Condutor de Frotas: você conhece o melhor perfil para sua empresa?

Condutor de Frotas: você conhece o melhor perfil para sua empresa?

A gestão de frotas foi transformada na última década pelas novas tecnologias, mas há algo que permanece igual: a importância de contar com bons perfis de condutor de frotas. Escolher o perfil certo é tão importante quanto investir em bons veículos. Afinal, são esses profissionais que vão percorrer as estradas e lidar diariamente com os clientes.

Ser capaz de identificar esse perfil e selecionar os melhores profissionais para montar uma equipe eficiente pode ser um desafio da gestão de frotas, mas algumas dicas tornam essa tarefa mais fácil.

Além de observar as características dos motoristas, existem algumas exigências a serem solicitadas e testes que ajudam a conhecer melhor os profissionais. Confira a seguir algumas formas de identificar o melhor perfil de condutor de frotas para a sua empresa:

Características mais importantes do condutor de frotas

Algumas características e traços de personalidades são indispensáveis em um profissional que vai percorrer grandes distâncias e enfrentar o trânsito diariamente. A responsabilidade é uma delas. Uma conduta responsável faz com que o condutor esteja sempre atento e seja prudente nas suas manobras, respeitando as normas de trânsito e aderindo sempre a uma direção defensiva.

O egoísmo é um dos principais problemas do trânsito. Por isso, um motorista generoso, que considere as necessidades dos outros, dificilmente irá causar acidentes ou se envolver em brigas no trânsito.

Da mesma forma, a paciência é outra característica fundamental. Conforme dados do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), esse é um traço essencial para uma direção segura, pois colabora na tomada de decisões mais responsáveis e conscientes.

Entenda os principais perfis

A presença ou ausência das características citadas acima costumam determinar o perfil do condutor, que pode ser responsável, confiante, tranquilo ou impulsivo. O último tipo costuma ser o mais indesejado quando pensamos no melhor perfil de condutor de frotas, já que o trânsito exige calma, paciência e responsabilidade.

O condutor tranquilo tende a respeitar as normas, não se estressa facilmente com o desgaste do trabalho diário e tende a ser mais sossegado. É um ótimo profissional para lidar com o transporte de passageiros.

O condutor confiante, por sua vez, é aquele que não teme os desafios e costuma ter muito domínio sobre os veículos e as rotas. No entanto, precisa ser lembrado sobre atitudes perigosas a serem evitadas.

Já o condutor responsável é aquele que checa todos os itens do veículo, pratica a direção defensiva e dificilmente perde um prazo, sendo o mais indicado para o transporte de cargas delicadas e a longas distâncias.

Exija a regularização

Parece óbvio, mas algo que o gestor de frotas deve sempre analisar é a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas. Além de ser compatível com o tipo de condução, os motoristas devem estar com a CNH em dia.

Além disso, é necessário verificar se o condutor possui o Registro Nacional de Transporte, Rodoviário de Carga, que regulariza o exercício da profissão. Motoristas éticos e comprometidos com o segmento costumam estar regularizados e demonstram preocupação com o descumprimento dessas exigências.

Observe o engajamento com a empresa

Ao definir qual perfil de condutor de frotas é o melhor para a sua empresa, o engajamento do profissional com a companhia é um fator que deve sempre ser observado. Por isso, é fundamental entender como o funcionário enxerga a empresa e dar feedbacks sobre o trabalho dele.

Funcionários que se sentem valorizados e pertencentes ao grupo terão um desempenho muito melhor. Já aqueles que não se importam com o negócio como um todo terão mais propensão a comportamentos que prejudicam os serviços, como desviar de rotas e fazer paradas não autorizadas.

Aplique testes práticos e psicológicos

Existem diversos testes que podem ajudar a compreender o perfil de um profissional e verificar se ele está de acordo com o melhor perfil de condutor de frota para a sua empresa. As avaliações psicológicas são reconhecidas por serem ótimas ferramentas para entender se os comportamentos de um determinado profissional são compatíveis com a função que ele irá exercer.

Esses testes devem ser aplicados e interpretados somente por um psicólogo habilitado e treinado nessa área. Eles podem incluir avaliações de atenção, trabalho em equipe e personalidade.

Na fase admissional, também é possível realizar avaliações práticas para o cargo. Com esse tipo de prova, o gestor poderá identificar as habilidades do condutor e sua postura ao volante, além de ter uma ideia de como é o seu perfil de condução.

Ainda tem dúvidas sobre o melhor perfil de condutor de frotas para a sua empresa ou como encontrá-los? Nossa experiência com gestão de frotas vai te ajudar. Acesse o site da Maestro Frotas e converse com um de nossos especialistas.

Fechar Menu