Descubra como fazer a gestão de pneus da frota!

Descubra como fazer a gestão de pneus da frota!

A gestão de pneus é uma das principais responsabilidades na gestão de frotas. Afinal, é a partir dela que sua empresa assegura cuidados indispensáveis para ter mais eficiência, segurança e economia nas suas operações de transporte.

Os pneus fazem a ligação física entre os seus veículos e as estradas que percorrem, sendo vital que sejam mantidos tão perfeitamente como os motores das frotas. Isso traz diversos tipos de benefícios para as equipes, para os ativos e para o negócio, além de contribuir para maior segurança no trânsito.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é gestão de pneus da frota, a sua importância e como fazê-la de modo eficiente.

O que é gestão de pneus da frota?

Os pneus são componentes críticos de todos os veículos e, claro, de qualquer frota. Isso significa que a forma como eles são gerenciados é fundamental para o seu negócio.

Por isso, é preciso ter uma gestão de pneus comprometida e dedicada, que vá além de criar e manter um cronograma básico de manutenção geral dos veículos.

Nesse contexto, portanto, a gestão de pneus reúne processos e ações para que esses ativos sejam custo-eficientes, tragam segurança, conformidade e produtividade a uma operação de frota. Isso vai desde a seleção de pneus adequados a cada veículo até o acompanhamento de indicadores que forneçam insights para melhorias.

Por que fazer a gestão de pneus da frota?

A gestão de pneus é um componente crítico da gestão de frotas e a sua importância não pode ser menosprezada na rotina corrida desse tipo de operação. Afinal, ela pode ter um impacto significativo na eficiência operacional, na segurança e no custo geral de propriedade de uma frota.

A seguir, estão algumas razões principais pelas quais fazer a gestão de pneus é vital:

Controle de custos

Os pneus representam uma das despesas operacionais mais significativas de uma frota. O seu gerenciamento adequado ajuda a prolongar sua vida útil, reduzindo a necessidade de substituições frequentes. Também reduz custos ao melhorar a eficiência do combustível.

Além disso, há, ainda, a economia em potencial ao evitar multas, como aquelas recebidas ao circular com pneus em más condições e que podem representar uma infração grave.

Segurança

Pneus bem conservados são essenciais para uma operação de frota segura. A pressão adequada dos pneus, por exemplo, é essencial para manter a tração e a estabilidade, especialmente em condições climáticas adversas.

Com isso, a gestão inadequada pode levar a problemas de segurança e, inclusive, contribuir para a ocorrência de acidentes.

Conformidade

Alguns órgãos reguladores exigem que as frotas mantenham seus veículos, incluindo pneus, de acordo com determinados padrões específicos, objetivando, sobretudo, assegurar mais segurança nas vias. O não cumprimento dessas regulamentações pode resultar em multas e penalidades.

Redução do tempo de inatividade

As avarias e os tempos de inatividade relacionados aos pneus podem prejudicar as operações da frota e levar ao não cumprimento de prazos ou entregas. A gestão eficaz dos pneus minimiza o risco de tais incidentes.

Eficiência do combustível e sustentabilidade

Pneus com pressão insuficiente ou alinhados incorretamente podem diminuir significativamente a eficiência do combustível. Ao controlar e gerenciar as condições dos pneus e garantir a manutenção adequada, as frotas podem reduzir o consumo de combustível e, com isso, as emissões de carbono.

Ainda, a manutenção adequada reduz o número de pneus descartados, minimizando o seu impacto no meio ambiente.

Vida útil prolongada do pneu

Inspeções regulares, rodízios e manutenção adequada podem prolongar a vida útil dos pneus, reduzindo a frequência de substituições e os custos associados.

Como fazer a gestão de pneus da frota?

Todos os ativos de uma empresa precisam ser bem administrados. Incluindo, seus pneus. A seguir, conheça algumas boas práticas para tornar a sua gestão de pneus da frota mais completa e otimizada:

Faça o inventário do estoque atual

Para tomar decisões e realizar melhorias, primeiramente, é importante fazer um levantamento do seu estoque atual de pneus.

Busque registrar informações que permitam um quadro completo desses ativos disponíveis, incluindo:

  • quando cada um foi adquirido;
  • fabricante;
  • modelo;
  • dimensões;
  • quantos quilômetros já percorreu;
  • entre outras.

Faça uma seleção cuidadosa na hora da compra

A aquisição é uma etapa crucial na gestão de pneus da frota. E os cuidados vão além de certificar-se de que os melhores pneus sejam selecionados. É preciso garantir também a escolha dos pneus mais adequados a cada veículo.

Afinal, diferentes veículos e condições de operação requerem pneus diferentes. Equipar a frota com pneus errados pode levar a um desempenho abaixo do ideal, gerar desperdício e oferecer riscos de segurança.

Alguns elementos que devem ser considerados nessa decisão são:

  • requisitos de transporte de carga;
  • condições climáticas mais frequentes;
  • categoria do veículo;
  • peso da carga e velocidade média (diferentes pneus apresentam capacidades variadas nesses aspectos).

Além disso, sempre busque pela etiqueta do Inmetro ao considerar a compra. Isso assegura a qualidade do item e garante a veracidade das suas características, tais como sua resistência, ruído externo e aderência à pista molhada.

Mantenha a manutenção dos pneus sempre em dia

Os gestores de frota sabem que a manutenção regular de todos os componentes do veículo é essencial para ampliar a vida útil e reduzir os custos da sua frota. Com os pneus, isso não é diferente.

Por isso, na gestão de pneus, é indispensável criar e manter um cronograma de manutenção que garanta, entre outras coisas, que esses ativos estão devidamente calibrados, balanceados e alinhados.

Planeje os rodízios de pneus

Esse procedimento também contribui para a durabilidade dos pneus e para assegurar estabilidade ao veículo, especialmente durante curvas e frenagens.

Para planejá-lo, é essencial seguir as orientações do fabricante ou programá-lo a cada 10.000 km rodados.

Treine os motoristas

Os condutores têm um papel muito importante para garantir as boas condições dos pneus da frota. Por isso, na gestão de pneus, também é indicado prever capacitações sobre variados aspectos relacionados a esses itens.

Isso pode incluir, por exemplo, como fazer inspeções visuais e reforços sobre maus comportamentos, tais como frenagens bruscas, excesso de velocidade e de aceleração, que, além dos riscos à segurança, também geram desgaste precoce dos pneus.

Utilize um sistema para fazer a gestão de pneus

Como é possível perceber, há um grande volume de dados, prazos, requisitos e processos relacionados à gestão de pneus.

Para administrar tudo isso com mais produtividade, eficiência e rapidez, é indicado utilizar um sistema que permita não apenas o registro centralizado de tudo, como também que gere alertas (como para sinalizar a necessidade de troca) e emita relatórios para apoiar a tomada de decisões do gestor e suas análises para promover melhorias.

Para mais dicas, confira também como escolher os pneus ideais para sua frota.

Fechar Menu