Por que fazer vistoria na aquisição e desmobilização de frota?

Por que fazer vistoria na aquisição e desmobilização de frota?

Garantir a segurança e a confiabilidade dos veículos é uma parte essencial da gestão de frotas. Na compra ou retirada de veículos da operação de uma empresa, é preciso se assegurar de que eles estejam em boas condições e regularizados. Por conta disso, fazer vistoria na aquisição e desmobilização de frota é indispensável.

Neste artigo, entenda por que fazer vistoria na aquisição e desmobilização de frota. Boa leitura!

O que é aquisição e desmobilização de frota?

A aquisição e desmobilização de frota são importantes para o sucesso de negócios que dependem dela para realizar as suas operações. Afinal, tais processos impactam a eficiência operacional, a gestão de custos e o desempenho geral dos negócios.

A aquisição refere-se à compra de veículos para compor e expandir a frota. Isso inclui desde atividades de pré-análise, como uma avaliação dos requisitos, do orçamento e das necessidades operacionais da empresa, até a seleção dos veículos, do local e da forma de compra.

Já a desmobilização é a etapa final do ciclo de vida do veículo nas operações da empresa. Ou seja, é quando ele já não é mais necessário, não está mais adequado aos objetivos do negócio ou, por algum motivo, precisa ser substituído, porque sua troca é mais vantajosa.

Como funciona uma vistoria de frota?

A vistoria de frota é necessária em situações como o primeiro emplacamento do veículo para que seja integrado à frota, quando do seu licenciamento anual ou da transferência de propriedade.

O funcionamento dependerá da ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado. No entanto, terá um padrão nisso, como a avaliação de aspectos da estética do veículo, suas características originais, documentação e gravações no chassi.

Cabe destacar que a vistoria não funciona da mesma forma que uma inspeção veicular. A segunda é mais completa, sendo é executada por engenheiros ou profissionais técnicos com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).

Eles utilizam instrumentos de medição para avaliar se os resultados estão em conformidade com as especificações legais. Tais procedimentos são realizados quando há alteração das características do veículo, como na implementação do gás natural veicular (GNV).

Como se preparar para uma vistoria de frota?

A vistoria na aquisição e desmobilização de frota será feita para analisar se tudo está correto com os documentos, se as características originais de fábrica estão mantidas e se as condições do veículo estão adequadas. Tudo isso é executado seguindo um critério nacional, aplicado localmente pelo Detran de cada estado.

Portanto, para se preparar para uma vistoria de frota, é importante estudar esses critérios:

  • regularidade e conformidade do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV);
  • identificação veicular, incluindo cor do veículo, placa e o seu número do chassi;
  • existência e estado de conservação de equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, buzina e retrovisores, e de itens de segurança, como extintor de incêndio;
  • conservação e modelo dos pneus do veículo, além da presença de estepe;
  • estado de sistemas de iluminação e sinalização, de freios, suspensão, direção, motor e escapamento;
  • características e estado da carroceria e pintura (sua integridade e comprovação de originalidade, se foram mantidos os atributos de fábrica, se há amassados, presença de corrosão, etc.).

Cabe destacar que há diferentes tipos de vistoria, por isso, alguns padrões, critérios e elementos avaliados vão variar. Os quatro tipos básicos de vistoria são:

  • vistoria prévia: feita, normalmente, antes da contratação do seguro veicular;
  • vistoria cautelar ou de procedência: realizada quando um veículo da frota é ofertado ao mercado, sendo comum na aquisição e desmobilização de frota;
  • vistoria para transferência: executada quando ocorre transferência de documentação do veículo de um proprietário para outro, quando acontece mudança de cidade ou se há transformações nas características de fábrica do veículo;
  • vistoria móvel: feita por empresas com autorização especial do Detran, normalmente realizada em veículos com mais de 10 toneladas.

Por que fazer vistoria na aquisição e desmobilização de frota?

Primeiramente, tenha em mente que é obrigatório realizar vistoria em qualquer transação que envolva veículos.

No entanto, indo além desse aspecto, a vistoria na aquisição e desmobilização de frota é importante para assegurar a segurança, a confiabilidade e a condição dos veículos em circulação nas vias.

Além disso, para quem compra ou vende o veículo, torna a negociação menos arriscada e mais transparente. Afinal, garante que ele cumpra os requisitos legais obrigatórios para trafegar. Assim, o gestor de frota não precisa se preocupar com problemas como multas e taxas pendentes ou com riscos adicionais quanto à segurança.

Por tudo isso, a vistoria na aquisição e desmobilização de frota contribui para elevar a segurança no trânsito, impedindo que veículos não adequados circulem nas vias.

Vale lembrar que muitas empresas optam pela terceirização de frota e de serviço, como a desmobilização dos veículos, quando não são mais necessários ou estratégicos para a operação.

O conteúdo foi útil para você? Então, leia por que apostar na terceirização da desmobilização da frota!

Fechar Menu