Como a tecnologia melhora a eficiência das frotas pesadas terceirizadas?

Como a tecnologia melhora a eficiência das frotas pesadas terceirizadas?

Quando se busca maneiras de elevar a eficiência das frotas pesadas terceirizadas, um dos caminhos mais promissores é o de utilizar novas tecnologias.

Ainda hoje, muitas empresas utilizam métodos desatualizados ou de baixa eficiência — como fazer seus controles e planejamentos manualmente, ter pilhas de papéis na mesa do gestor e que não estão gerando inteligência de mercado, fazer uso de planilhas que tornam os dados descentralizados e que não integram as informações, etc.

Além dessa defasagem na gestão das frotas, há, ainda, aquela mais relacionada à operação, como deixar de utilizar tecnologias que trarão mais eficiência para o uso de combustível, para a produtividade, para a segurança, entre outros fatores.

Tudo isso faz com que ocorram desperdícios, retrabalhos, atrasos e outros problemas que são inimigos da eficiência nas empresas. Então, o que fazer?

Continue a leitura e descubra como a tecnologia pode ser a solução e como ela contribui para aprimorar a eficiência das frotas pesadas terceirizadas.

Qual é a importância de usar a tecnologia para elevar a eficiência das frotas pesadas terceirizadas?

Um dos aspectos mais importantes do gerenciamento eficiente de sua frota, independentemente de seu tamanho, é controlar seus resultados.

Calcular o Custo Total de Mobilidade (TCM) da sua frota pode se tornar impossível sem rastrear e analisar os dados completos das frotas pesadas terceirizadas. Sem esse conhecimento, o gestor pode cometer erros, não perceber ineficiências e ter dificuldades de tomar as decisões mais assertivas, sem compreender, de fato, os resultados obtidos com suas estratégias na operação e no aspecto financeiro da gestão de frotas.

A tecnologia, na forma de um sistema de B.I. (Business Intelligence), por exemplo, que pode ser fornecida pela parceira de terceirização de frotas pesadas, pode ajudar a resolver esses e outros problemas, se mostrando uma grande aliada da eficiência na gestão de frotas.

Além disso, ela é importante por ajudar a automatizar processos, otimizar fluxos de trabalho, fornecer acesso rápido a dados relevantes e, com isso, elevar ainda mais a eficiência do negócio.

As inovações tecnológicas também têm agregado valor para aumentar a eficiência no uso das frotas pesadas, otimizando o tempo de trabalho, a roteirização das entregas, o controle do calendário de manutenção dos veículos, o uso de combustível e outros fatores que impactam tanto na eficiência financeira quanto na operacional da empresa.

Como a tecnologia pode ser aplicada para elevar a eficiência em áreas-chave nas frotas pesadas terceirizadas?

A tecnologia pode ser utilizada em várias aplicações para beneficiar a eficiência da organização e ajudá-la a superar diversos desafios.

A seguir, destacamos alguns exemplos de como o uso da tecnologia pode exercer um grande impacto na eficiência atual e futura das suas operações. Confira:

Tecnologia para eficiência no uso do combustível

O combustívelrepresenta uma boa parte dos custos totais de operação de uma frota. Sendo assim, é importante ter insights e visibilidade sobre como gerenciá-lo para obter uma melhor relação entre custo-eficiência.

Desse ponto de vista, a telemática é uma tecnologia que pode ajudar a reduzir o consumo de combustível enquanto melhora a produtividade e eficiência dos condutores.

Esse tipo de inovação permite que o gestor identifique aspectos específicos para aprimorar, como redução do tempo de marcha lenta do veículo, padrões desnecessários de parada e partida e, assim, coloque em prática iniciativas para melhorar a eficiência no uso do combustível e da própria operação.

Inovações tecnológicas para ter visibilidade completa da eficiência nas frotas pesadas

Boa parte das tecnologias avançadas de gerenciamento de frota utiliza rastreamento GPS avançado em conjunto com câmeras e outros sensores remotos para oferecer às empresas uma visão ampla e, muitas vezes, em tempo real das operações diárias para ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade e a segurança e, com isso, elevar a eficiência das frotas.

Isso acontece porque tais soluções fornecem à gestão uma visibilidade completa de aspectos-chave para identificar e elevar a eficiência da sua operação.

Assim, com essas tecnologias, as empresas podem ter visibilidade total das frotas pesadas terceirizadas, sem deixar dúvidas sobre o status do trabalho e da eficiência alcançada ao longo do período.

Software para gestão de frotas para reduzir custos e elevar a eficiência

Para administrar suas frotas sem problemas mais significativos que impactam em sua eficiência, o gestor precisa conhecer o TCM (Custo Total de Mobilidade) da frota.

Conhecendo os números, será possível alocar melhor seus recursos, eliminar ineficiências e tomar decisões baseadas em dados para o melhor resultado da sua operação.

Ao tentar fazer esses cálculos manualmente, é provável que erros sejam cometidos e que o valor obtido não seja um raio-x preciso da realidade.

Isso se resolve ao utilizar um bom sistema para gestão de frotas, no qual estejam centralizados seus dados, seja possível cruzá-los e gerar inteligência com facilidade. Assim, será mais simples melhorar seu TCM, o ROI (retorno sobre investimento) e outros indicadores da eficiência de sua operação.

Telemática para ampliar a eficiência em áreas-chave da gestão de frotas

A telemática é um dos tipos de tecnologia mais promissoras para, rapidamente, gerar impactos positivos na eficiência das frotas pesadas.

Isso porque ela oferece recursos como rastreamento por GPS, roteamento e alertas de diagnóstico de veículos, permitindo que os gerentes de frota tenham visibilidade em tempo real dos principais aspectos das operações diárias e consigam facilmente identificar áreas de melhoria.

Assim, torna-se mais simples otimizar a eficiência em questões como:

● Produtividade da equipe;

● Uso dos veículos;

● Rotas utilizadas;

● Segurança;

● Manutenção;

● Entre outras.

Qual é o futuro da tecnologia voltada à eficiência das frotas pesadas terceirizadas?

Neste mundo cada vez mais digitalizado, o uso inteligente dos dados na gestão de frotas pesadas é uma das maiores tendências para potencializar a eficiência em sua operação.

No entanto, esses grandes volumes de dados só são verdadeiramente valiosos se forem interpretados para produzir inteligência e insights e, claro, ação.

Nesse sentido, a tecnologia avançada de IA (Inteligência Artificial) é uma das maneiras mais eficazes para os gestores otimizarem e aprenderem mais sobre sua frota, por meio de decisões mais informadas e mudanças impactantes.

Assim, desse ano em diante, a tendência é um maior uso desse tipo de tecnologia para inovar e tornar as frotas pesadas terceirizadas mais seguras, produtivas e eficientes.

Ao terceirizar suas frotas pesadas com a Maestro Frotas, sua empresa poderá ter acesso a diversas tecnologias que ajudarão a tornar sua operação mais eficiente. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas.

Fechar Menu