter isolamento térmico.
13. Prancha
O caminhão-prancha apresenta capacidade de carga de até 60 toneladas. Ele é utilizado especialmente para transportar maquinários, barras de aço, chapas, sacarias, entre outros materiais.
Um ponto importante é que esse tipo de veículo pode variar entre dois, três ou quatro eixos, que podem apresentar pranchas e formas planas ou rebaixadas.
14. Munck
Por fim, este tipo de caminhão é bastante utilizado em áreas com limitações de altura, tais como usinas e indústrias. Ele é voltado ao transporte de cargas robustas, podendo ser utilizado para transporte de longa distância sem necessitar de liberação do Contran.
Agora que você já conhece os tipos de veículos ideais para a sua operação, descubra também 4 motivos para investir em terceirização de frota de caminhão.