Software para gestão de frotas: por que adotar?

Software para gestão de frotas: por que adotar?

São muitos os desafios que envolvem a gestão de frotas, mas o uso da tecnologia pode facilitar a rotina de quem precisa administrar esse tipo de negócio. A utilização de um software para gestão de frotas permite que os gestores avancem na logística e tenham mais controle sobre as atividades da empresa.

O resultado da adesão desse tipo de ferramenta é o aumento da eficiência dos processos. Com mais produtividade, segurança e prevenção de erros, o aumento dos lucros torna-se uma consequência natural.

Entenda como funciona o uso de software para gestão de frotas e como ele pode otimizar ainda mais as atividades da sua empresa!

O que é software para gestão de frotas e o que ele oferece?

Um software para gestão de frotas é um sistema desenvolvido para atender as necessidades de empresas que trabalhem com transporte. O programa é preparado para monitorar todos os dados que envolvem a performance da frota, facilitando as atividades do dia a dia e automatizando o máximo de processos possível.

Além das atividades externas, o software também permite a organização de documentos e dados diversos. Quando todas as informações estão em um só lugar, torna-se mais simples realizar o gerenciamento de tarefas e executar ações.

Principais vantagens do software para gestão de frotas

Maior controle da operação

Um bom software para gestão de frotas possibilita o controle de grande parte das operações da frota, resume as informações relevantes e gera relatórios de fácil análise.

Dessa forma, é possível monitorar uma série de indicadores relacionados ao funcionamento dos veículos e à atuação dos motoristas.

Velocidade média dos veículos, localização, cumprimento de rotas, tempo de parada e consumo de combustível são alguns dos dados que o software é capaz de identificar e processar.

Redução de custos

Com mais controle sobre as operações cotidianas os gestores conseguem identificar de forma muito mais fácil os gargalos e as falhas operacionais que resultam na perda de dinheiro.

A partir do reconhecimento desses aspectos é possível otimizar os processos e reduzir custos em diversos segmentos, seja no uso consciente de combustível, na melhor escolha das rotas ou evitando multas ou investindo na manutenção e reparos de determinados veículos.

Mais segurança para os motoristas

O uso de software para gestão de frotas permite a fiscalização de questões como localização, jornada de trabalho, intervalos e também de comportamentos que podem colaborar para a ocorrência de acidentes.

Esse investimento permite aumentar a segurança contra roubo, já que se sabe onde o veículo está, além de verificar se a jornada de trabalho está sendo cumprida de forma regular – jornadas muito extensas, sem os intervalos adequados, estão entre as principais causas de acidentes entre os motoristas de caminhão.

Distração, uso de celular, freadas bruscas em curvas, excesso de velocidade e uso de cigarros ao volante também são fatores que contribuem para causar e podem acidentes ser monitorados pelo software.

Padronização e automatização dos processos

Contar um que sistema que identifique, processe, compile e transforme os dados sobre as rotinas da empresa em um relatório de fácil compreensão permite padronizar e automatizar os processos.

Isso possibilita que uma parte fundamental da operação seja feita de forma automática, sem a mão de obra de funcionários. Essas informações geradas pelo sistema são cruciais para a tomada de decisões, e passam a estar disponíveis de forma rápida e muito menos suscetível a erros.

Armazenamento de dados

O armazenamento de dados de forma segura e facilitada é outra vantagem de investir em um software de gestão de frotas. O sistema é capaz de construir uma base confiável de informações assertivas, organizadas e comparáveis entre si.

Dessa forma, os dados ficam à disposição e permitem avaliar períodos, definir estratégicas e interpretar os dados para corrigir as falhas que possam estar ocorrendo ou que venham a surgir no futuro.

Você já conhecia os benefícios de um software para gestão de frotas? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Fechar Menu