Como a terceirização de frotas mistas pode atender às empresas?

Como a terceirização de frotas mistas pode atender às empresas?

A terceirização de frotas é uma realidade que veio para ficar. Benefícios como redução de custos, veículos modernos e em boas condições e otimização das operações são alguns dos fatores que tornam essa prática tão atrativa para as empresas. Mas você sabia que é possível aliar a terceirização com a frota própria? Esse é o conceito de frotas mistas.

Contar com veículos próprios e outros alugados, ou terceirizados, é outra tendência que vem crescendo no mercado e que traz vantagens particulares e bastante positivas para as companhias.

Conforme dados da Trimble, empresa especializada em tecnologias voltadas ao setor de transportes e logística, em 2022 a modalidade mista representou 22,17% das frotas brasileiras. O número é 37% maior do que em 2021, quando essa modalidade simbolizava apenas 16% das frotas do país. Interessante, né!?

Mas quando falamos em frotas mistas existe uma outra concepção para esse termo, que diz respeito às frotas compostas por mais de um tipo de veículo, como veículos de transporte de carga, de pessoas, carros, caminhões e utilitários. E essa é outra modalidade que traz

vantagens para as companhias e que, associada ao primeiro tipo de frotas mistas do qual falamos, pode ser ainda mais benéfico para os gestores

Neste artigo nós te explicamos melhor essa dinâmica e revelamos como a terceirização de frotas mistas pode atender às empresas. Confira a seguir:

Frota própria x Frota terceirizada

Para entender a fundo como funcionam as frotas mistas, precisamos compreender inicialmente as diferenças entre frota própria e frota terceirizada. Afinal, o outro sentido de frota mista que estamos relacionando aqui, no qual há variedade de tipos de veículos, é mais simples de compreender e já nos apropriamos dele.

Em resumo, a frota própria é aquela em que a empresa adquire os próprios veículos, sejam eles carros, caminhões ou até mesmo máquinas agrícolas. Esse modelo costuma ser adotado por companhias em que a demanda por serviços de transporte é o carro-chefe das operações, compensando o investimento.

Essa modalidade permite mais autonomia e centralização dos processos, o que pode garantir decisões mais rápidas no dia a dia. No entanto, ela possui algumas desvantagens como o alto investimento para adquirir os veículos, gasto de tempo e dinheiro com trâmites burocráticos como emplacamento, pagamento de impostos e licenciamento, bem como a desvalorização do capital investimento por conta da depreciação natural dos veículos.

A frota terceirizada, por sua vez, é aquela em que os veículos são locados de uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Embora ela descentralize um pouco as operações, traz uma série de outras vantagens. Não precisar dispor de um alto valor inicial para montar a frota é uma delas, assim como delegar atividades meio, deixando mais tempo para as atividades principais da empresa; garantia de veículos sempre novos, com manutenções em dia e disponibilidade de carros reserva; menos preocupação com a degradação dos veículos e menos investimento de tempo e energia para cuidar de assuntos burocráticos como licenciamento, documentação e seguro.

Tendo em vista esses dois modelos, vamos entender agora como a terceirização de frotas mistas pode atender às empresas.

Entenda as frotas mistas

No sentido de contar com diferentes tipos de veículos, a frota mista traz três vantagens principais para as empresas: flexibilidade, produtividade e planejamento.

A flexibilidade permite que o gestor elabore escalas de veículos de forma mais dinâmica e produtiva, considerando o tipo de serviço que está sendo demandado e escolhendo o melhor veículo para ser utilizado na operação.

Uma entrega de produtos pequenos ou em pequena quantidade, por exemplo, faria um caminhão gastar combustível e trafegar com parte da carroceria vazia, o que não é ideal para otimizar custos e produtividade. Mas se a empresa contar também com utilitários, poderá facilmente resolver esse problema, remanejando esse tipo de veículo para serviços dessa natureza.

A produtividade, que é outra forma através da qual a terceirização de frotas mistas pode atender às empresas, permite que uma companhia aceite mais tipos de serviços, podendo expandir seu campo de atuação e, consequentemente, tornar as operações mais produtivas e lucrativas.

Quando se trabalha com apenas um tipo de veículo, algumas demandas acabam tendo que ser recusadas por falta dos equipamentos adequados. Contar com diferentes veículos resolve esse problema.

O planejamento, por sua vez, é o que vai tornar todas as operações possíveis e será muito mais fácil se houver variedade de veículos, exigindo menos tempo do gestor para organizar os cronogramas.

E onde entra a mistura de frota própria com terceirizada? Em todas essas etapas. Para poder desfrutar das vantagens de uma frota com diversos tipos de veículos, uma empresa teria que investir muito dinheiro, imobilizando parte do seu capital e, eventualmente, ficando com veículos ociosos.

Ao escolher o modelo de frota mista, ela pode adquirir apenas aqueles veículos que são de uso intenso e frequente, e terceirizar os demais. Dessa forma, aproveita as vantagens dos dois tipos de frota e ainda consegue usufruir das vantagens de dispor de tipos de veículos distintos.

Quer saber como tornar isso uma realidade na sua empresa? Acesse a Maestro Frotas e consulte um de nossos especialistas.

Fechar Menu