Com desafios crescentes relativos às mudanças climáticas, à descarbonização de frota, adoção de práticas alinhadas às políticas ESG e de sustentabilidade, as empresas têm buscado alternativas eficazes às fontes tradicionais de combustível, sendo uma delas o caminhão a gás para as operações com frotas pesadas.
Os caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) oferecem custos de combustível atrativos e são vistos como opções para frotas mais verdes.
Continue a leitura para saber sobre como funciona o caminhão a gás, quais são as suas vantagens, quanto custa no exterior e, em especial, sua faixa de preço no Brasil.
Como funciona um caminhão a gás?
O caminhão a gás funciona de modo semelhante aos veículos a diesel: depois do período de compressão, ocorre a admissão de ar. Então, vem o centelhamento e o escape, que descarrega a combustão para a atmosfera, fazendo com que o gás se misture ao ar.
Uma das maiores diferenças é que o GNV é armazenado em cilindros alocados no caminhão, que liberam o gás para o motor.
Quantos km faz um caminhão no GNV?
A autonomia varia conforme especificações de cada modelo. No entanto, em média, o caminhão movido a GNV faz em torno de 400 km com seus cilindros cheios, conforme levantamento.
Entretanto, há uma variação considerável nessa quilometragem. O X-Gás, da Scania, por exemplo, conta com autonomia de até 900 km.
Quais as vantagens do caminhão a gás?
O caminhão a gás tem se tornado uma opção atrativa para frotas pesadas por apresentar vantagens como:
Segurança
Um aspecto único do GNV é que, como o gás natural tem baixa densidade de ar, qualquer resíduo deixado na troca de filtros se dissipará rapidamente. Portanto, não há derramamento de óleo diesel para limpar, nem resíduos perigosos para lidar.
Outro fator importante é que, diferentemente do mito de que, por exigir recipientes de armazenamento de alta pressão, o GNV seja mais perigoso do que outros combustíveis, na verdade, seus cilindros são muito seguros, resistentes e duráveis. Esses cilindros são feitos de materiais compostos e são mais fortes que o aço.
E, no caso improvável de ocorrer um vazamento, o vapor resultante é muito menos inflamável do que a gasolina.
Motor silencioso
Em caminhões a diesel, é comum haver um ruído mais acentuado do motor. Já a tecnologia de motores para gás natural reduz substancialmente os níveis de ruído. Isso é uma vantagem especialmente para operações com frota pesada em ambiente urbano ou que circulam à noite.
Sustentabilidade
Talvez o benefício mais conhecido do caminhão a gás seja a redução do impacto ambiental da frota.
Em termos de produção, o GNV é muito mais fácil de coletar e refinar do que o petróleo bruto. Ele também queima de forma mais limpa do que quase qualquer outro combustível, reduzindo expressivamente as emissões de monóxido de carbono, produzindo apenas dióxido de carbono e vapor de água no processo.
Além disso, como o GNV é mais leve do que o ar, ele não se acumula no solo quando derramado, eliminando o risco de contaminar as fontes de água subterrânea ou criar situações perigosas para pessoas e o meio ambiente.
Economia
Apesar do investimento para a aquisição ser, normalmente, mais elevado, o custo de operar com um caminhão a gás tende a ser menor do que com os combustíveis convencionais.
Isso resulta em uma operação mais custo-eficiente, com economia mensal com combustível, visível especialmente em frotas pesadas que percorrem grandes distâncias.
Qual é o preço do caminhão a gás no exterior?
No mercado americano, há um movimento mais expressivo pela alternativa a gás para frotas de ônibus e caminhões do que para veículos de passeio.
Lá, os kits de conversão para veículos pesados partem de algo em torno de US$ 1.875 e não incluem o tanque de combustível. Já, segundo levantamento, para caminhões GNV de fábrica, a diferença em relação a um modelo a diesel de especificações e alcance comparáveis fica entre US$ 50.000 e US$ 55.000.
Em países da Europa, nos quais há metas consistentes para redução de emissão de CO2, o GNV também é uma alternativa vantajosa. Entretanto, apesar da tributação mais baixa desse combustível em relação ao diesel, o caminhão a gás custa, em média, 40% a mais do que os modelos movidos a diesel, de acordo com pesquisa.
Qual é o preço do caminhão a gás no Brasil?
O preço do caminhão a gás no Brasil segue de maneira próxima a faixa geral comparativa em outros países entre veículos GNV e a diesel. De acordo com dados do Estadão, a alternativa a gás custa, em média, 30% a mais do que a equivalente a diesel.
Isso, claro, contempla variações de preço de acordo com o modelo. Como exemplo, o caminhão a gás P 280 XT da Scania tem custo na faixa de R$ 1 milhão.
Por sua vez, o R410, também da Scania, custa em torno de um milhão e duzentos, seguindo a Tabela Fipe.
Já para a conversão, o valor do kit GNV para caminhão varia de acordo com o veículo no qual será instalado, sendo que, em média, o custo fica na casa dos R$ 45 mil para dois cilindros e dos R$ 55 mil para quatro cilindros, conforme levantamento.
Vale a pena ter caminhão a gás na minha frota?
O caminhão a gás oferece diversas vantagens potenciais, como as mencionadas anteriormente. Apesar disso, é fundamental analisar, também, os desafios trazidos por essa alternativa e a sua adequação para as necessidades da sua frota.
É importante considerar, por exemplo, o aumento de peso adicionado para a unidade pelos cilindros, porque isso pode afetar a capacidade de carga do veículo.
Outro ponto é que a rede de abastecimento ainda precisa ser ampliada. Apesar dos avanços que estão sendo feitos, há locais em que pode haver desabastecimento e comprometer sua operação.
Além, é claro, do custo inicial do caminhão a gás para frota própria, que é consideravelmente mais alto do que as alternativas semelhantes a gasolina ou diesel. Para contornar esse problema, a terceirização é uma excelente alternativa.
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