O que é telemetria de máquinas agrícolas? Confira suas vantagens!

O que é telemetria de máquinas agrícolas? Confira suas vantagens!

A agricultura já vem utilizando tecnologias para otimizar diversas etapas de sua cadeia produtiva. Mas você sabe o que é e como funciona a telemetria de máquinas agrícolas?

Neste artigo, descubra o que é telemetria de máquinas agrícolas e confira suas vantagens. Acompanhe!

O que é telemetria?

A telemetria é a tecnologia que automatiza processos e permite que dados sejam coletados remotamente de sensores instalados em equipamentos, veículos e máquinas, que são transmitidos para um sistema central de monitoramento.

Ela funciona como um sistema de integração, possibilitando o acompanhamento, o controle e a transmissão dos dados coletados via internet, satélites, cabos e tecnologias infravermelhas e ultrassônicas.

O que é telemetria na agricultura?

As potencialidades da telemetria são muitas, o que faz com que ela seja aplicada e adaptada a diferentes áreas.

Na agricultura, ela consiste em um conjunto de hardware conectado a dispositivos embarcados nas máquinas, como sensores indutivos, capacitivos, de temperatura, umidade relativa, pressão de óleo e GPS.

O que é e como funciona a telemetria de máquinas agrícolas?

A telemetria de máquinas agrícolas auxilia o agricultor a fazer um diagnóstico das lavouras e a implementar ações que reduzem custos e desperdícios, otimizando suas operações.

Isso é possível devido aos dados retirados de campo, como os do próprio maquinário agrícola, que são monitorados a todo momento e servem de base para a tomada de decisões.

No processo de pulverização, por exemplo, é possível fazer uma aplicação homogênea e em condições que favoreçam o controle. O consumo de combustível do veículo também pode ser gerenciado remotamente. 

Assim, caso ocorra uma utilização acima da média, a situação será identificada e o equipamento será encaminhado para manutenção, a fim de evitar desperdícios.

Além disso, a telemetria de máquinas agrícolas também monitora os dados operacionais da máquina. Isso vai desde a uniformidade do processo de aplicação de fertilizantes e de defensivos agrícolas, passando pela velocidade de transferência e aplicação até a estimativa do valor da taxa de evaporação.

Quais são as vantagens da telemetria de máquinas agrícolas?

A telemetria é um recurso muito útil, porque auxilia o produtor tanto na gestão de suas unidades quanto na tomada de decisões. E, melhor ainda, permite que tudo possa ser feito remotamente.

Sendo assim, é uma tecnologia que veio para otimizar a produção no campo e comprovar que o agronegócio é um setor inovador.

Veja, a seguir, os benefícios da telemetria de máquinas agrícolas.

Melhor gerenciamento do maquinário

Por meio de recursos de telemetria de máquinas agrícolas, é possível gerenciar desde o trajeto utilizado por máquinas, como tratores, até o consumo de combustível, a temperatura e a rotação do motor do equipamento, entre outras informações.

Manutenção otimizada

Os dados da telemetria de máquinas agrícolas são úteis para auxiliar o produtor na manutenção do maquinário.

Como o equipamento é monitorado em todos os momentos, torna-se fácil realizar um controle e um diagnóstico detalhados das condições de cada máquina.

A partir daí, basta traçar planos de manutenção de acordo com os perfis de produção e as melhores práticas, a fim de obter o máximo de eficiência, reduzir custos e aumentar a vida útil do equipamento.

Mais segurança para a tomada de decisões

Em vez de se basear em \”achismos\”, a telemetria de máquinas agrícolas fornece segurança às decisões, pois elas passam a se basear em dados confiáveis.

Isso porque o sistema realiza cálculos e compara variáveis de forma independente, o que é muito útil. Afinal, é difícil analisar diversos fatores sem uma ferramenta automatizada. 

Logo, tal apoio significa mais segurança para os operadores, para a lavoura e para o negócio agrícola.

Redução de custos

Ao longo da cadeia produtiva, diversas fontes esperdiçam recursos valiosos. No entanto, nem sempre é fácil identificar esses problemas.

A telemetria de máquinas agrícolas utiliza dados para detectar qual equipamento está gerando perdas, o que possibilita agilidade nas correções para minimizá-las.

Promoção de práticas de sustentabilidade

Como aliada da agricultura de precisão, a telemetria de máquinas agrícolas possibilita a realização e o aprimoramento de práticas de sustentabilidade.

Afinal, a partir de uma gestão mais precisa dos recursos, é possível minimizar a utilização de produtos químicos, reduzir o consumo de água, otimizar o uso dos equipamentos e diminuir o impacto ambiental geral, contribuindo para um setor agrícola mais sustentável.

Otimização da produção

A otimização da produção é resultado inevitável de todos os benefícios citados anteriormente. Afinal, com a redução de falhas, melhor gerenciamento de máquinas, diminuição de desperdício e automação de tarefas, os resultados melhoram.

Lembre-se de que todas as informações geradas pela telemetria de máquinas agrícolas são armazenadas eletronicamente. Tais dados formam um histórico, que pode ser utilizado de maneira estratégica para a implementação de táticas de otimização do processo produtivo e, também, das próximas safras.

Para terminar, confira mais vantagens da telemetria de máquinas agrícolas:

  • promoção de culturas agrícolas energeticamente eficientes e mais econômicas;
  • otimização do rendimento das colheitas;
  • centralização de dados relevantes para análises e promoção de melhorias;
  • melhoria do processo de tomada de decisões, baseando-as em dados e não em \”achismos\”;
  • identificação de focos de desperdício e de possíveis melhorias;
  • diminuição de falhas e automação de tarefas para otimização do desempenho e do nível de produtividade.

O conteúdo foi útil para você? Então, descubra como utilizar a telemetria a favor da sua frota agrícola!

Fechar Menu