Quais são os principais problemas de frotas próprias

Quais são os principais problemas de frotas próprias

Na hora de decidir qual o melhor modelo de frota para a empresa, muitos gestores ficam em dúvida entre optar pela terceirização ou pelo modo de frotas próprias.

Embora a primeira opção venha crescendo com muita força no mercado, ainda há dúvida sobre as suas vantagens e benefícios. Por outro lado, os problemas de frotas próprias também não são muito discutidos.

A verdade é que ambos os modelos de gestão de frota possuem suas particularidades, mas algumas questões são indiscutíveis quando nos deparamos com as vantagens da terceirizada e as dificuldades de ter a própria frota de veículos.

Seja para disponibilizar um meio de transporte para os funcionários da empresa ou para trabalhar com entrega de produtos, existem diversos problemas de frotas próprias que precisam ser considerados. 

Implicações de frotas próprias

O capital fica imobilizado

Um dos principais problemas de frotas próprias aparece já no início da opção por essa modalidade. Isso porque, ao decidir adquirir uma frota de veículos, a empresa irá precisar dispor de uma grande quantia de dinheiro para comprar os primeiros carros ou caminhões.

Dessa forma, uma parte da receita do negócio, que poderia ser utilizada em outros setores e investimentos, deverá ser comprometida. Com isso, o capital fica imobilizado, impedindo que o dinheiro seja aplicado para outras necessidades da companhia.

As despesas são maiores

Quando pensamos em uma frota de veículos própria, precisamos considerar não apenas as facilidades que ela traz, como um controle maior sobre a operação, por exemplo. Esse pode ser um benefício, mas despesas que se tem para garantir essa aparente vantagem pode pesar muito no orçamento da empresa.

Essas despesas aparecem desde o momento em que se adquire os veículos, já que eles precisarão ser emplacados, licenciados e segurados. Em seguida, surgem os custos com combustível e manutenção, que são outros dois grandes problemas de frotas próprias.

O gasto com combustível representa uma grande porção das despesas com veículos. Já a manutenção vai exigir tempo e planejamento dos gestores para que seja feita de forma assertiva, uma vez que a manutenção corretiva é sempre mais cara do que a preventiva, ou seja, daquela que é feita antes de os veículos apresentarem problemas.

Por fim, com o uso dos veículos, o valor mobilizado lá no início irá encolher, pois os automóveis são bens que desvalorizam rapidamente. E essa desvalorização é ainda mais rápida quando pensamos em carros e caminhões que serão usados diariamente.

O tempo dos gestores fica comprometido

Quando se opera com uma frota própria, além do tempo gasto para manter os veículos em bom funcionamento, também é preciso prever um tempo para a gestão da frota.

Gerir uma frota exige muito planejamento e atenção para que todas as operações cotidianas sejam realizadas com sucesso. Isso inclui:

· realizar manutenções preventivas;

· manter licenciamentos e seguro em dia;

· gerir multas e impostos;

· administrar as rotas de forma inteligente;

· treinar e capacitar os condutores;

· analisar a conduta dos motoristas e o bom uso dos recursos.

Para dar conta de todas essas tarefas, outras necessidades do negócio podem acabar ficando de lado.

Menos preparo diante de imprevistos

Outro desafio importante que surge entre os problemas de frotas próprias é a falta de recursos para lidar com imprevistos. Diante de veículos que estragam de última hora ou que precisam passar por uma manutenção mais demorada, por exemplo, dificilmente as empresas terão carros reserva.

O mesmo vale para adversidades enfrentadas pelos motoristas na estrada, que poderão ficar desassistidos dependendo da estrutura que a companhia dispor para esse tipo de situação.

Contar com uma frota terceirizada pode ser a melhor solução

Todos esses problemas que citamos até aqui podem ser facilmente contornados quando a empresa opta pela modalidade de frota terceirizada. Isso porque a fornecedora irá dispor de todos os recursos necessários e de muita experiência no ramo para facilitar todo os processos que envolvem uma frota.

Da disponibilização de veículos regularizados e em boas condições, passando pelo treinamento de motoristas até o atendimento de emergências, é muito mais vantajoso contar uma empresa de qualidade e aderir à frota terceirizada.

A Maestro Frotas é especializada em gestão de frotas e dispõe de tudo o que a sua empresa precisa para ter a melhor experiência com veículos nas operações cotidianas. Acesse nosso site, fale com um de nossos especialistas e descubra como nós podemos te ajudar.

Fechar Menu