Como adotar um controle de quilometragem para frotas pesadas?

Como adotar um controle de quilometragem para frotas pesadas?

Para que seja possível obter economia sem diminuir a qualidade e a eficiência das frotas pesadas, é preciso manter a atenção aos dados e ao acompanhamento de sua operação. O controle de quilometragem, por exemplo, é um aliado para as demais estratégias de monitoramento da frota.

Isso porque, a partir de um controle de quilometragem pensado especialmente para frotas pesadas, é possível otimizar em grande escala as rotinas de manutenção desses veículos.

Assim sendo, o planejamento da sua gestão de frota pode aproveitar o máximo do desempenho, garantindo mais eficiência nas cargas e descargas.

Para ajudá-lo nisso, preparamos este artigo. Continue a leitura para saber mais sobre como adotar um controle de quilometragem para frotas pesadas.

Você deseja compreender como o monitoramento de quilometragem pode garantir maior previsibilidade em sua operação? Você perde tempo e investimento resolvendo problemas operacionais pontuais? Então, prossiga a leitura e confira as nossas dicas.

O que é controle de quilometragem?

Para que este conceito fique claro, vamos a um exemplo. Suponhamos que, dentre os veículos de sua frota pesada, foi detectada uma falha mecânica no motor de um caminhão.

Com o controle de quilometragem, você pode realizar revisões preventivas para manter seus veículos na melhor condição possível. Assim, o gestor de frota pode não somente antever os problemas, como também programar eventuais gastos no orçamento com manutenção e reparos, sem prejudicar o fluxo de caixa.

Dessa maneira, com o controle de quilometragem como parte de sua análise de dados e indicadores, você pode ter, de forma clara, os fatores que permitem que seus veículos sigam em movimento.

Elementos como o sistema de freio, histórico de troca de óleo e combustível gasto por quilômetro, por exemplo, podem ser monitorados e ajustados preventivamente.

É importante reforçar que o controle de quilometragem, para frotas pesadas, envolve muito mais do que levantar os quilômetros rodados em fretes pelas estradas.

O controle estratégico aborda uma visão ampla e sistêmica, considerando o suporte completo do transporte. Assim, as revisões podem ser feitas de modo otimizado e alinhado com o desempenho máximo de sua frota de veículos pesados.

Além disso, a questão de segurança de sua equipe e das cargas de seus clientes é importante e sofre impacto de um planejamento inadequado do uso de sua frota, que pode não performar da melhor maneira sem um controle rígido de todos os elementos que impactam em seu desempenho.

Quais são as melhores práticas para adotar o controle de quilometragem para frotas pesadas?

O uso de frotas pesadas em uma operação, comumente, atende a demandas de cargas frágeis ou de grandes volumes a serem transportados.

Nesse contexto, para que a gestão de frota possa evitar maiores problemas e atrasos com as entregas, é importante investir em um controle de quilometragem acurado. Dessa forma, caso haja a necessidade de substituição de veículos ou a reprogramação de rotas, pode-se tomar a decisão sem maiores prejuízos.

Com isso, o primeiro passo está no investimento de soluções tecnológicas que otimizem suas ações e o monitoramento. Manter toda a parte operacional com sua gestão pode limitar o potencial estratégico de ações prioritárias no gerenciamento de frotas pesadas.

Por esse motivo, com um monitoramento ativo e estratégico, o gestor de frota consegue ter a precisão de dados e confiabilidade em sua base de informações, como combustível gasto por quilômetro rodado e velocidade média dos veículos.

Outra prática importante para o controle de quilometragem de frotas pesadas é a atenção a veículos seminovos ou usados. A contratação de um serviço terceirizado, por exemplo, poderia garantir informações mais acuradas sobre a quilometragem original.

Por fim, é preciso definir parâmetros para uma boa rotina de controle de suas frotas pesadas. O odômetro do veículo pode ser checado de forma eletrônica, permitindo o controle diário automatizado e a atualização em tempo real. Isso economiza o tempo de checagem manual e de lidar com o armazenamento em planilhas.

Você gostaria de saber mais sobre as melhores práticas de controle de quilometragem para frotas pesadas? A Maestro Frotas disponibiliza soluções de terceirização e gestão de frotas para auxiliar em seu controle e agilizar sua tomada de decisão. Saiba como otimizar seus gastos solicitando, sem compromisso, um estudo de sua frota.

Fechar Menu