Integração de dados na frota pesada: por que é importante?

Integração de dados na frota pesada: por que é importante?

A gestão de frota pesada, hoje, conta com diversas tecnologias que facilitam o trabalho de quem é responsável por essa operação. Rastreamento, telemetria e tecnologias embarcadas são desenvolvidas constantemente para auxiliar nessa tarefa. No entanto, elas só se mostram realmente eficientes quando são bem utilizadas e administradas pelas empresas.

Nesse sentido, a conectividade é fundamental. E integrar os dados gerados a partir dela fará toda a diferença para a tomada de decisões que gerem mais produtividade e eficiência nos negócios.

Incorporar os dados entre veículos, frotistas, pós-vendas, motoristas e cliente final permite não somente um retorno rápido das informações, mas contribui para otimizar os processos e facilita a busca por soluções. No fim do dia, isso significa menos custos, melhor aproveitamento dos recursos e mais qualidade nos serviços prestados.

A seguir, te explicamos melhor o que é a integração de dados na frota pesada e por que ela é importante para a sua empresa.

De quais dados estamos falando?

Acompanhar os dados que são elaborados pelos sistemas de monitoramento e gestão ajuda o administrador a entender a situação do seu negócio. Na gestão de frotas isso significa centralizar as informações relevantes sobre cada veículo, carga e motorista, por exemplo. Além disso, é preciso considerar todos os dados que podem impactar no andamento dos processos, na otimização do tempo e dos resultados financeiros. Alguns deles são:

• Notas fiscais

• Dados de entrada e saída dos veículos

• Informações sobre os clientes

• Monitoramento de entregas e abastecimentos

• Perfil e treinamento dos motoristas

• Ocorrência de multas

• Controles de gastos com combustível.

Se esses dados não estiverem integrados, ou seja, se estiverem em diferentes aplicativos ou planilhas, será quase impossível para o gestor ter uma visão macro sobre o negócio e administrar as operações de forma correta.

Os principais benefícios da integração de dados na frota pesada

Ao realizar a integração de dados na frota pesada, unindo as informações de toda a operação em um só sistema, o gestor desfruta de várias facilidades. Dentre os principais benefícios está a redução das despesas de manutenção, aumento da segurança da frota, melhor organização das equipes, compreensão sobre a real capacidade de atendimento, cumprimento da legislação vigente e dispensa de horas extras desnecessárias dos condutores.

Outros dados que podem ser vitais para a organização e que surgem com essa integração são o custo por quilômetro rodado, frequência de manutenção preventiva, tempo ocioso e tempo estimado de chegada. Além disso, as informações geradas podem ajudar a entender quando é preciso oferecer capacitações para os motoristas ou buscar soluções para maximizar a eficiência do consumo de combustíveis.

Os erros mais comuns

Se a correta integração e utilização dos dados melhora o funcionamento de um negócio, o mau gerenciamento deles pode atrasar a evolução de uma empresa e até mesmo arruinar os negócios. Isso acontece principalmente quando se opta pelo uso de meios ultrapassados para fazer essa gestão, como planilhas de papel ou até mesmo no computador, mas de forma offline e manual.

Contar com as informações em planilhas extensas, desconectadas entre si e alimentadas de forma mecânica pode abrir espaço para erros que incluem a omissão de dados importantes, perda de informações ao longo do processo e desperdício de recursos.

Como realizar a integração de dados na frota pesada?

O primeiro passo para executar a integração de dados na frota pesada de forma eficiente é determinar quais dados são importantes para se atingir uma análise consistente e capaz de fornecer as informações necessárias para o negócio. A partir dessa análise é possível verificar a plataforma mais eficiente e que melhor atende às demandas da companhia.

Diversos sistemas estão disponíveis atualmente para fazer essa incorporação. Ao contratar uma empresa de terceirização ou gestão de frotas, por exemplo, é comum que a fornecedora ofereça serviços que incluem a integração. Depois disso, é só aproveitar os benefícios.

Ficou interessado em fazer a integração de dados na frota pesada da sua empresa? Para saber mais sobre os modelos de softwares disponíveis atualmente para a integração de dados e como eles podem ajudar o seu negócio, contate um dos nossos especialistas.

Fechar Menu