O que é DACTE? Tire todas as dúvidas!

O que é DACTE? Tire todas as dúvidas!

Em sua rotina na gestão de frotas, você já pode ter se perguntado: o que é DACTE? O Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico é um dos documentos com os quais as operações voltadas ao transporte precisam lidar. 

Para ter uma ideia, o DACTE é um dos papéis mais importantes para quem realiza serviços de entrega terceirizada, visto que ele é obrigatório para a fiscalização de cargas terceirizadas em entregas intermunicipais e interestaduais.

Neste artigo, tire suas dúvidas sobre o que é DACTE. Boa leitura!

O que é DACTE?

DACTE é a sigla para Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Ele é uma versão física simplificada do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), que precisa acompanhar as cargas transportadas por terceiros entre diferentes cidades e estados até o seu destino.

Por isso, é um dos documentos obrigatórios mais importantes para a gestão de frotas que realizam o transporte de mercadorias de forma terceirizada. A sua falta gera multas e problemas fiscais, além de outros transtornos que podem levar à paralisação da operação.

O DACTE serve como um comprovante de conformidade com a lei vigente no que se refere às mercadorias em trânsito e ao serviço de transporte de carga realizado por transportadoras contratadas.

Ele simplifica o acesso aos dados em todas as etapas da circulação das mercadorias, já que em postos de fiscalização, é requisitado aos motoristas pela equipe de fiscais.

Como funciona o DACTE?

Apesar de representar o CT-e, o DACTE não funciona como um substituto desse documento. Ele é a sua versão resumida impressa e tem três funções. Veja a seguir.

1. Acompanha e apresenta os dados sobre as cargas em transporte

A principal função do DACTE é acompanhar as mercadorias do início ao fim do seu transporte, apresentando informações como:

  • os dados do emitente e do destinatário da mercadoria;
  • o valor dos produtos;
  • a quantidade de mercadorias transportadas.

Com sua apresentação simplificada, ele também traz mais agilidade nas passagens pelos postos de fiscalização.

2. Fornece a chave de consulta ao CT-e

Também é função do DACTE trazer impressa a chave de consulta ao CT-e. Nele, é possível ter acesso a dados mais detalhados sobre a carga em transporte e, também, atestar a veracidade das informações.

Para entender essa relação, podemos fazer um paralelo. Assim como o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) representa e serve como auxiliar da nota fiscal, o DACTE faz isso em relação ao CT-e. Portanto, ele serve como um \”caminho\” mais fácil para acessar o documento principal.

3. Facilita o controle de isenção de emissão de notas fiscais

Por fim, o DACTE torna mais simples os processos de controle de empresas isentas de fazer a emissão de notas fiscais. Por esse motivo, é recomendado manter tal documento arquivado pelo prazo de cinco anos.

Qual é a diferença entre DACTE e DANFE?

É comum que as pessoas tenham dúvida entre o que é DACTE e o que é DANFE. Embora ambos sejam documentos auxiliares, eles diferem entre si:

  • o DANFE é a representação impressa e simplificada da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • o DACTE é a representação impressa e simplificada do CT-e.

Como emitir o DACTE?

A emissão do DACTE é um processo simples, mas exige atenção para evitar erros, atrasos e retrabalhos. Veja o passo a passo abaixo.

1. Saiba quando emitir o documento

É preciso fazer a emissão do DACTE tão logo o serviço de transporte seja contratado, ou seja, antes de o processo de entrega ter início.

Lembre-se de que ele precisa acompanhar a carga do começo ao fim do transporte em entregas entre municípios e diferentes estados realizadas de forma terceirizada. Essa é uma responsabilidade da prestadora do serviço de transporte.

2. Obtenha um certificado digital

Para fazer a emissão do CT-e e, então, emitir o DACTE, é preciso obter um certificado digital de uma empresa credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

Esse é um cuidado que ajuda a garantir a veracidade e a segurança para os seus documentos de transporte. 

No site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada estado, é disponibilizada uma relação dos fornecedores autorizados para isso.

3. Acesse o sistema de emissão

O DACTE pode ser emitido de duas formas:

  • pelo sistema de emissão de CT-e da Sefaz do seu estado;
  • por um sistema emissor que seja autorizado pela Sefaz, sendo necessário consultá-la para conhecer as empresas autorizadas.

Não se esqueça de que, para que não haja divergências, é importante emitir o CT-e e DACTE no mesmo sistema, sob o risco de ambos serem invalidados.

4. Preencha os dados

Depois de acessar o sistema, é necessário incluir as informações solicitadas em todos os campos obrigatórios, tais como: 

  • dados do emitente e do destinatário;
  • informações sobre o veículo que realizará o transporte;
  • características principais das mercadorias.

5. Confira as informações

Esteja atento a possíveis erros de digitação, campos em branco e outras inconsistências no momento de preencher os dados. Revise se as informações estão corretas antes de submeter o CT-e à validação. Lembre-se de que ele dá origem ao DACTE.

6. Emita o CT-e e o DACTE

Com tudo correto, basta clicar em \”Emitir o CT-e\” para gerar o documento e a chave de acesso única. Em seguida, o sistema disponibiliza a opção de imprimir o DACTE, o que deve ser feito em papel no formato A4 ou A5.

O conteúdo foi útil para você? Então, confira como consultar as multas de trânsito de um veículo!

Fechar Menu