Quanto sua empresa economiza com a terceirização de frota?

Quanto sua empresa economiza com a terceirização de frota?

A terceirização de frota é uma iniciativa cada vez mais adotada nas empresas brasileiras – inclusive em pequenos e médios negócios. Isso porque ela oferece vantagens financeiras, operacionais e de ganho de eficiência bastante claras e impactantes para as organizações.

No entanto, ainda há algumas dúvidas sobre essa alternativa, sobretudo em termos de qual é realmente a economia que ela pode gerar para as empresas. Se você também não tem clareza quanto à redução dos custos, acompanhe.

No que consiste a terceirização de frota?

Há quem acredite que a terceirização de frota seja simplesmente sinônimo de aluguel de carros. Na verdade, essa não é uma definição exata. Hoje, a terceirização abrange não apenas a locação de veículos, como também outros serviços e benefícios adequados às necessidades das empresas contratantes, liberando o gestor de frotas para utilizar seu tempo em atividades mais estratégicas e rentáveis para o negócio. 

Como a terceirização de frota pode fazer sua empresa economizar?

De acordo com dados do DCI, mudar o modelo de frota própria para o terceirizado representa redução de, pelo menos, 20% em custos fixos para as empresas. Saiba como isso é possível por meio das economias geradas pela terceirização:

1. Economia com manutenção e depreciação de veículos

A frota própria demanda constantes gastos com manutenção. No entanto, ao terceirizá-la, você também terceiriza essa ação, seja manutenção preditiva, preventiva ou corretiva – esses cuidados deverão ser gerenciados pelo novo parceiro, que irá seguir as recomendações de cada montadora, o que ajuda a conservar ainda mais os veículos e a garantir maior longevidade a eles. 

Além disso, a frota própria também acaba sendo depreciada, o que significa desvalorização do investimento feito ao adquirir os veículos. Já com a frota terceirizada, a empresa não se envolve com essas questões nem com os seus custos – isso é administrado pela contratada, que tem a incumbência de disponibilizar veículos modernos e sempre em perfeitas condições de uso.

2. Economia com sistemas e serviços de monitoramento

Ao terceirizar sua frota, você passar a contar com uma série de recursos adicionais para seu negócio. Entre eles, comumente está a disponibilização de rastreamento e telemetria, além de acesso a dashboard da sua frota online.

Ainda, alguns fornecedores também incluem módulos para criação de rotas inteligentes, que ajudam a organizar e a otimizar trajetos e roteiros dos motoristas – com isso, é possível elevar a eficiência produtiva do negócio.

Tudo isso geralmente já faz parte do pacote. Isso quer dizer que sua empresa não terá custos extras para inovar e modernizar sua operação e gestão de frotas, o que gera, além de uma grande economia, diferenciais de mercado valiosos.

3. Economia com assistência 

Em casos de emergência, o custo com assistência pode ser bastante elevado para a empresa que administra sua frota própria. Já para aquela que terceiriza o serviço, esse custo variável não é mais preocupação, e passa-se a contar com um serviço de assistência 24 horas por dia e toda a assessoria do parceiro na gestão de sinistros. 

4. Economia com seguro veicular

O seguro veicular é fundamental nos dias de hoje. No entanto, gera um custo adicional que pode ser bastante expressivo para as empresas. Acontece que, com a terceirização de frota, esse custo passa a ser assumido pelo parceiro.

5. Economia com combustível

Frequentemente, as empresas que têm frota própria demoram mais para renová-la, permanecendo, em média, cinco anos com os mesmos veículos. E isso, entre outros custos, pode representar mais gasto com o consumo de combustível em relação aos veículos mais modernos e custo-eficientes. 

6. Economia com renovação de frota

Essa é uma das economias mais impactantes e evidentes trazidas pela terceirização. A renovação representa um alto investimento para as empresas que, além dos custos dos veículos, muitas vezes, ainda têm que arcar com as taxas de um financiamento ou empréstimo para viabilizar a aquisição dos carros. Todos esses gastos e dores de cabeça são eliminados com a terceirização, repassando a tarefa e o investimento com a renovação veicular ao novo parceiro. 

7. Economia com impostos

Com a terceirização, o pagamento de impostos, como o IPVA, também passa a ser de responsabilidade da empresa parceira. 

8. Economia com perdas de oportunidades

Há um conceito chamado custo de oportunidade que, em linhas gerais, se refere a vantagens ou ganhos que se abre mão em função de nossas decisões. Por exemplo, ao escolher ter uma frota própria, você está perdendo a oportunidade de escalar seu negócio e aproveitar demandas sazonais ou extras em função de não ter outro veículo disponível. E essa perda não existe com a terceirização, que disponibilizará quantos veículos forem necessários para sua operação ter sucesso e crescer.

9. Economia com problemas com os clientes

Se um veículo da frota própria estraga, por exemplo, afeta bastante a operação logística, comprometendo prazos e, com isso, a satisfação do cliente, que poderá efetuar um cancelamento ou mesmo buscar a concorrência, impactando na previsibilidade do fluxo de caixa e na receita da empresa. Com a terceirização, em situações como essas, você terá um veículo extra à disposição, o que eliminará insatisfações e custos extras para remediar o problema.

Agora que vimos alguns exemplos das economias potenciais geradas pela terceirização de frota, faça a conta e analise o quanto sua empresa pode economizar – ou, para otimizar seu tempo, deixe que fazemos isso para você! 

Receba gratuitamente um comparativo com a estimativa de redução de custo da terceirização de frota personalizado para sua empresa, e até a próxima! 

Fechar Menu