Qual a melhor forma de fazer o rastreamento de frota pesada?

Qual a melhor forma de fazer o rastreamento de frota pesada?

Existem diversas razões para investir no rastreamento de frota pesada. Reforçar a segurança e reduzir os custos da operação estão entre as principais.

Segundo um levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), a retomada das atividades econômicas no ano passado contribuiu para um aumento de 1,7% nos roubos de carga no Brasil em 2021. Pode parecer pouco, mas isso representou um prejuízo de R$ 1,27 bilhão para o setor dos transportes.

Além de prevenir esse tipo de ocorrência, o monitoramento de frota permite ao gestor de frotas uma avaliação minuciosa da operação, reconhecendo o que deve ser melhorado, onde é possível economizar e quais práticas precisam ser adotadas para otimizar o serviço.

Mas diante de tantas informações e opções disponíveis no mercado, como escolher a melhor forma de fazer o rastreamento de frota pesada? Confira algumas dicas a seguir:

Principais vantagens do rastreamento de frota

As tecnologias disponíveis atualmente permitem ao gestor de frota mais do que saber a localização do veículo. Com uso do GPS integrado a um software de gestão de frotas, por exemplo, é possível saber quais veículos estão na estrada e quais estão finalizando suas rotas. Dessa forma, o planejamento dos serviços é facilitado, e o tempo de inatividade das frotas pode ser reduzido, evitando atrasos e agilizando as entregas.

Além disso, é possível monitorar a velocidade com que os veículos estão sendo conduzidos, garantindo mais segurança para os condutores e mais proteção aos produtos transportados.

Com o rastreamento de frota, o gestor pode determinar um limite de velocidade a ser seguido por cada veículo, e será informado sempre que o motorista descumprir a recomendação. Esse monitoramento também permite conferir se a utilização do combustível está sendo feita de forma eficiente e se as práticas para otimizar o seu uso estão sendo adotadas.

A tecnologia a favor do gestor de frotas

São várias as opções de dispositivos a serem utilizados para realizar o rastreamento de frota pesada. A escolha por um (ou mais) deles vai depender da necessidade de cada empresa. Se a demanda for apenas localizar onde os veículos estão, por exemplo, o GPS pode ser opção mais acessível para fazer o rastreamento.

Se o interesse for analisar de forma mais minuciosa a operação desses veículos, no entanto, é possível contratar uma empresa que opere com sistemas que monitorem velocidade, uso de marcha lenta, paradas, desvios de roda, tempo ocioso e diversas outras informações possíveis de serem averiguadas.

Esse tipo de informação costuma ser adquirida por meio da integração do GPS com softwares de gestão de frotas e dispositivos de telemetria, que combinam sinais de telefone e internet e permitem a medição e a comunicação de informações de interesse do operador do sistema.

Os softwares que coletam e organizam esses dados também são capazes de criar rotas inteligentes, calculando e otimizando o tempo de deslocamento entre diferentes entregas ao longo do dia, além de aplicar ferramentas para alertar e conscientizar os motoristas enquanto eles estão na estrada.

Todas essas opções de monitoramento podem ainda ser personalizadas conforme a necessidade de cada empresa, e contam com suporte e instalação profissional. Esse último ponto pode parecer apenas um detalhe, mas ele é fundamental diante da necessidade de regulamentação que os sistemas de rastreamento de frota pesada exigem.

Os equipamentos de monitoramento precisam ser homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a empresa deve garantir que as informações fornecidas sejam verídicas e atualizadas para que os dados utilizados para a gestão sejam reais.

Os dispositivos também devem conter o certificado emitido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) ou pela Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento (GRISTEC).

Já conhecia essas possibilidades do rastreamento de frota pesada? Tem interesse em ir além do GPS e otimizar a sua gestão de frotas? Deixe seu comentário, entre em contato com a Maestro Frotas e saiba como podemos te auxiliar.

Fechar Menu