Como funciona a plotagem de frota terceirizada?

Como funciona a plotagem de frota terceirizada?

Os benefícios de ter a própria marca estampada nos veículos utilizados para as atividades da empresa não são uma exclusividade das companhias que operam com frota própria.

A personalização de frota terceirizada é uma possibilidade efetiva para oferecer mais profissionalismo e fortalecer a divulgação da marca, especialmente para as empresas com negócios baseados na operação de frota.

Leia mais para saber como funciona a plotagem de frota terceirizada e quais os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Principais vantagens da plotagem

A visibilidade para a marca é a principal vantagem da plotagem de frota terceirizada ou própria. Isso porque os veículos, quando customizados, passam a fazer propaganda de forma constante, tornando a companhia mais conhecida por potenciais clientes e no mercado em que atua de forma geral.

Essa personalização também contribui para melhorar a forma como a empresa é vista, agregando mais profissionalismo às atividades cotidianas. Companhias tidas como mais profissionais e cuja marca é constantemente vista pelo público tendem a ser as mais lembradas pelos clientes.

Outro benefício importante da plotagem e que muitas vezes não é mencionado é o aumento da segurança, já que a identificação evidente do veículo tende a diminuir a ocorrência de furtos e roubos. Com os adesivos funcionando como uma espécie de “capa protetora”, a pintura dos veículos também fica mais protegida contra arranhões e desgastes naturais.

4 passos para a plotagem de frota terceirizada

Avalie o custo-benefício

Antes de conversar com a fornecedora da sua frota para saber quais são as possibilidades de personalização dos veículos, é fundamental avaliar a relação custo-benefício da plotagem de frota terceirizada para sua empresa. Isso porque alguns das vantagens mencionadas acima serão mais benéficas para determinados tipos de negócios.

A personalização costuma vale mais a pena para empresas que têm a operação de frota como eixo central. Ou seja, quando há uma circulação para que os veículos levem a marca para um grande volume de clientes em potencial.

Ela também é vantajosa para aqueles negócios cuja customização é fundamental, como é o caso dos foodtrucks e táxis, por exemplo. Em ambos os casos, ou quando houver dúvidas sobre os benefícios, é importante optar por uma locadora que preste assessoria especializada sobre o assunto.

Consulte as possibilidades de personalização no Detran

A plotagem de frota terceirizada permite que os veículos da empresa sejam totalmente customizados, mas algumas normas do Departamento de Trânsito (Detran) precisam ser obedecidas.

A atenção deve ser maior sempre que houver mudança na cor original do veículo ou quando a plotagem for ocupar mais de 50% da área total do veículo.

Quando os veículos são alugados, é de praxe que a locadora providencie essa autorização com o Detran local. No entanto, antes de pensar o projeto de personalização, é importante conhecer as normas de plotagem para garantir a autorização e evitar problemas futuros.

Atente para a qualidade dos materiais utilizados

De forma geral, a personalização de veículos deve ser feita de forma muita cuidadosa. Esse cuidado deve ser redobrado no caso da plotagem de frota terceirizada posto que, ao fim do contrato ou se houver troca de veículo, não pode haver danos causados pela personalização.

Uma forma mais econômica de personalização é o uso de adesivos, mas eles precisam ser de boa qualidade para que possam ser atrativos, legíveis e passíveis de retirada sem danificar a pintura da lataria.

No caso de envelopamento com vinil, a qualidade também é primordial e deve-se escolher sempre os materiais específicos para superfícies automotivas. Embora o preço de produtos similares pareça mais vantajoso em um primeiro momento, os prejuízos a longo prazo podem ser desastrosos.

Invista em uma empresa que oriente as suas decisões

Todos os aspectos sobre a plotagem de frota terceirizada que mencionamos até aqui podem detalhados e negociados com locadoras que prestam assessoria sobre o assunto – como a Maestro Frotas.

Acesse nosso site, consulte nossos especialistas e descubra como nós podemos te ajudar com a personalização da sua frota!

Fechar Menu