Com a preocupação ambiental cada vez mais evidente, pessoas e empresas têm buscado opções mais sustentáveis para sua rotina. Nesse contexto, é comum surgir a dúvida sobre o preço do caminhão elétrico no Brasil.
Além dos benefícios em termos de descarbonização e redução de emissões poluentes, a eletrificação de frotas pesadas também traz ganhos econômicos e de experiência de uso. Isso gera impacto na segurança da operação e no conforto dos condutores.
Neste artigo, saiba como funciona e qual é o preço do caminhão elétrico no Brasil. Acompanhe!
Como funciona o caminhão elétrico?
O caminhão elétrico utiliza a eletricidade armazenada na bateria para alimentar seu motor e fazer suas rodas do caminhão girarem. A sua bateria é recarregável, conectando-se a um ponto de carga e retirando eletricidade da rede.
Qual é a autonomia média de um caminhão elétrico?
Ao considerar mudar para a mobilidade elétrica, muitos gestores de frota têm receio de que esses veículos não apresentem autonomia suficiente para manter as suas operações.
A autonomia da bateria, de fato, é um dos principais fatores a serem avaliados antes de optar por um caminhão elétrico.
Conforme levantamento da EV Database, em média, essa autonomia é de 353 km. No entanto, é importante saber que há variação conforme o modelo do veículo. Além disso, ela depende de outros fatores como:
- tamanho da bateria (medido em kWh);
- tamanho e aerodinâmica do veículo;
- eficiência de aquecimento da bateria;
- carga transportada;
- estilo de condução;
- temperatura externa.
Quais são as vantagens do caminhão elétrico?
As vantagens do caminhão elétrico vão além do impacto ambiental reduzido em termos de emissões de dióxido de carbono (CO2). Confira seus benefícios:
- menos ruído e vibração e mais alternativas de horários de circulação;
- redução do impacto ambiental da operação de frota;
- torque eficiente;
- experiência de direção confortável e segurança na condução ao reduzir fadiga do motorista;
- custos de manutenção reduzidos.
Qual é o preço do caminhão elétrico no exterior?
Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), em 2022, cerca de 60 mil caminhões elétricos médios e pesados foram vendidos em todo o mundo, representando em torno de 1,2% das vendas totais de caminhões nesse período.
Ainda conforme a IEA, os maiores mercados mundiais de caminhão elétrico estão na Europa, China e nos Estados Unidos.
Nesses mercados, a procura pela mobilidade elétrica está cada vez mais evidente, o que é motivado por razões como as metas de redução de emissão de CO2 e os incentivos governamentais.
Além disso, grandes montadoras, como a Scania e a Volvo, têm compromissos de descarbonização para frotas de caminhões a serem cumpridos nos próximos anos.
Fatores como esses impactarão cada vez mais no preço dos veículos elétricos, equilibrando a relação entre oferta e procura. Consequentemente, a expectativa é que haja um aumento na adesão à frota eletrificada daqui para a frente.
Em termos de preços, de modo geral, aqueles praticados no mercado norte-americano se assemelham aos encontrados no Brasil, de acordo com um comparativo. Entretanto, é importante lembrar que os modelos norte-americanos, por vezes, apresentam diferenciais como espaço interno maior. Além disso, o poder aquisitivo e as condições de financiamento diferem bastante entre os dois países.
Há de se analisar também a variação de preços conforme tipos, marcas e modelos de veículos. Nos EUA, segundo estimativas do site Autopapo, as alternativas elétricas custam de US$ 28.000 a US$ 297.500 a mais do que os veículos com motores a diesel.
Por sua vez, no mercado europeu, em que a mobilidade elétrica tem sido bastante incentivada, nota-se uma boa presença de caminhões elétricos para o transporte de cargas. Em termos de valores, de acordo com o Statista, o preço médio dos caminhões elétricos na Europa é de 167.000 euros.
Qual é o preço do caminhão elétrico no Brasil?
De modo geral, a diferença de preço entre caminhões elétricos e a diesel depende de três fatores:
- o custo da bateria (de forma geral, quanto maior a bateria, mais caro o veículo);
- a diferença de custo das demais partes do veículo;
- o markup repassado ao cliente, que inclui os custos iniciais e vai depender de fatores mercadológicos.
Sendo assim, alguns caminhões elétricos – principalmente os veículos maiores – tendem a ser mais caros do que seus equivalentes a diesel. Essa regra se aplica no cenário internacional e, também, no preço do carro elétrico no Brasil.
Aqui, alternativas com montagem nacionalizada, como o e.coTruck, tem valores a partir de R$ 123.920.
Entretanto, outras opções, como o XCMG E7-49T, o primeiro caminhão elétrico rodoviário do país, apresentam valores maiores: neste modelo, por exemplo, o preço sugerido é de R$ 1,3 milhão, dadas as suas configurações diferenciadas e por reduzir de modo significativo o custo por quilômetro rodado, em comparação com veículos a diesel.
Vale a pena ter caminhão elétrico na minha frota?
O setor de transporte rodoviário enfrenta desafios de descarbonização e de redução de impacto ambiental que devem crescer nos próximos anos. Isso faz com que a transição para a mobilidade elétrica seja uma tendência relevante ao considerar a configuração de sua frota.
Contudo, como visto, a autonomia das baterias precisa ser considerada. Como ainda não há tantos pontos de carregamento rápido nas estradas, vale analisar seu tipo de rota e quilometragem a ser percorrida, a fim de se preparar para isso.
Para facilitar a entrada do seu negócio nesse segmento, especialmente considerando a diferença no preço de compra do caminhão elétrico e do convencional, uma boa opção é a terceirização da sua frota pesada.
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