Dimensionamento de frota: você precisa de mais veículos?
Image of two young businessmen using touchpad at meeting

Dimensionamento de frota: você precisa de mais veículos?

Para garantir o sucesso de qualquer empresa, é preciso fazer uma boa gestão de seus ativos. O dimensionamento de frota é essencial para isso em operações logísticas. Afinal, é por meio dos veículos que a rotina do negócio e a geração de valor para o cliente poderão ser desenvolvidas. 

Ainda, é com o correto dimensionamento de frota que o gestor poderá planejar toda a sua operação, aproveitar novas oportunidades e extrair o máximo de resultados a partir desses recursos, reduzindo custos desnecessários e maximizando o retorno sobre o investimento.  

No entanto, estabelecer a quantidade ideal de veículos pode ser um desafio. Como saber se não é hora de rever o dimensionamento de frota? Será que sua empresa está perdendo oportunidades por ter um número insuficiente de veículos? Continue a leitura e confira nossas dicas. 

O que é o dimensionamento de frota? 

O dimensionamento de frota, de maneira objetiva, é o cálculo que gera o resultado quantitativo para os gestores decidirem o número ideal de veículos para suprir as necessidades de sua operação, qual tipo de veículos adotar, entre outros aspectos essenciais para a gestão de frota.  

Na prática, para chegar a esse resultado, o gestor de frota deve considerar sua demanda mensal e dividir pelo volume de carga a ser carregada, também mensalmente. O resultado deverá ajudar a avaliar se o dimensionamento atual é ou não adequado.  

Também é possível utilizar o cálculo para considerar um aumento de demanda, projetando o volume de carga futuro para ponderar se o perfil atual da frota está ou não preparado para anteder a esse incremento e apoiar o crescimento do negócio. 

Por que fazer o correto dimensionamento de frota é tão importante?   

Há diversas razões para que o cálculo e a revisão do dimensionamento de frota ideal sejam parte prioritária da estratégia de uma operação de frota. 

Se sua empresa conta com uma frota própria com mais veículos do que o necessário, isso significa que sua companhia está perdendo dinheiro, com carros inativos, aumento de custos de manutenção, capital imobilizado, entre outros problemas.  

Agora, se sua organização apresenta um número menor de veículos do que seria o necessário para atender a demanda atual e lidar com imprevistos ou sazonalidades que exijam mais potência na operação, vocês estão deixando de lucrar mais, de atender mais clientes e de aumentar e consolidar sua posição no mercado.  

Assim, é fundamental rever constantemente o cálculo de dimensionamento de frota, de modo a agir proativamente para evitar prejuízos e perdas e otimizar a lucratividade e os resultados de sua empresa. 

Quais são as principais vantagens de obter dimensionamento de frota ideal? 

Resumidamente, entre os benefícios potenciais, podemos destacar: 

Redução de custos 

O correto dimensionamento de frota ajudará a garantir a otimização dos recursos da sua empresa. 

Como falamos anteriormente, veículos parados, que não sejam usados para extrair o máximo de valor, podem estar drenando a lucratividade do seu negócio, gerando, ainda, despesas extras e desnecessárias.  

Eficiência no plano logístico e satisfação do cliente 

A boa realização do plano logístico garante menos surpresas para os seus clientes, que estarão mais satisfeitos. O dimensionamento de frota traz mais eficácia para o plano do transporte da carga, evitando problemas como atrasos para a entrega da mercadoria. 

Mais segurança 

Ao dispor da quantidade ideal de veículos, sua operação deverá se tornar ainda mais segura, sem riscos de transporte de cargas além dos limites, de prazos inviáveis que inibam as boas práticas no trânsito e do desgaste prematuro dos veículos por mau uso ou por falta de manutenção em razão da falta de veículos para cumprir os prazos acordados.  

Como aumentar a frota para obter o dimensionamento ideal? 

Se você percebeu que é preciso contar com mais veículos em sua frota, há, basicamente, dois caminhos: comprar mais veículos próprios ou contratar uma parceira para terceirização. 

Cada vez mais, os gestores optam pela segunda alternativa, ao perceberem os diversos benefícios da terceirização de frota – que incluem evitar imobilizar seu capital, contar sempre com veículos atualizados e em boas condições, reduzir custos da operação e ter apoio especializado para otimizar seus resultados. 

Além disso, com a terceirização, fica menos oneroso e complicado escalar suas operações para atender rapidamente a uma nova oportunidade no mercado. 

A parceira irá ajudar na análise de suas necessidades para supri-las não apenas com a quantidade ideal para o dimensionamento de frota, como também com os veículos mais apropriados para o seu tipo de operação em específico. 

Se você busca uma parceira especializada para fazer o correto dimensionamento de frota e otimizar seus resultados, conheça mais sobre as vantagens de ser um cliente da Maestro Frotas.

Fechar Menu