Quando é o momento de aumentar sua frota pesada?

Quando é o momento de aumentar sua frota pesada?

Aumentar a frota pesada exige um grande investimento. Entretanto, quando isso é bem planejado e executado a partir de uma demanda real, os benefícios da ampliação podem ser significativos.

No cenário econômico, expandir significa estar mais apto a concorrer com o cenário competitivo do mercado de logística. Para as empresas, aumentar a frota pesada vai também fazer crescer sua capacidade de atender mais clientes, pedidos e diversificar mercados, o que, potencialmente, pode resultar em mais receita e conhecimento da sua marca, agregando valor a ela.

Agora, um grande passo como esse exige um planejamento bem estruturado e a identificação do momento certo para fazer o investimento. Então, como saber qual é a hora ideal de fazer sua frota pesada ser ampliada? O que considerar para decidir se é o momento certo de aumentar sua frota de veículos pesados? A seguir, veja algumas dicas para ajudar nesse processo tão impactante para sua gestão de frota.

Afinal, você precisa aumentar sua frota pesada?

Um dos principais e mais confiáveis sinais de que pode ser hora de aumentar sua frota de veículos pesados é o crescimento ou a identificação de uma nova demanda potencial. Essa, preferencialmente, não deve ser sazonal, já que estamos falando de um investimento que impactará no curto, médio e longo prazo no caixa de sua empresa.

Outro sinal possível é a necessidade de modernização da sua companhia e o plano de expandir a marca do seu negócio, oferecendo o melhor custo-benefício de entrega.

Se decidir por aumentar a frota pesada, um dos primeiros passos a ser tomado é fazer a análise da situação econômica micro e macro. Entender como está o cenário e suas perspectivas, é essencial para começar a entender se o momento é propício para fazer esse tipo de aporte financeiro.

Hoje, há dados que indicam que esse pode ser um momento favorável – claro, desde que os fatores internos e a demanda também demonstrem isso.

Por exemplo, uma pesquisa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontou que houve crescimento no setor de veículos pesados, mesmo com a situação de crise causada pela pandemia de COVID-19. No mês de junho de 2020, por exemplo, as vendas de caminhões aumentaram mais de 85% em relação ao mês anterior e mais de 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Por ser considerado serviço essencial, mesmo com o isolamento, o mercado logístico de frota pesada sofreu menor impacto em comparação ao de veículos leves.

E, com muitas lojas físicas fechadas, a compra pela internet também cresceu, aumentando muito o trânsito de mercadoria pelas estradas. As empresas Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI), por exemplo, apresentaram estudos de que o distanciamento social contribuiu para o aumento de compras online em 46% e isso reflete diretamente na demanda por serviços oferecidos por frotas pesadas.

Se for hora de aumentar a frota pesada, considere qual modelo de ampliação é mais benéfico

Após a consideração do cenário econômico, das perspectivas de seu mercado, fluxo de caixa e outras questões internas, se o gestor de frota identificar que é o momento de aumentar a frota pesada, antes de começar a cotar a compra de veículos, é fundamental avaliar com atenção suas alternativas.

Compra à vista, financiamento, parceria com montadoras, terceirização completa ou parcial – essas são algumas das opções para avaliar o modelo que se adapta ao orçamento e oferece mais vantagens para sua operação de frota.

Nessa avaliação, é crucial levar em conta os modelos, marcas e tamanhos dos veículos ofertados. Para que essa iniciativa seja realmente bem-sucedida, é fundamental que a solução se encaixe em sua demanda e que você não acabe tendo a sua operação e o crescimento da empresa limitados por um contrato ruim e mal dimensionado às reais necessidades.

Hoje, quando colocam todos esses fatores na ponta do lápis, especialmente considerando o TCO (Custo Total de Propriedade, em inglês, Total Cost of Ownership) e o TCM (Custo Total de Mobilidade, em inglês, Total Cost of Mobility), muitos gestores de frota pesada têm optado pela terceirização de frota.

Com isso, consegue-se eliminar o custo da ociosidade sazonal e ter mais controle de custos a cada frete realizado, sem deixar de buscar maneiras de escalar a operação e melhorar o faturamento.

Você ficou interessado na terceirização como solução para aumentar sua frota de veículos pesados? Então, converse com um especialista da Maestro Frotas para saber mais sobre nossas soluções voltadas ao segmento de frota pesada.

 

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