Como melhorar a gestão de frotas com checklist de veículos?

Como melhorar a gestão de frotas com checklist de veículos?

O checklist de veículos é uma tarefa essencial para manter a boa gestão de uma frota. Quando utilizado corretamente, ele pode aumentar a segurança, limitar o tempo de inatividade e levar os motoristas aos seus destinos com eficiência e dentro do cronograma.

A utilização de uma lista de verificação torna mais rápido e fácil que os motoristas e mecânicos avaliem as condições de seus veículos e determinem sua viabilidade antes de dirigir.

Além disso, o checklist de veículos ajuda os motoristas a identificar e relatar problemas mecânicos e de segurança, fornecendo uma proteção adicional contra acidentes, avarias dispendiosas e outras possíveis perdas resultantes de uma má conservação.

A seguir, conheça os principais itens de um checklist de veículos para melhorar a gestão da sua frota. Acompanhe.

Pontos fundamentais de um bom checklist de veículos

Um programa eficaz de manutenção preventiva precisa incluir uma lista de tarefas de manutenção e inspeção de itens de segurança dos veículos.

Incentivar que os condutores reservem um tempo para verificar esses itens pode economizar muito dinheiro e evitar reparos futuros.

Checkups regulares e manutenções preventivas garantem que você obtenha o máximo de proveito dos veículos da sua frota. Quanto mais veículos e quilômetros são rodados, mais intensamente você deverá conduzir um programa que contemple um checklist.

Nesse contexto, é importante se manter atualizado com a manutenção dos veículos de sua frota, mas o número de itens a serem verificados tende a ser grande, o que pode desmotivar a colaboração dos motoristas. Felizmente, existem alguns itens principais, que se forem adotados em sua política de gestão, acabam fazendo com que sua frota opere com segurança. Veja algum deles:

1. Pressão dos pneus

Dirigir com a calibragem incorreta podem causar desgastes excessivos nos pneus e no veículo, além de provocar sérios acidentes. Instrua seus motoristas a calibrarem o pneu todas as vezes que o veículo for abastecido. Além disso, se certifique de que o alinhamento e o balanceamento estejam em dia para evitar o desgaste desigual no pneu.

2. Óleo do motor

A finalidade do óleo é manter as peças do motor funcionando corretamente. A maioria dos veículos tem uma autonomia de 5 mil a 10 mil km antes de precisar fazer uma troca de óleo. No entanto, é recomendado verificar o nível de óleo do motor uma vez por mês, além de outros fluidos do veículo, como óleo de freio, água do radiador e fluido da direção hidráulica.

3. Pastilhas de freio

A taxa de frequência com a qual que as pastilhas de freio precisam ser trocadas é baseada em vários fatores, incluindo o estilo de direção do motorista, o peso do veículo e as condições dos rotores de freio. Por isso, é importante verificar o estado da pastilha de freio regularmente. Não espere que o som estridente anuncie que elas estão muito velhas.

4. Limpadores de para-brisa

Apesar de ser um item razoavelmente barato quando comparado a outros artigos de manutenção dos veículos, muitas vezes, a sua substituição é relevada. A visibilidade do condutor é de alta importância para uma direção segura, por isso, é crucial que os motoristas não esperem até que mal possam ver através do seu para-brisa para fazer uma troca.

Se for percebido que os limpadores não estão funcionando como deveriam, faça a sua substituição. Não espere que os condutores sejam surpreendidos por uma chuva, colocando a vida do motorista em uma situação perigosa.

5. Luzes

As luzes deixam outros veículos na estrada saberem o que seus motoristas estão fazendo. Por isso, é preciso testar manualmente cada luz (faróis, luzes de freio, pisca-alerta, luzes de ré) para verificar se elas estão funcionando corretamente.

Como os custos de manutenção e reparo são considerados uma despesa operacional variável, os gestores de frota devem monitorar e analisar rotineiramente as despesas de cada veículo. Isso permite decisões proativas em relação à eficiência e novos processos de inspeção de veículos.

Ao adotar um sistema de checklist de veículos, a frota será mantida adequadamente e com o menor custo operacional. Isso porque você deixará o comportamento reativo de lado e adotará o proativo, se certificando de que tudo está correto com os veículos e agindo preventivamente para que essa condição permaneça estável em sua gestão de frotas.

E você, já conhecia a importância do checklist de veículos? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fechar Menu