Como funciona a telemática por vídeo?

Como funciona a telemática por vídeo?

Como funciona a telemática por vídeo?

O uso de tecnologias na gestão de frotas veio para facilitar a vida de empresas e gestores. A cada dia, novas ferramentas surgem no mercado para otimizar processos do dia a dia e tornar as operações cada vez mais rápidas, confiáveis e lucrativas.

Nesse contexto, a telemática integra as tecnologias mais conhecidas e utilizadas. O termo telemática vem da junção das palavras telecomunicação e informática, e é usado para descrever qualquer tipo de sistema que transmite dados por rede.

Na gestão de frotas, ela se destaca por permitir a comunicação a distância entre os gestores e os veículos que estão em operação, sendo responsável por garantir o funcionamento de sistemas de localização e rastreamento e por fornecer dados fundamentais para o funcionamento das companhias.

Uma das aplicações mais modernas da telemática é a telemática por vídeo, que traz uma série de benefícios para as empresas, tornando-se uma ferramenta altamente vantajosa para os gestores de frotas. Na prática, essa tecnologia pode ser considerada uma versão moderna e otimizada das câmeras veiculares, com a vantagem, por se valer da telemática, de possibilitar uma comunicação atualizada do que acontece com o veículo.

Quer entender melhor esses sistemas e como eles podem ser usados a favor do seu negócio? Nesse artigo nós te explicamos como funciona a telemática por vídeo e todos os benefícios que esse tipo de software pode trazer para o seu negócio.

Para que serve a telemática?

Para entender como funciona a telemática por vídeo, precisamos explorar melhor o conceito da telemática de forma geral. Como já mencionado, a telemática é o nome dado aos sistemas que transmitem informações por rede. Essas informações, por sua vez, podem ser em formato de texto, som áudio e imagem – estática ou em movimento.

No dia a dia das empresas que trabalham com transportes ou que dispõe de frotas de veículos para realizar as operações cotidianas, a telemática é utilizada para coletar, armazenar e enviar informações sobre as frotas e seus condutores.

Nesse universo, ela costuma operar através de três tipos de sistemas, que costumam ser usados principalmente em sistemas de rastreamento veículo e telemetria: por GPS, radiofrequência ou Internet.

Por GPS ou satélite a comunicação funciona entre uma rede de satélites que opera na órbita da Terra. É uma modalidade com informações precisas, mas que está sujeita às adversidades de clima e relevo.

A radiofrequência, por sua vez, tem capacidade de funcionar em locais com grande presença de árvores, subsolos e paredes. A tecnologia de radiofrequência envia sinais para antenas de rádio ou de telefonia e é uma das mais confiáveis que existem.

Já o modelo por Internet usa a rede de dados móveis (2G/3G/4G) para enviar as informações. Através desse sistema, além da posição, também permite enviar dados sob o status do veículo.

E a telemática por vídeo?

A telemática por vídeo é uma das aplicações mais modernas desse tipo de tecnologia, combinando dados do veículo e dados de direção para fornecer informações precisas e atualizadas sobre a condução.

Na prática, ela integra câmeras e análises ao rastreamento de frota, podendo ser considerada uma evolução das câmeras típicas de painel dos carros. E isso ocorre porque ela traz duas vantagens em relação aos modelos tradicionais de filmadoras.

Monitoramento: a primeira grande vantagem da telemática por vídeo é que ela permite que os gestores de frota possam se valer dessa tecnologia para monitorar, identificar e modificar um comportamento de condução arriscado. Alta velocidade, desvios de roda e paradas em lugares proibidos são algumas das condutas equivocadas que a telemática por vídeo pode ajudar a coibir, evitando que elas se tornem problemas maiores.

Registro de acidentes: outro grande benefício dessa tecnologia é o registro de acidentes. Isso porque a telemática por vídeo é capaz de enviar evidências acerca de incidentes críticos em vídeo e em tempo hábil para os gestores.

E tudo isso pode ser configurado de acordo com as necessidades da companhia, garantindo o melhor desempenho possível. É possível usar a telemática de vídeo com câmeras que filmam apenas a estrada e registram o motorista e a estrada, podendo ser utilizadas até quatro filmadoras dentro e/ou fora dos veículos).

Ficou interessado? Para saber mais sobre a telemática por vídeo e como ela pode trabalhar a favor da sua empresa, contate a Maestro Frotas e converse com os nossos consultores.

Fechar Menu