Analista de frota: qual é o papel desse profissional?

Analista de frota: qual é o papel desse profissional?

O analista de frota é um profissional que exerce um grande papel estratégico na condução das operações de frota e gestão dos veículos.

O trabalho dele está especialmente relacionado ao controle de todas as movimentações e exigências da frota, dando o suporte para que as estratégias traçadas pelo gestor performem conforme o planejado. Isso inclui, por exemplo, o controle das rotinas de manutenção, regularização da documentação e apoio técnico para as equipes e parceiros.

Dessa forma, a função que o analista de frota exerce reúne tanto o aspecto analítico quanto o técnico. Mas como isso ocorre na prática? Quais são as colaborações que este profissional apresenta para os resultados da gestão de frota?

Para saber mais, continue a leitura. A seguir, você compreenderá mais sobre quais são os papéis e as funções que esse profissional desempenha e como ele contribui para a estratégia do negócio.

Qual é a importância do analista de frota na operação?

Em uma rotina de gestão de frota, temos um universo de fatores a serem analisados. Sem que exista um acompanhamento de métricas, torna-se impossível mapear assertivamente recursos e estimar demandas com maior acurácia.

Sendo assim, o trabalho do analista de frota tem grande peso no dia a dia das operações. Afinal, todo o processo de logística, movimentação de cargas e planejamento de ações passa, em uma ou mais etapas, pela figura do analista.

Por isso, é essencial que se tenha um analista de frota não somente para a avaliação do desempenho, como também para organizar seu plano tático.

Ordens de serviço atrasadas ou incompletas ou insuficiência de veículos para a demanda, por exemplo, podem ser gargalos detectados com antecedência, evitando-se prejuízos maiores. Ou seja, minimizam-se os danos quando se tem alguém monitorando os dados a partir de um olhar especializado e estratégico.

O que um analista de frota precisa apresentar?

Quando se desenvolve um planejamento relacionado à frota, é importante que se tenham referências concretas fundamentando esse plano. Por isso, o trabalho do analista de frota está, também, em reunir o histórico de informações geradas em operações passadas.

No entanto, não basta obter dados isolados. É preciso que se tenha conhecimento de como o mercado lida com suas operações de frota e trazer isso para a ação, transformando dados em informações que geram inteligência.

Com isso, o perfil de um analista de frota, além do conhecimento técnico necessário, inclui aspectos voltados a uma visão sistêmica do negócio e à liderança.

Afinal, ele precisará integrar intencionalmente dados de diferentes fontes e setores em suas análises. Além disso, ele deverá saber a melhor abordagem de comunicação para compartilhar as metas e mudanças necessárias para a linha de frente, como motoristas e profissionais da logística, fazendo com que esses se motivem e engajem com as diretrizes apresentadas.

Outro ponto que um analista de frota precisa demonstrar em seu perfil para otimizar o trabalho da companhia é um pensamento orientado à inovação. Um serviço de terceirização de frota, por exemplo, pode ajudar na implantação de novas tecnologias e melhorias na gestão de frotas. Faz parte do escopo do analista reunir informações, analisar propostas e, em conjunto com o gestor de frota, preparar a empresa para adotar este tipo de inovação.

Como tornar o trabalho do analista ainda mais estratégico?

Como vimos, o analista de frota desempenha um papel de grande importância para otimizar continuamente os processos e os resultados da operação.

Para isso, ele deve reunir o conhecimento operacional e técnico com sua visão analítica. No entanto, em boa parte dos casos, ocupar profissionais com atividades e funções meramente operacionais pode limitar a sua atuação estratégica e, por consequência, os resultados de seu negócio.

Por isso, embora as habilidades e conhecimentos em relação a veículos ainda sejam valiosos e indispensáveis, é preciso que a estratégia tome a frente na condução desse tipo de trabalho.

Dessa forma, para que a análise de sua frota seja eficiente, é importante ter um controle de custos que esteja alinhado ao seu planejamento estratégico. Investir em parcerias com serviços de frota terceirizada, por exemplo, permite oferecer maior autonomia ao analista de frota, permitindo que ele se concentre na geração de valor ao invés de tarefas burocráticas.

Além disso, esse tipo de parceria comumente fornece ferramentas de monitoramento e análise de dados que tornarão o trabalho do analista de frota muito mais ágil, assertivo e estratégico, potencializando ainda mais a identificação de novas oportunidades e melhorias para o crescimento e o sucesso do seu negócio.

Você gostaria de saber mais sobre oportunidades para otimizar a ação do analista de frota na sua empresa? Então, siga acompanhando as atualizações no blog da Maestro Frotas.

 

 

Fechar Menu