O que é aquisição e desmobilização de frota? Tire suas dúvidas!

O que é aquisição e desmobilização de frota? Tire suas dúvidas!

Na rotina de um gestor de frota, há tarefas importantes para garantir que a operação seja eficiente e bem-sucedida. Entre elas, podemos destacar a aquisição e desmobilização de frota.

Afinal, especialmente em modelos com frotas próprias ou mistas, o serviço prestado, sua produtividade e lucratividade dependem de as atividades serem desempenhadas da melhor maneira e no tempo certo.

Por isso, continue a leitura para saber mais sobre o que é aquisição e desmobilização de frota, quando vale a pena fazê-las e se é possível terceirizar cada uma dessas etapas.

O que é aquisição de frota?

Trata-se do processo de compra de veículos que serão integrados aos ativos de uma empresa para suas operações.

Também chamada de mobilização de frota, ela abrange, além da aquisição:

  • a adequação dos veículos;
  • a padronização dos novos ativos;
  • quando necessário, a personalização dos veículos com a identidade visual da empresa;
  • preparação para que eles possam atender às necessidades do negócio.

Logo, a aquisição de frotas desempenha um papel relevante no sucesso das empresas que dependem de uma frota de veículos próprios para realizar suas atividades. Isso tem impacto na eficiência operacional, no gerenciamento de custos e no desempenho geral dos negócios.

O que é desmobilização de frota?

Os veículos que foram mobilizados, ao final do seu ciclo na empresa, precisarão ser desmobilizados.

Portanto, a desmobilização de frota representa o estágio final desse ativo nas operações do negócio, quando o veículo já não é adequado ou necessário para a empresa ou precisa ser substituído.

A desmobilização também está relacionada à logística reversa e às políticas de sustentabilidade das empresas. Isso porque, muitas vezes, elas trocam um veículo antigo, que já não é tão eficiente e gera mais emissões de carbono, por outro que performa melhor e é mais sustentável.

Quando vale a pena fazer a aquisição e desmobilização de frota?

Os processos de aquisição e desmobilização de frota fazem parte do ciclo de gestão de frotas. Assim, será preciso executá-los, o que vai variar apenas é a escolha de como e quando fazê-los.

De modo geral, isso já deve estar definido na política de frotas da empresa, que serve como uma norteadora para avaliar quando vale a pena fazer a aquisição e desmobilização de frota.

Isso, é claro, com alguma flexibilidade. Afinal, a ideia é que a empresa não tenha de lidar com os riscos de uma frota defasada nem com a perda de oportunidades por questões burocráticas.

Veja, a seguir, alguns pontos em comum que podem servir de motivadores para se fazer aquisição e desmobilização de frota, incluindo:

  • controle e redução de custos;
  • correto dimensionamento da frota;
  • otimização de desempenho da operação;
  • cumprimento de metas e requisitos de sustentabilidade.

Também existem aspectos mais específicos a serem considerados para saber se vale a pena fazer aquisição e desmobilização de frota:

Idade da frota

Um dos inputs mais comuns e relevantes para se fazer a mobilização ou desmobilização frota é a sua idade e os riscos associados a esse fator.

Conforme levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a idade média da frota de carros no Brasil é de 10,2 anos.

Conforme a avaliação da entidade e dados de mercado, esse número já pode representar uma probabilidade maior de problemas de segurança, como acidentes, e de impacto ambiental.

Portanto, a empresa deve considerar o fator idade do veículo e suas condições de uso para avaliar quando vale a pena executar esses processos.

Mudanças nas necessidades de frota

Outro motivador para isso são alterações no escopo de trabalho da frota veicular. A conquista de um novo cliente ou contrato de serviço, alteração no core business ou quando a empresa decide terceirizar completa ou parcialmente sua frota são exemplos disso.

Há também alterações associadas ao tamanho da frota. Isso vale tanto pela conquista ou conclusão de um contrato como por algum ramo do negócio que venha a se desenvolver mais.

Busca de maior eficiência e competitividade

O desenvolvimento de novas tecnologias automotivas é acelerado. Isso pode fazer com que alguns veículos fiquem obsoletos e gerem ineficiências, especialmente considerando parâmetros de mercado e a performance da concorrência.

Nessas situações, pode valer a pena fazer a mobilização e desmobilização de frota, sendo esse um fator-chave para garantir a competitividade das suas operações.

Motivadores financeiros

Manter alguns veículos obsoletos na frota pode se tornar caro. Os custos com manutenção, tempo de ociosidade, gastos com seguro e até com o envolvimento em acidentes contribuem para isso.

Assim, o controle financeiro pode fazer com que a aquisição e desmobilização de frota valha a pena. Isso também vale quando se opta pela terceirização. Conforme estimativas da Maestro Frotas, pode gerar 25% de economia com a redução de custos para a empresa.

É possível terceirizar a aquisição e desmobilização de frota?

Como visto, os processos associados à aquisição e desmobilização de frota são diversos, extensos e podem demandar bastante tempo e envolvimento do gestor e de sua equipe.

Isso é um dos fatores que fazem com que muitas empresas optem por delegar a terceiros essas atividades.

É possível terceirizar a aquisição e desmobilização de frota junto a parceiros especializados, como a Maestro Frotas. Nossa equipe cuidará dos documentos, do cumprimento das legislações e da escolha das melhores soluções em termos de custo-eficiência para cada empresa.

Ganha-se também com a identificação do melhor destino para cada veículo, inclusive, daquele que pode ser mais lucrativo para o negócio.

Nesse modelo, as empresas buscam ter mais agilidade, produtividade e eficiência. Dessa forma, é possível elevar a segurança, contando com um parceiro com conhecimento e ferramentas para evitar riscos, fraudes e outros problemas comuns no mercado.

Por fim, os especialistas são capazes de determinar o melhor momento para a substituição dos veículos, a fim de minimizar a depreciação e maximizar o preço de revenda. Isso, é claro, auxiliando na definição do perfil e do dimensionamento adequados para as suas necessidades.

O conteúdo foi útil para você? Então, acesse o site da Maestro Frotas e conheça os nossos serviços!

Fechar Menu