Vantagens da terceirização de frotas pesadas para empresas de construção

Vantagens da terceirização de frotas pesadas para empresas de construção

As empresas de construção lidam com desafios amplos e complexos. Um dos caminhos cada vez mais utilizados por esses negócios para vencer tudo isso é o de terceirização de tarefas e equipamentos ― como as frotas pesadas.

Isso porque os serviços de frota terceirizados representam uma das decisões mais econômicas e eficientes para organizações dessa área, permitindo que a empresa foque no seu negócio principal e em cumprir prazos e requisitos altamente exigentes para a entrega de seus projetos.

E há muitos outros ganhos potenciais ao se terceirizar frotas pesadas. A seguir, conheça mais sobre eles.

Terceirização de frotas pesadas: 5 vantagens para a sua empresa

Se seu negócio está passando por desafios importantes, precisa de um impulso extra para escalar sua operação ou para cumprir suas metas, pode ser hora de considerar a terceirização de frotas pesadas e obter benefícios como:

1. Foco em seu core business

Com uma frota própria, é necessário gastar tempo e recursos com a gestão do ativo desde sua compra, manutenção e depreciação até seu descarte ou revenda. Tudo isso não está no centro do negócio de uma empresa de construção, não é mesmo?

Com a terceirização de frotas pesadas, delega-se muito dessas atividades, especialmente as mais operacionais, para um parceiro especializado, enquanto mantém-se a equipe interna dedicada às atividades-fim da empresa e que geram diretamente resultados para o negócio.

Esse foco ajudará, ainda, a desenvolver diferenciais competitivos, uma vez que os esforços e as competências internas estarão direcionados à geração de valor ao negócio.

2. Mais eficiência na gestão e operação de frotas pesadas

Da mesma forma que, com a terceirização, sua equipe interna manterá o foco no core business, ao mesmo passo, seu parceiro, que é um especialista no serviço de frotas pesadas terceirizadas, irá atuar para garantir o máximo de resultados e eficiência na gestão e operação desses ativos.

3. Redução de custos

Uma das principais razões para uma empresa de construção terceirizar serviços de frotas pesadas é a diminuição de alguns gastos em sua operação.

Sabemos que tempo e orçamento são ativos valiosos e escassos no dia a dia desse tipo de negócio. E a terceirização de frotas pesadas pode gerar um ganho nessas duas frentes, ao liberar sua equipe para concentrar-se em suas tarefas principais e ao diminuir gastos com a aquisição, manutenção e depreciação desses ativos.

Além disso, seu parceiro de terceirização poderá ajudar com uma variedade de tarefas na gestão e operação da frota, como fornecer tecnologias de ponta para rastreamento dos veículos em seus diferentes canteiros de obras até soluções de planejamento, gestão de combustível e muitas outras.

Lidar com todas essas responsabilidades internamente exigirá que você aloque profissionais e promova diversos treinamentos, custos que são reduzidos ao optar pela terceirização.

E mais: é comum que, nesse modelo, se tenha também valores melhores para apólices de seguro. Tudo isso tem o potencial de gerar uma economia valiosa em seu orçamento.

4. Manutenção das frotas pesadas em dia e sua operação sem paradas inesperadas

A terceirização de frotas pesadas também pode impactar na produtividade, segurança e eficiência em seus canteiros de obras.

Há muitos detalhes, padrões e requisitos em veículos como guindastes, retroescavadeiras, empilhadeiras e outros utilizados na construção civil. Qualquer falha no cronograma de manutenções desses ativos de alto valor financeiro e estratégico pode significar atrasos nos projetos, desperdício de recursos e muito prejuízo.

Infelizmente, isso não é algo raro de ocorrer no modelo de frota própria. Entretanto, o caminho da terceirização contribui para evitar esses quadros tão indesejados.

Isso porque, comumente, o parceiro de terceirização fornecerá serviços como manutenção preventiva e preditiva e um acompanhamento completo da frota para garantir seu desempenho conforme o esperado.

Assim, os eventuais reparos são feitos no melhor momento, sem gerar prejuízos para o trabalho planejado, sem reduzir a produtividade e levar a paradas não programadas.

5. Apoio para o crescimento da empresa

Se surgiu uma oportunidade imperdível de construir um projeto em um novo terreno, se o cliente quer mudar o escopo de um empreendimento, se sua empresa quer agregar um outro tipo de diferencial em suas entregas, tudo isso e mais pode ser facilitado com a terceirização de frotas pesadas.

Ao passo que a compra e o gerenciamento desses ativos poderia inviabilizar o crescimento de sua empresa e melhorias em seus projetos, a terceirização permite ganho de capacidade operacional e escalabilidade, sob um custo muito mais acessível.

Conclusão

Os parceiros especializados na terceirização de frotas pesadas são capazes de oferecer uma solução muito vantajosa para que as empresas de construção sejam mais flexíveis, produtivas, eficiências e consigam reduzir custos e manter o foco na sua atividade-fim e no que gera maior valor para o negócio e seus clientes.

Para ter as vantagens que vimos aqui e muitas outras, conforme as necessidades específicas da sua empresa de construção, entre em contato com a Maestro Frotas.

Fechar Menu