Custos da frota: aprenda a calcular gastos fixos, variáveis e indiretos!

Custos da frota: aprenda a calcular gastos fixos, variáveis e indiretos!

A gestão dos custos da frota é um fator importante para qualquer empresa. Para garantir a sustentabilidade e a rentabilidade do seu negócio, é preciso conhecer quais são os gastos com seus veículos.

Neste artigo, aprenda a calcular os gastos fixos, variáveis e indiretos da frota. Continue a leitura!

O que são os custos da frota?

Os custos da frota referem-se às despesas associadas à operação e à manutenção de uma frota de veículos comerciais. Eles estão diretamente relacionados à frota, afetando diretamente a rentabilidade do negócio.

Tenha em mente que tais gastos não se limitam ao combustível ou à manutenção, visto que também englobam aspectos relacionados à utilização e à gestão dos veículos.

Quais são os custos fixos da frota?

Os custos fixos da frota são uma das categorias do cálculo do custo total da operação de veículos comerciais. Eles consistem em despesas que permanecem relativamente constantes, independentemente do volume de utilização da frota.

Eles são essenciais para o funcionamento contínuo dos veículos e devem ser pagos regularmente, independentemente de eles estarem em movimento ou parados. Veja abaixo.

Seguro

O seguro da frota é uma despesa fixa a ser paga com regularidade. Em geral, seu prêmio é calculado com base no valor segurado e em outros fatores, como a localização e o histórico de sinistros da frota.

Licenciamento e taxas

Os custos relacionados ao licenciamento, registro e taxas governamentais também são ustos fixos. Eles devem ser pagos anualmente ou conforme as regulamentações locais, independentemente da utilização dos veículos.

Financiamento

Se a sua frota foi adquirida por meio de financiamento ou leasing, os pagamentos mensais são considerados um custo fixo. Isso porque o valor dos pagamentos permanece constante durante o prazo do contrato.

Manutenção programada

Certas manutenções, como trocas regulares de óleo, inspeções de rotina e serviços programados, são despesas fixas necessárias para a manutenção da frota.

Aluguel de estacionamento ou armazenamento

Se você alugar espaço para estacionar ou armazenar os veículos da frota, esse também é um custo fixo. O valor do aluguel é determinado pelo contrato de locação e permanece inalterado, independentemente do uso.

Quais são os custos variáveis da frota?

Os custos variáveis da frota são despesas que flutuam conforme a utilização e o desempenho dos veículos. 

Assim, eles dependem de fatores como a quilometragem percorrida, o consumo de combustível e o desgaste dos veículos. Veja abaixo.

Combustível

Os gastos com combustível são um exemplo clássico de custo variável. Como era de se esperar, quanto mais os veículos são utilizados, maior será o consumo de combustível. 

Vale lembrar que os preços dos combustíveis também oscilam ao longo do tempo, afetando diretamente esse custo.

Manutenção corretiva

Enquanto a manutenção programada é um custo fixo, os gastos com manutenção corretiva variam segundo o desgaste e as avarias dos veículos. Isso inclui reparos não planejados, substituição de peças e mão de obra associada.

Pneus

A substituição de pneus é um custo variável que depende da quilometragem percorrida e do estado das estradas em que os veículos circulam. Quanto mais os veículos rodarem, mais frequentemente será necessário trocá-los.

Serviços de lavagem e limpeza

Embora a limpeza faça parte da manutenção dos veículos da frota, os custos associados dependem da frequência com que os veículos são limpos e, também, do tipo de serviço utilizado.

Despesas com motoristas

Os salários e benefícios dos motoristas são considerados custos variáveis, uma vez que são proporcionais à quantidade de horas de trabalho ou à distância percorrida pelos motoristas.

Quais são os custos indiretos da frota?

Além dos custos fixos e variáveis, as frotas também possuem custos indiretos relacionados à administração geral. 

Embora sejam menos visíveis do que os fixos e os variáveis, eles também têm que ser levados em conta. 

Em geral, os custos indiretos não estão diretamente ligados à operação diária dos veículos, mas são essenciais para a gestão da frota. Veja abaixo.

Tecnologia e software

A compra, implementação e manutenção de sistemas de rastreamento de veículos, softwares de gestão de frota e outras ferramentas tecnológicas são custos indiretos que contribuem para a otimização da operação da frota.

Treinamento e desenvolvimento

Os custos relacionados ao treinamento de motoristas e à equipe de manutenção, bem como programas de desenvolvimento de habilidades, também são custos indiretos. Eles visam melhorar a eficiência e a segurança da frota.

Despesas legais e regulatórias

Tenha em mente que custos associados à consultoria jurídica e à obtenção de licenças, registros e conformidade com regulamentações específicas da indústria também são custos indiretos.

Desvalorização de ativos

Não se esqueça de que a desvalorização dos ativos ao longo do tempo, o que inclui veículos, computadores, equipamentos de rastreamento e outros ativos indiretamente relacionados à frota são custos indiretos.

Afinal, como calcular os custos da frota?

Calcular os custos da frota é essencial para a gestão financeira. Afinal, isso permite que você avalie a rentabilidade, identifique áreas de oportunidade para economizar e tome decisões inteligentes sobre a expansão ou redução da sua frota.

Para determiná-lo, considere os custos fixos, custos variáveis e custos indiretos. Lembre-se de que tais gastos podem variar conforme a empresa e o setor de operação da empresa. 

Assim, personalize a análise dos custos da frota para avaliar a realidade do seu negócio. Com o resultado em mãos, compare-o à receita gerada pela operação.

Por fim, tenha em mente que calcular os custos da frota é um processo contínuo. Quando as condições de operação mudarem e os veículos envelhecerem, será necessário revisá-los.

O conteúdo foi útil para você? Então, aproveite e leia também o que é, qual a importância e como fazer a gestão da frota

Fechar Menu