Quais os desafios da terceirização de frotas?

Quais os desafios da terceirização de frotas?

A terceirização de frotas tem se mostrado uma ótima opção para negócios dos mais variados segmentos, sejam aqueles que precisam de veículos para suas equipes, ou para empresas de logística que transportam cargas e produtos a longas distâncias. Prova disso é que o setor de locação emplacou 78.578 mil novos carros no primeiro trimestre de 2022, mesmo diante das recessões trazidas pela pandemia.

Dentre as vantagens da terceirização de frota, podemos destacar o aumento da eficiência nas entregas e operações de transporte, a redução dos custos operacionais e a possibilidade de focar mais nas atividades principais do negócio, delegando funções que não são primordiais. Em suma, trata-se de um serviço que oferece aquilo que toda empresa busca: reduzir os custos e aumentar a eficiência.

Embora esses benefícios sejam bastante atrativos, muitas companhias continuam se questionando se devem ou não investir na terceirização de frotas. Afinal, esse é um processo que também traz alguns desafios e pode se tornar um problema se a fornecedora escolhida não estiver à altura das necessidades dos seus clientes.

Nesse artigo elencamos alguns desafios da terceirização de frotas e como lidar com cada um deles. Confira a seguir:

4 desafios da terceirização de frotas

1. Controle restrito sobre a operação

Ao terceirizar a operação de frota, é sabido que a empresa acaba tendo menos controle sobre ela. Isso porque a terceirizada deve se responsabilizar de forma integral por todos os processos que dizem respeito aos veículos, desde a aquisição, passando pela manutenção até o monitoramento das rotas percorridas.

Dessa forma, é preciso abrir mão do controle absoluto, e isso pode ser um desafio da terceirização de frota, especialmente se pensarmos que pode tornar mais difícil fazer alterações ou atender demandas de última, por exemplo. No entanto, boas fornecedoras estão preparadas para lidar com esse tipo de imprevisto e costumam solucionar facilmente os problemas que surgem no dia a dia.

2. Falta de comunicação

Ao contrário do que acontece quando se trabalha com frota própria, na terceirização o gestor não tem contato direto com os motoristas. Isso pode trazer desafios para a comunicação, especialmente diante de imprevistos que exijam uma fala direta com o condutor.

Felizmente, as melhores empresas estão lidando com esse desafio da terceirização de frota oferecendo serviços que permitem a comunicação remota com os motoristas de maneira facilitada e assertiva, através do uso de tecnologias, fazendo com que essa seja uma preocupação a menos na lista dos clientes.

3. Problemas no monitoramento de carga

Saber onde os veículos estão, se as rotas estão seguidas corretamente e se os condutores estão adotando as condutas corretas, como utilizar o combustível de forma eficiente, por exemplo, são cuidados que fazem parte do monitoramento de carga.

Ao terceirizar a frota, o controle sobre esse monitoramento pode ser prejudicado, especialmente se a empresa contratada não contar com as ferramentas certas para gerir e monitorar os veículos. No entanto, com o uso da telemática e de softwares adequados para a gestão de frotas torna-se muito mais fácil monitorar as cargas, observando o comportamento dos condutores e o cumprimento correto de rotas e prazos.

4. Reputação da marca

A empresa contratada para a terceirização de frotas passa a ser uma parte do negócio para o qual ela presta seus serviços. Isso quer dizer que a reputação dessa empresa, seus valores e sua dedicação pela marca podem se tornar um problema se não forem compatíveis com a companhia parceira.

Por conta disso, conhecer a empresa que se está contratando, seu histórico e a forma como ela é vista no mercado é primordial para fechar um contrato que seja realmente vantajoso para todas as partes.

Conte com um parceiro de confiança!

Todos os desafios para a terceirização de frotas listados nesse artigo são enfrentados diariamente por empresas que pensam em aderir a esse tipo de serviço.

Mas eles podem facilmente ser contornados com a escolha de uma fornecedora que supra todas essas necessidades e seja capaz de oferecer as vantagens e facilidades que a terceirização permite de forma eficaz e confiável.

Acesse o site da Maestro Frotas e descubra de que forma podemos te ajudar

Fechar Menu