Quais são os custos reduzidos com frota pesada terceirizada?

Quais são os custos reduzidos com frota pesada terceirizada?

Aderir à uma frota pesada terceirizada vem trazendo muitos benefícios para empresas que trabalham com transporte, e pode representar uma redução de custos de até 25% para as companhias.

Essa diminuição das despesas se deve a uma série de fatores que têm transformado essa modalidade em uma tendência crescente no mercado. Para entender como essa economia acontece, listamos os principais custos reduzidos com frota pesada terceirizada. Confira:

Por que os custos são reduzidos com frota pesada terceirizada?

Não é preciso gastar com a aquisição e renovação dos veículos

Montar uma frota pesada exige mobilizar um grande capital, o que muitas vezes pode ser um problema para as empresas. Ao investir em veículos que têm um alto custo, a companhia pode ficar sem recursos para outras necessidades e acabar prejudicando a sua saúde financeira.

Nesse sentido, a frota pesada terceirizada é uma ótima solução, já que não é preciso dispor de uma grande quantia inicial para começar a operação. Dessa forma, a empresa não sofre um baque tão grande e nem fica com o capital imobilizado.

Todos os custos que envolvem comprar e colocar um veículo de frota pesada para rodar ficam a cargo da fornecedora, que irá cuidar da compra, licenciamento, emplacamento e impostos para que a contratante possa operar sem problemas e sem precisar fazer esse grande investimento logo de início.

Da mesma forma, a renovação dos veículos conforme forem sendo utilizados e depreciados também deixa de ser responsabilidade da empresa e passa a ser uma atribuição da fornecedora, que fica encarregada de substituir os veículos e fornecer modelos sempre novos e em boas condições.

A operação fica mais eficiente

Ao contar com uma frota terceirizada, a empresa também dispõe de todo o suporte para gerir essa frota. Com uso de dispositivos de rastreamento e softwares que facilitam a administração dos veículos, os custos reduzidos com frota pesada terceirizada atingem todas as esferas da operação.

As rotas serão otimizadas, por meio de rastreamento e dispositivos como GPS e telemetria, para que se cumpra o destino da forma mais rápida e barata possível, fazendo apenas os caminhos necessários e com a melhor lógica de distribuição dos veículos a cada viagem.

O uso de combustível, que representa uma parte significativa dos gastos com frota pesada, também poderá ser melhor administrado. Isso será feito através da análise de performance dos motoristas, que podem estar adotando condutas prejudiciais, e ainda por meio do uso de veículos mais modernos e com a manutenção em dia, que também resultam em mais economia de combustível.

A ociosidade dos veículos diminui

A ociosidade dos veículos também está entre os custos reduzidos com frota pesada terceirizada. Podemos dizer que uma frota está ociosa sempre que o seu potencial não está sendo plenamente utilizado.

Isso acontece quando, por exemplo, alguns caminhões acabam ficando parados na garagem, seja por problemas mecânicos ou de planejamento, ou quando uma carreta volta vazia depois de um entrega em um local mais distante.

Seja qual for o caso, com a ajuda da fornecedora é possível rever qual é o dimensionamento mais adequado e os veículos certos a serem utilizados para potencializar os resultados da operação.

Os gastos com taxas e impostos fica mais eficiente

As taxas para transportar cargas e manter os veículos em dia, bem como os impostos que precisam ser pagos para poder operar também têm os custos reduzidos quando se terceiriza a frota pesada.

Isso se deve ao fato de que a empresa contratada ficará responsável por auxiliar no planejamento e pagamento desses custos, garantindo que tudo será feito dentro dos prazos corretos. Dessa forma, evita-se o pagamento de juros e até mesmo gastos extras que podem surgir por trafegar com veículos que não estejam regularizados.

Os softwares de gestão fornecidos pelas empresas que prestam o serviço de terceirização são grandes aliados dos gestores na administração desse tipo de despesa obrigatória.

Está em busca de otimização para seu negócio? Quer reduzir custos sem deixar a qualidade do serviço prestado cair? A Maestro Frotas pode te ajudar. Somos especializados na terceirização e gestão de frotas e dispostos de toda a estrutura e experiência necessárias. Acesse nosso site, fale com os nossos especialistas e descubra o que nós podemos fazer pela sua empresa.

Fechar Menu