Frotas terceirizadas agrícolas: como garantir a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente?

Frotas terceirizadas agrícolas: como garantir a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente?

O uso de frotas terceirizadas agrícolas é crescente dentro do agronegócio brasileiro, principalmente pelos seus muitos benefícios. Mas o uso destas frotas deve garantir a máxima segurança ao operador e ao meio ambiente

No campo, cuidar de pessoas (trabalhadores) e de toda a questão ambiental estão entre as grandes prioridades. Todos estes cuidados são de responsabilidade da empresa de locação e do proprietário rural.

No artigo de hoje convidamos você a acompanhar as principais medidas para garantir a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente quando do uso de frotas terceirizadas agrícolas.

Frotas terceirizadas são essenciais, mas é preciso garantir a segurança do operador e do meio ambiente

Você certamente já sabe que a opção pelo uso de frotas agrícolas terceirizadas é fundamental para que o produtor alcance maior produtividade e eficiência no campo. Mas apenas isso não basta!

No dia a dia, o empresário rural não pode se esquecer da importância dos operadores de máquinas agrícolas e da segurança que eles devem ter.

É preciso entender o quanto antes que, quando o profissional domina a técnica e sabe tirar o máximo proveito de suas máquinas, os resultados de seu trabalho irão apresentar uma melhora significativa.

Também é importante garantir a segurança deste operador, oferecendo a ele toda a capacitação necessária, assim como todos os equipamentos de segurança individual (EPI) e coletiva (EPC).

Além disso, reduzir os impactos ambientais do uso de máquinas agrícolas é mais um grande desafio. Este processo requer planejamento, controle, manutenção e o uso de tecnologias.

Isso exige das empresas de terceirização uma atualização constante da sua frota, com máquinas mais eficientes e protetoras do meio ambiente.

3 dicas para garantir a segurança do trabalhador no campo e a proteção do meio ambiente

A segurança do trabalhador no campo e a proteção do meio ambiente devem fazer parte do dia a dia de quem trabalha no campo. Acidentes geram perdas humanas e comprometem a sustentabilidade. Comprometem ainda a produtividade e o cumprimento do planejamento.

Por isso, estes tipos de problemas precisam ser evitados. Para isso, há a necessidade de adotar algumas estratégias que são de responsabilidade do empresário rural e da empresa de terceirização:

1. Realize treinamentos e capacitações dos colaboradores

Quando os profissionais estão devidamente capacitados, há chances maiores de eles executarem as tarefas corretamente e com menos riscos. Por isso, um dos pilares da segurança dos trabalhadores do campo envolve a qualificação.

Inicialmente, vale a pena ter colaboradores que tenham algum conhecimento e/ou experiência sobre a máquina a ser operada.

Mas, mesmo assim, é importante investir em capacitações recorrentes, tanto para o aprofundamento quanto para a reciclagem.

Estes treinamentos de segurança são úteis para que cada colaborador saiba como executar suas tarefas e como atuar em caso de emergência, que comprometa a sua segurança ou o meio ambiente.

2. Forneça equipamentos de proteção individual e coletiva

Outra questão importante envolve o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) durante o uso das frotas terceirizadas agrícolas. Itens de sinalização e placas de segurança, por exemplo, são EPCs essenciais em certos locais da propriedade rural, como no armazenamento.

Os EPIs, por sua vez, são necessários para garantir a segurança de cada indivíduo. Cabe ao gestor fornecer itens como capacete, protetores auriculares, óculos de proteção, luvas e botinas adequadas.

Assim, o colaborador pode realizar suas tarefas com a certeza de que estará protegido contra qualquer eventualidade.

3. Manutenções de equipamentos e máquinas devem ser constantes

A frota agrícola a ser contratada para as operações à campo merecem atenção especial, já que uma falha abrupta pode desencadear diversos problemas ao operador e ao meio ambiente.

Assim, para combater a ampliação desnecessária destes riscos, é essencial recorrer a um projeto completo de manutenção. Nessa manutenção, a empresa de terceirização deve revisar os equipamentos periodicamente, realizar trocas e adotar os cuidados conforme indicações do fabricante.

Também vale fazer inspeções visuais antes de um uso mais intenso, como no plantio ou na colheita. Assim, há menos chances de ocorrerem acidentes e que podem prejudicar intensamente os profissionais e o meio ambiente.

Por fim, mas não menos importante, é essencial que o produtor rural, ao optar pela terceirização, busque os serviços de uma empresa idônea e devidamente preparada para atender suas necessidades com uma frota moderna e atualizada.

Como você pôde perceber, a segurança de operadores é o primeiro passo para garantir uma boa gestão e assegurar a proteção do trabalhador e do meio ambiente.

Essa prática precisa ser adotada de forma contínua e é uma responsabilidade compartilhada entre empresas de terceirização e produtores rurais.

Continue acompanhando nosso site e conheça todas as ações da Maestro Frotas na área de terceirização.

Fechar Menu